Alguns fãs estão simplesmente cansados de tropos comuns e cenas desnecessárias que acrescentam nada à história!

Para o bem ou para o mal, o fan service se tornou uma tendência comum na indústria de anime ao longo dos anos, independentemente do gênero ou grupo demográfico. No entanto, embora não haja nada de intrinsecamente errado com os programas que dependem dele, nem com os fãs que apreciam sua inclusão, é seguro dizer que simplesmente não agrada a todos.

Deve-se mencionar que mesmo títulos de anime conhecidos por suas cenas de fan service ainda podem ser bons por si só. No entanto, para aqueles que preferem evitar completamente, ainda existe uma grande variedade de opções disponíveis. Esses são os tipos de animes que simplesmente não se beneficiariam de nenhum fan service, já que tais cenas gratuitas são desnecessárias para avançar o enredo ou definir o clima.

10. Death Parade

Sempre que um programa tenta abordar uma ideia filosófica, como o significado da vida e da morte, há sempre uma chance de ser muito contundente e resultar em uma mensagem que parece superficial e grosseira. Death Parade se destaca de outros títulos porque faz uma tentativa genuína de apresentar diferentes visões e questões possíveis dos sistemas estabelecidos. Aqui, as pessoas que morrem não vão para o céu nem para o inferno, mas sim para um bar onde são convidadas a jogar um jogo, cujo resultado equivale ao destino das suas almas. No entanto, este jogo não é tão simples quanto pode parecer.

9. Spy x Family

Num momento definido pela guerra secreta de informação em curso que ameaça perturbar os esforços de paz entre os países vizinhos Ostania e Westalis, o grupo mais improvável acaba por ter de brincar de família. Com a intenção de reunir informações sobre um político corrupto, o espião mais talentoso de Westalis, codinome “Twilight”, assume uma missão que exige que ele atue como marido de Yor, uma das assassinas mais mortais de Ostania, também conhecida como a “Thorn Princess” e pai de Anya, que  secretamente tem o poder de ler mentes. Tendo que esconder suas verdadeiras identidades um do outro, as interações entre os três são tão cativantes quanto cômicas.

8. Violet Evergarden

Violet Evergarden segue a protagonista homônima, uma garota que, tendo vivido toda a sua vida sem saber nada além do campo de batalha, fica perdida quando a guerra termina e não tem para onde ir. Ao conhecer as Auto Memory Dolls, ela decide se tornar uma, movida pela ideia de entender o pensamento das pessoas e transmitir suas mensagens aos outros. Embora o programa possa ter o nome de Violet, a história é muito sobre ela e sua jornada, assim como sobre as pessoas que ela conhece ao longo do caminho. Cada cliente com quem ela interage tem uma história realista e emocional, e o crescimento de Violet é cativante do início ao fim.

7. Mob Psycho 100

Mob Psycho 100 segue Shigeo Kageyama, mais conhecido como o titular Mob devido à sua aparência despretensiosa, um menino que tenta não se destacar, apesar de possuir poderes psíquicos altamente potentes. Tendo percebido ainda jovem que seus poderes são mais perigosos do que úteis, Mob tenta ao máximo se controlar e manter suas habilidades sob controle, mas sempre que seu nível emocional está muito alto, ele acaba ficando sobrecarregado e incapaz de se controlar por mais tempo. Um título brilhante do criador de One Punch Man que combina perfeitamente ação com comédia e também apresenta animação memorável de alta qualidade e um estilo de arte reconhecível.

6. Kino’s Journey

Kino’s Jouney segue a viajante titular Kino enquanto embarca em uma longa viagem ao lado de Hermes, uma motocicleta falante. O objetivo desta jornada não é apenas aprender mais sobre o mundo, mas também a autodescoberta. Eles viajam para vários países, cada um definido por costumes e culturas únicos, que vão do genuinamente trágico ao desconcertante e moralmente ambíguo. No entanto, nem Kino nem Hermes alguma vez procuraram influenciar o mundo ao seu redor, ou qualquer uma das sociedades com que se deparam. Em vez disso, são meros observadores, cujas aventuras provam que o mundo só é belo graças às suas falhas e imperfeições.

