Mulherzinhas

Autora: Louise May Alcott
Dica da: Mindy

mulherzinhas-livro

Mulherzinhas (Little Women), é um livro clássico para ser presenteado de geração a geração, trazendo uma mensagem muito importante para o universo feminino. Apesar de não ser uma biografia, o livro tem um caráter autobiográfico, já que a autora o escreveu baseando-se em suas experiências da infância e adolescência. A história se passa durante a Guerra Civil Norte Americana (a primeira edição da obra foi lançada em 1868), girando em torno de uma família de quatro irmãs, cada qual com suas características próprias e peculiares.
A mais velha, Meg, de 17 anos, é mais tendenciosa à vaidade e luxo e sonha em casar-se com um bom homem e formar uma família. Jo, de 16 anos, deseja tornar-se uma escritora famosa e diversas vezes é chamada de “menino”, já que ela não era tão feminina quanto as outras irmãs – ou tão quanto o machismo da época dizia que uma mulher deveria ser. Beth, de 14 anos, é uma personagem muito humilde, chamada de anjo pelas demais irmãs, já que se conforma apenas com seu piano e sua família ao seu redor. Amy, de apenas 13 anos, demonstra inclinações para o egoísmo e deseja entrar para a alta sociedade através de seu talento para as artes.
A família entra em conflito quando o pai das quatro irmãs é chamado para combater na guerra e elas acabam se deparando com diversos problemas que a vida apresenta, tendo que evoluir e aprender tudo por si mesmas, com o apoio fraterno, descobrindo a responsabilidade, a amizade, o amor e a decepção.
O livro tem continuação, embora não seja fácil encontrar os subsequentes para leitura em português. O segundo livro chama-se “Boas Esposas” (Good Wives), publicado no ano seguinte; o terceiro é intitulado “Um colégio diferente” (Little Men), publicado em 1871 e o último leva o nome “A rapaziada de Jô” (Jo’s Boys), publicado apenas em 1886.

O Domínio

Autor: Steve Alten
Dica da: Gabi Orsini

O-domínio-livro

Lembra que em 2012 uma profecia maia dizia que o mundo ia acabar? O Domínio, da editora Suma das Letras, é uma ficção justamente sobre isso. Mick Gabriel ajudou seu pai arqueólogo a decifrar os enigmas do calendário maia, mas acabou se envolvendo em uma confusão e foi parar em um sanatório. A nova residente de psiquiatria de lá, Dominique Vasquez, foi designada para acompanhar o caso de Mick e se vê envolvida pelas teorias e provas que ele e o pai reuniram durantes tantos anos de pesquisas.
Mas o dia 21 de dezembro de 2012 está se aproximando rapidamente, e consequentemente o fim do mundo. Eles têm que correr contra o tempo para seguir as pistas que o pai de Mick deixou e conseguir evitar o apocalipse. O autor te faz viajar por diversas partes do mundo como Chichén-Itzá, Stonehenge, as Pirâmides de Gizé e muito mais. Você realmente se sente nesses lugares!
A escrita é bem fácil, então dá para ler o livro rapidinho. Sem muita enrolação ou vai e volta na história.

Páginas: 1 2 3

Compartilhe: