Top 10 filmes que viraram games

Poderoso Chefão cover

Eu já escrevi para vocês sobre games que viraram filmes parte 1 e parte 2. Rolou até um podcast sobre isso! Agora trago para vocês um top 10 com filmes que viraram games.

É quase um dos doze trabalhos de Hércules colocar todas as adaptações. Tentei selecionar as mais relevantes. Se vocês forem bonzinhos vai rolar bônus no final! Mentira, o bônus vai rolar de qualquer jeito! Espero que gostem!

10 – Piratas do Caribe

Piratas_do_Caribe

Claro que um dos maiores sucesso da Disney tinha que entrar na lista. Todos os quatro filmes foram estrelados por Johnny Lindo Depp com seu carismático Capitão Jack Sparrow. Uma das primeiras adaptações para games foi Pirates of the Caribbean: At World’s End, que foi lançada em 2007 pela Eurocom e distribuído pela Disney Interactive para PC, PS2, PS3, PSP, Wii, Xbox360 e DS.

E, em 2012, foi lançada LEGO Pirates of the Caribbean pela TT Games para PC, PS3, PSP, Wii, Xbox360 e 3DS.

Assista ao trailer de um dos jogos aqui:

 

9 – O Poderoso Chefão

Poderoso Chefão

A trilogia do diretor Francis Ford Coppola é considerada um dos melhores filmes da história do cinema. Os filmes foram lançados nos anos de 1972, 1974, 1990. Don Corleone, cabeça de cavalo na cama, “farei um oferta irrecusável a ele”, “faça parecer um acidente” (inclusive usarei essa frase para o resto da minha vida!) viraram referência na cultura pop e por que não dizer da cultura gamer?

Em 2006, a EA lançou The Godfather – The Game originalmente para as plataformas PC, PS2 e Xbox. O jogo se passa na metade do século XX. Sinta-se um membro da família Corleone, aprenda a falar italiano com as mãos  suba ao poder fazendo trabalhos sujos e consiga o respeito de uma das famílias de mafiosos italianos mais perigosa de Nova York.

Assista ao trailer do jogo aqui:

 

8- Harry Potter

Harry PotterQuem cresceu assistindo aos filmes de Harry Potter ou lendo os livros sabe toda a trajetória que o bruxo enfrentou para derrotar Você-Sabe-Quem. Os fãs assíduos puderam acompanhar a jornada também nos games. A cada novo filme também era lançado um jogo. Assim, durante anos os pottermaníacos puderam vivenciar as aventuras de um dos bruxos mais famosos da literatura e do cinema, voar em vassouras e lutar com aznimiga os aliados de Voldemort e o próprio Lord das Trevas.

Os jogos foram lançados pela EA para diferentes plataformas ao longo dos anos (PC, Xbox, Xbox 360, PS2, PS3, Nintendo Wii, PSP, Game Boy Advance e Nintendo DS) e pela LEGO que compilou toda a aventura em dois jogos para PC, PS3,X360,Wii eDS.

Assista ao trailer dos jogos aqui:

 

7 – 007

007

O agente secreto com permissão para matar mais famosos do cinema ganhou dois jogos. Um em 1997 para Nintendo 64 chamado GoldenEye 007. O game de tiro em primeira pessoa foi desenvolvido pela Rare e é a adaptação do filme 007 Contra GoldenEye, lançado em 1995, quando Pierce Brosnan ainda fazia o papel do James Bond. Uma versão remasterizada do game foi lançada em 2011, pela desenvolvedora Eurocom e publicado pela Activision para a plataforma PS3 e Xbox360.

James Bond: Quantum of Solace foi lançado em 2008 para PC, PS2, PS3, Xbox360, Wii e DS e já conta com Daniel Craig no papel do espião. Outros jogos do agente secreto também foram lançados, inclusive para Atari, mas eu selecionei apenas os mais famosos.

Assista ao trailer de um dos jogos aqui:

 

6 – Star Wars

Star_Wars

A saga de seis filmes (futuramente nove) ganhou trocentos diversos games. Fica até difícil nomear todos os jogos que já foram lançados até hoje. Dentre eles: Star Wars (Atari, 1983), Star Wars: X-Wing VS TIE Figther (PC,1997), Star Wars – Jedi Knight: Dark Forces II (PC, 1997), Star Wars: Rogue Squadron (Nintendo 64, PC, 1998), Star Wars: Knights of the Old Republic (Diversas plataformas, 2003), Star Wars: Knights of the Old Republic II (PC, Xbox, 2004 ), Star Wars: The Force Unleashed (Diversas plataformas, 2008), Star Wars: The Force Unleashed II (DS, PC, PS3, Wii, 2010), Angry Bird Star Wars (Android, iOS, Windows Phone), Lego Star Wars, etc.

É jogo que não acaba mais! Isso não chega nem a metade de games que já foram lançados desde o início dos tempos dos jogos. Os games foram desenvolvidos pela Lucas Arts, Rovio, Atari, BioWare, etc.

Assista ao trailer de um dos jogos aqui:

 

5 – De Volta para o Futuro

De Volta para o Futuro

Definitivamente, uma dos minhas trilogias favoritas! A TellTale Games (mesma de The Wolf Among Us) desenvolveu Back to the Future: The Game! Assim como Wolf, o jogo é point-and-click, possui 5 capítulos e utiliza a técnica cell shading (técnica de renderização de imagens 3D para se assemelhar ao 2D).

A história se passa 6 meses depois do terceiro filme quando a DeLorean volta misteriosamente para Hill Valley sem motorista. Cabe a Marty McFly voltar novamente ao tempo e conseguir ajuda do adolescente Emmett Brown para consertar o espaço-tempo contínuo. O game foi desenvolvido para PC e iOS e lançado em 2010.

Assista ao trailer do jogo aqui:

 

4 – Caça- Fantasmas

Caça-fantasmas

Grande sucesso da década de 80 e mais um dos meus filmes favoritos da infância. Os filmes ganharam uma adaptação para games chamada Ghostbusters: The Video Game em 2009, pela Terminal Reality para PC, PS2, PS3, DS, Wii e Xbox360.

O jogo se passa dois anos depois do último filme e mais uma vez Nova York está em perigo. Uma explosão sobrenatural liberta vários fantasmas! E quem você chama para resolver o problema? Os Caça-Fantasmas! O jogador controla o quinto caça-fantasma nessa aventura.

Assista ao trailer do jogo aqui:

 

3 – Jurassic Park

Jurassic Park

O terceiro lugar vai para Jurassic Park! Não preciso nem dizer que eu adorava Jurassic Park quando era criança, né? Na mesma época do filme (1993) foi lançado o game homônimo pela Sega e desde então vários títulos foram lançados. Um dos mais recentes é o Jurassic Park: The Game, que foi desenvolvido pela TellTale Games e lançado em 2011. Os sistemas de segurança falham no Parque dos Dinossauros e uma corporação inimiga vai tentar roubar os embriões de dinossauro depois da morte de Dennis Nedry.

Assista ao trailer do jogo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=q7G94FZIoao

 

2 – Batman

Batman

O segundo lugar vai para o Bátima, também conhecido como Batman! Assim como Star Wars, o Homem-Morcego também já ganhou inúmeras adaptações no mundo dos games. Desde LEGO Batman, até Batman Arkham Asylum, City, Origins, entre outros. O Batman foi mais fielmente retratado nesses últimos três jogos!

Claro que muito do seu sucesso no mundo dos jogos se devem aos quadrinhos, mas não podemos esquecer os excelentes trabalhos de Christopher Nolan e Tim Burton. Desconsidero qualquer outro filme do Bátima que não seja deles! Favor fazer o mesmo!

Assista ao trailer de um dos jogos aqui:

 

1 – O Senhor dos Anéis

O-senhor-dos-aneis

Sou super fã de O Senhor dos Anéis e de todo o universo criado por Tolkien, por isso a trilogia de Peter Jackson está em primeiro lugar da lista! Vários jogos sobre o universo da Terra-Média já foram lançados: The Battle for Middle-Earth, LEGO O Senhor dos Anéis, Lord of the Rings: War in the North, Guardians of Middle-earth e o mais recente Middle-Earth: Shadow of Mordor. Vale a pena revisitar a Terra-Média e em alguns desses jogos você pode escolher se quer ficar do lado do bem ou do mal, com qual herói você quer jogar e ainda tem a oportunidade de controlar um personagem que não existe nos filmes e livros. Os jogos são de estratégia, ação ou aventura. Basta escolher o seu favorito!

Assista ao trailer de um dos jogos aqui:

 

Bônus

Matrix

Matrix_Reloaded

Na época do auge do seu sucesso, a trilogia Matrix chegou a ganhar o game Enter The Matrix. O jogo foi produzido pela Shiny Entertaiment e lançado em 2003 para PC, PS2, Xbox e Gamecube. O jogo foi produzido paralelamente com Matrix Reloaded e faz a conexão entre o primeiro e segundo filme. O jogador pode controlar Niobe e Ghost, usar o bullet time (efeito de câmera lenta do filme) e conectar à Matrix!

Assista ao trailer do jogo aqui:

 

Watchmen

Watchmen

A adaptação da graphic novel de Alan Moore chegou aos cinemas em 2009. O filme é dividido em críticas boas e ruins, mas estamos aqui para falar do jogo, não é mesmo?

Watchmen – The End is Nigh é um jogo de ação lançado no mesmo ano da película, foi desenvolvido para PC, PS3 e Xbox360 pela Deadline Games e distribuído pela Warner Bros. Interactive.

O jogo se passa dez anos antes da aprovação da Lei Keene (que proibia que os vigilantes entrassem em ação) e é possível controlar Coruja e Rorschach que lutam contra os vilões que foram citados no quadrinho. Eu sei que seria a maior apelação, mas seria muita legal controlar o Dr. Manhattan!

Assista ao trailer do jogo aqui:

 

Rambo

Rambo

Rambo tem cabeção em Rambo – The Video Game. Fim. Por favor não me peçam para falar mais sobre isso.

Assistam ao trailer por sua própria conta e risco aqui:

 

Vocês já jogaram algum desses jogos acima? Gostaram da adaptação? Quais filmes que viraram game você colocariam no Top 10?

 

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.