5. Kaguya-sama: Love is War

Independentemente do meio, as comédias românticas já se tornaram um gênero universalmente testado e comprovado, mas também têm uma certa reputação de serem geralmente pouco inspiradoras e originais. Kaguya-sama: Love is War é o título perfeito para provar que o mundo nunca ficará sem ideias criativas e que as comédias românticas não precisam ser inferiores aos seus pares em nenhum aspecto. A história gira em torno de Kaguya Shinomiya e Miyuki Shirogane, dois membros do conselho estudantil de uma escola de elite, que, apesar de estarem apaixonados, são orgulhosos demais para admitir, o que torna cada dia uma tensa batalha de emoções entre os dois.

4. Ya Boy Kongming!

Por mais comuns que sejam as histórias de reencarnação no meio, não existe título como Ya Boy Kongming!, que se destaca não só pela premissa, mas também pela qualidade. A história segue Zhuge Kongming, um ilustre estrategista da era dos Três Reinos da China, que renasce no Japão moderno, onde conhece Eiko Tsukimi, uma aspirante a cantora. Comovido por sua voz e determinado a ajudá-la a alcançar a fama e o sucesso que a considera digna, Kongming decide se tornar seu empresário. De alguma forma, a aplicação de antigas estratégias de guerra à moderna indústria do entretenimento resulta em um espetáculo surpreendentemente agradável e único.

3. Keep Your Hands Off Eizouken!

Existem poucos títulos tão emblemáticos do meio como Keep Your Hands Off Eizouken!, um programa focado nas maravilhas da conceituação e criação de anime. Os eventos giram em torno de um clube escolar verdadeiramente único, o clube de animação. Seus integrantes são Midori Asakusa, uma garota curiosa e imaginativa que gosta de desenhar cenários e criar histórias, Sayaka Kanamori, a integrante mais séria e realista do grupo, que assume o papel de produtora, e Tsubame Misuzaki, que admira a forma humana e gosta de animar histórias. Uma verdadeira carta de amor à animação de qualquer forma, este show é genuinamente imperdível para quem gosta do assunto.

2. Oshi No Ko

Um título que arrebatou o mundo do anime quando foi lançado, Oshi No Ko não é apenas mais uma típica história de reencarnação. Embora possa parecer uma reminiscência de outros programas de ídolos à primeira vista, uma rápida olhada abaixo da superfície revela que não há nada em comum entre os dois. Em vez de focar nos esforços e objetivos dos ídolos, Oshi No Ko procura retratar e discutir as questões mais sérias inerentemente presentes na indústria do entretenimento, tornando-o um título decididamente mais maduro. A história de Ai Hoshino e seus filhos é verdadeiramente única, proporcionando uma experiência impactante e memorável.

1. Qualquer filme do Studio Ghibli

Para muitos fãs do meio, a questão de qual título é o seu favorito certamente será seguida por uma menção ao Studio Ghibli, um dos estúdios mais queridos da indústria de anime. Ironicamente, um dos principais fatores que permitem a este estúdio brilhar é o quão diferente ele é do resto da indústria, seguindo histórias pessoais em vez de grandes aventuras. Além disso, cada filme é instantaneamente reconhecível devido ao estilo de animação distinto e atemporal do estúdio. Porém, escolher o melhor filme do Studio Ghibli seria simplesmente impossível; cada título é especial à sua maneira, e todo fã de anime sabe qual deles ocupa um lugar especial em seu coração.

Quando rodeados de títulos que parecem sempre incluir fan service, por um motivo ou outro, pode ser fácil generalizar e superestimar a dificuldade de encontrar um que não dependa de tais cenas. No entanto, esta lista prova que as opções são mais variadas do que podem parecer à primeira vista. Desde histórias alegres de romance e comédia até histórias mais sérias que exploram a natureza da vida, a humanidade e a complexidade do mundo, a gama de possibilidades abrange praticamente todos os gêneros e temas. No entanto, entre todos eles, estes são alguns dos melhores animes sem fan service.

Gostou das indicações? Qual anime que não tem fan service você gostaria que tivesse entrado na lista?

Texto traduzido e adaptado de Screen Rant

Leia mais sobre anime no Garotas Geeks

Compartilhe: