WCS: Quem irá representar o Brasil no concurso de cosplay MAIS IMPORTANTE DO MUNDO?

wcs

Nesse domingo 15 duplas se reunirão no palco do Anime Friends para disputar por uma vaga que lhes garantirá a presença no concurso de cosplay mais importante do mundo, o World Cosplay Summit. Conheçam os finalistas e façam suas apostas!

World Cosplay Summit, ou WCS, é a competição de cosplay em dupla mais importante do mundo e o sonho de vários cosplayers. Para vocês entenderem o motivo, o concurso teve início em 2003 na cidade de Nagoya – Japão. Foi criado com a intenção de promover a amizade entre diferentes países, reunindo cosplayers em um grande evento. Com o passar dos anos mais países foram entrando na competição, e em 2012 o número de participantes já passava de 20!

A primeira participação do Brasil foi em 2006, junto com sua primeira vitória pelas mãos dos irmãos Maurício Somenzari e Mônica Somenzari, com uma apresentação belíssima de Angel Sanctuary. Em 2008 o Brasil foi novamente campeão, agora graças aos representantes Gabriel Niemietz e Jéssica Campos e sua apresentação de Burst Angel – que fez muita gente se descabelar. Mais uma vitória foi conquistada em 2011, novamente pelos irmãos Somenzari, dessa vez representando uma cena do jogo Final Fantasy XII.

Para chegar lá no Japão, a dupla brasileira precisa ralar muito! Primeiro são feitos concursos regionais, onde duplas competem entre si e apenas os vencedores vão para a final nacional. No total, são 15 duplas na final nacional competindo para a pegar ~ A VAGA ~ que os levará para a final no Japão. Agora, mais uma dupla terá a chance – e responsabilidade de representar nosso país, nossa cultura, nossa capacidade de fazer cosplay E FAZER BONITO! Sem pressão, galera haha. 

A equipe do Garotas Geeks conseguiu falar com as duplas finalistas para saber um pouco sobre quem são e o que esperam do concurso:

 

Carol e Poliana 1

Carol e Polly – Vitória/ES

“Nós somos a dupla Carol e Polly, pegamos a vaga no evento Anime Dark Medieval, na cidade de Vitória, ES, em outubro de 2015, com os cosplays de Tomoyo e Sakura (respectivamente) do anime Sakura Card Captors. Foi a primeira vez que tentamos vaga em alguma seletiva juntas, e inclusive, foi a primeira vez em palco da Polly apresentando. Ficamos muito surpresas quando foi anunciado o vencedor, pois as concorrentes eram fortes e experientes e nós não tínhamos muita esperança de conseguir. Estamos muito felizes por estar participando de algo neste nível e estamos trabalhando para levar cosplays lindos e uma apresentação que dê orgulho ao estado e tentar conquistar a vaga para a final no Japão, que seria uma experiência única. Desejamos boa sorte a todos os participantes e que antes de mais nada possamos nos divertir bastante.”

Beatriz e Jaqueline 1

Beatriz e Jaqueline – Santos/SP

“Olá, somos a dupla Beatriz e Jaqueline ou Chung Twins, conseguimos a vaga pelo Anime Summer Plus que acontece em Santos, com o cosplay das Vocaloids Anon e Kanon que também são gêmeas.
Essa foi a nossa segunda vez subindo em um palco pra apresentar, mas foi a primeira em que participamos de um concurso, então imagina a nossa felicidade de ter conseguido a vaga! E também deu muita sorte porque na época ainda éramos menor de idade, porém como fazemos aniversário antes da data da final deu tudo certo!
É uma realização e tanto ter a oportunidade de ter chegado até aqui e ser uma das duplas finalistas, ainda mais com os cosplays que tem nossa dedicação e carinho (e alma haha). Estamos muito ansiosas pra participar e nos esforçando bastante para dar o nosso melhor naquilo que a gente tanto ama fazer! Também mal podemos esperar pra conhecer as outras duplas, que tenho certeza que são maravilhosas. Nos vemos lá!”

Renata e Pérola 1

Pérola e Renata – Rio de Janeiro/RJ

“Oi! Somos Pérola Luizi e Renata Castro, representantes do Rio de Janeiro. Pegamos a vaga nacional, no Anime Friends (em São Paulo) com os cosplays Carta Flor e Sakura Kinomoto, de Sakura Card Captors. Foi a primeira vez que tentamos a vaga juntas e, curiosamente, também é a primeira vez das duas em uma final de WCS. A escolha do projeto e todo o processo de criação durante a seletiva surgiram de uma forma natural porque amamos animes sobre garotas mágicas. Sakura Card Captors é o anime favorito das duas! Estamos muito animadas por ter a chance de participar da final brasileira ao lado de muitas duplas talentosas e ver pessoas do Brasil inteiro, além de rever os amigos de outros estados que também são finalistas. As expectativas para o WCS é de podermos apresentar um show bonito, homenageando uma série que foi importante para uma geração inteira. Daremos o melhor que pudermos e a experiência de sermos finalistas de um campeonato tão importante é inarrável.”

Fernanda e Paulo 1

Fernanda e Paulo – São Paulo/SP

“Oieeeeeeeee! Nós somos a dupla Fernanda “Kahsan” e Paulo “Sweet”, conhecidos também como #PirigueteTeam. Pegamos a vaga no Ressaca Friends em São Paulo, com os cosplays de Princess Gwendolyn e Queen Odette de Odin Sphere!!
Nós já participamos outra vez do WCS, juntos e com outras pessoas, nossa apresentação juntos foi de Sakura Card Captor em 2013, e foi um orgulho pra ambos já que amamos demais Sakura CC e foi feita com muito carinho!!! (Vídeo da apresentação)
Nós somos cosplayers há algum tempo. A Fernanda é apaixonada por fazer fotos de cosplays, se dedica muito em fazer um cosplay fiel e se atenta aos mínimos detalhes. Isso fica bem evidente nas fotos. Já o Paulo sempre foi apaixonado pelo palco, ele ama a parte técnica, adora escrever e editar as apresentações, escolher cada efeito e detalhe, e claro estar no palco… Acima de dupla cosplay, nós somos amigos há cerca de 6 anos, e por isso nos divertimos fazendo cada coisa. Um dia olhamos um para a cara do outro e pensamos “POR QUE NÓS NÃO APRESENTAMOS JUNTOS, PIRIGUETE?”, e então aqui estamos!!!
Estamos animadíssimos de verdade para a final no Anime Friends. As duplas estão incríveis, além da amizade que temos com muitas delas, será um prazer dividir o palco com todos. Quanto aos cosplays escolhidos para a final, estamos nos divertindo muito fazendo, além de ansiosos e MUITO animados, afinal faremos dois personagens icônicos para o mundo pop/geek/otaku! Prometemos fazer bonito na final.
Grande beijo e obrigado.”

Itala e Daniela 1

Daniella e Ítala – Manaus/AM

“Nos somos da dupla Daniella e Ítala, representantes do Anime Jungle Party de Manaus, participamos da seletiva com os cosplays  de Link e Hylia do manga de  Zelda Skyward Sword,  essa já é a nossa terceira final. Já competimos no YCW e WCS antes, estamos muito animadas e confiantes para essa próxima final, é sempre um prazer muito grande participar, estar com pessoas maravilhosas que sempre nos recebem com carinho, acho que é o sonho de muitos cosplayers representar seu estado e quem sabe o pais em uma competição tão grande, baita responsabilidade, espero que possamos ter esta honra algum dia. Contamos os dias para que chegue logo haha boa sorte a todos!”

Não deixe de conferir as outras 10 duplas que estão nas próximas páginas 😉

Quem escreve? Natália Maggessi

Antes de tudo, sou um unicórnio do gueto que serra o chifre para viver entre os humanos, tipo Hellboy. Meu disfarce secreto é de uma publicitária que faz cosplay desde 2007, ama Zelda, coleciona Neil Gaiman e é viciada em junk-food, mas shhhh, é segredo.