Universo Valiant volta às livrarias pela Jambô Editora!

Valiant3

Depois de algum tempo sem notícias da Valiant, ela está de volta!

O Universo Valiant surgiu em 1989, fundado pelo lendário Jim Shooter (quadrinista, ex-editor-chefe da Marvel, com passagem na DC Comics, pra resumir bem), e com alguns dos seus títulos sendo lançados na década de 1990. Porém, após uma pausa, voltou em 2012 com tudo!

Ah! Os anos 1990!

Ah! Os anos 1990!

Agora com uma nova linha editorial, suas histórias, ainda que sobre “supers”, vão além da luta do bem contra o mal – inclusive, essa linha nem sequer é tão bem delineada assim em suas histórias. Os personagens são bastante humanos, possuem motivações próprias bem fundamentadas e me fazem questionar se agiria de forma diferente em algumas situações, de tão atual que são. Veja que a pessoa já vai se colocando no lugar! Ha!

Valiant1

Com uma boa dose de realismo, ação, fantasia e ficção científica, as HQs da Valiant são muito elogiadas nas gringas, mas, por incrível que pareça, pouco conhecidas aqui. Seus títulos chegaram a ser lançados pela editora HQM, conquistando alguns fãs, mas teve sua produção e distribuição interrompida abruptamente, deixando os leitores órfãos.

Daí que em 2016 a editora Jambô anunciou uma parceria com o Social Comics, uma plataforma de leitura de HQs online, tipo Netflix, e agora ambas vão trazer os títulos físicos para o mercado (pois alguns dos digitais já estão no Social Comics).

Valiant2

A Jambô já anunciou que o lançamento ocorreráainda no primeiro semestre de 2017 (yeeeey) e seus primeiros títulos Divinity, Faith, Ninjak, e The Valiant. Confira a lista dessa turma do barulho:

X-O Manowar

XO manowar

Esse é o queridinho da galera e um dos títulos mais bem-sucedidos da editora. Conta a história de Aric de Dácia, um visigodo do século 5 que foi abduzido por extraterrestres enquanto estava em uma batalha contra o Império Romano. Mas isso não é tudo! (#SilvioSantosFeelings) Ele se uniu à armadura senciente de alta tecnologia Shanhara, que lhe possibilitou fugir dos ETs e voltar para o planeta Terra. Só que 16 séculos já tinham se passado. Muita aventura heroica neste título!

Divinity (inédito aqui!)

Divinity

Durante a Guerra Fria, uma experiência russa tinha como objetivo não apenas chegar à Lua antes dos Estados Unidos, mas ir além do nosso sistema solar. Um experimento cujos objetivos eram incertos e os resultados levariam mais de trinta anos para surgir. Mas, quando todos tinham se esquecido, ele voltou.

Eternal Warrior

guerreiro eterno

Gilad Anni-Padda é o maior guerreiro que você respeita. Pense num ser imortal que existe desde as eras antes de Cristo e que, desde então, só faz lutar. Pois. Melhores lutas, melhores estratégias o tornam o Guerreiro Eterno, que sempre quando a Terra está em perigo, é chamado para tentar evitar a catástrofe. O legal desse título é que tem tanto a aventura brucutu de espadas, explosões e lutas, como um pouco de estratégia política envolvendo situações históricas. Afinal, o cara passou por TODAS elas. Dureza!

Ninjak

Ninjak - Valiant

O misterioso homem conhecido como Ninjak é filho de grandes espiões, que desde muito jovem descobriu o ofício de seus pais e, dotado de uma das maiores mentes estratégicas do mundo, somado a uma fortuna imensa, acabou se tornando uma força implacável no mundo da espionagem internacional. Eventualmente contratado para combater ameaças de escala mundial, Ninjak é facilmente um dos seres humanos mais perigosos do planeta. E engraçado, sempre com as melhores piadinhas!

Faith (inédito aqui!)

Faith - Valiant

É só minha personagem favorita. Melhor pessoa, com melhores referências nerds, de coração enorme e muito corajosa. Este título é um spin-off da série Harbinger/Os Renegados, no qual ela ajudou a salvar o mundo, mas depois de muita treta, resolve que é a hora de criar uma carreira de super-heroína sozinha. Mas as coisas não acontecem da forma suave na nave como ela esperava.

Já falamos mais sobre Faith aqui no Garotas Geeks (clique para ler mais).

Rogério Saladino, editor da Jambô

Aproveitei a deixa e fiz umas perguntinhas ao Rogério Saladino, editor da Jambô, só pra matar umas curiosidades:

Garotas Geeks: Como será a distribuição? Vai sair em banca ou só livrarias?

Rogério Saladino: Nós vamos, inicialmente, distribuir os encadernados em livrarias e lojas especializadas, além de vender pela nossa loja online. A Jambô tem uma ótima rede de distribuição em grandes lojas e redes de livrarias.

GG: O que vai ter no encadernado The Valiant? X-O Manowar e Guerreiro Eterno?

RS: O encadernado The Valiant reunirá a minissérie de mesmo nome, quando o Guerreiro Eterno finalmente enfrenta a ameaça primordial que é o seu destino, o Adversário, com a ajuda de todos os heróis do Universo Valiant.

the valiant

GG: Onde as HQs se situam temporalmente no universo Valiant? Vi perguntas referentes ao título X-O Manowar, que foi lançado anteriormente pela editora HQM. Vocês vão dar continuidade ou começar do zero?

RS: Os títulos que vamos lançar dão continuidade para o que já foi lançado no Brasil, mas como lançaremos encadernados de títulos que não foram lançados ainda, um leitor que não conheça ainda o Universo Valiant pode começar a leitura nesses títulos, sem maiores dificuldades. Quanto a aqueles que já saíram, como X-O Manowar e Archer e Armstrong, por exemplo, estamos estudando a melhor forma de continuar com esses títulos, da melhor forma para o leitor que já o conhece e apresentá-los para novos fãs.

FAITH

GG: Amei que vai sair o encadernado da Faith, mas e quanto ao seu início, tanto em Harbinger quanto em Renegados? Teremos também esses encadernados?

RS: Faith é um título incrível que precisa sair no Brasil! Com certeza, vai apresentar para muita gente o Universo Valiant. Da mesma forma que estamos estudando como fazer com títulos que já foram publicados aqui, também estamos avaliando a melhor opção para disponibilizar Harbinger e os Renegados para o público.

Quem escreve? Belle Felix

Belle Felix, ou Lilo para os íntimos, não sabe dançar a hula, mas veste sua roupa de coelho e tenta sempre fazer seu melhor! Tradutora do material da editora Valiant no Brasil, resenhista no Universo HQ e tem um site e canal no YouTube, o Plano Infalível. E, sim, pretende dominar o mundo.