Sua nota está abaixo de 4 estrelas no Uber? Isso pode se tornar um problema!

avaliações-uber-bani-pessoas

Não é mais coisa de série.

A piada “Isso é tão Black Mirror” começou a perder força porque quase tudo que se retratou na série está começando a fazer parte do dia-a-dia de algumas pessoas ao redor do mundo! Um dos pontos que está ganhado popularidade é a “definição de caráter” das pessoas por meio das avaliações dos aplicativos.

 

No início deste ano, saiu a notícia de que a China pretende implantar o quanto antes um sistema de verificação de avaliações, chamada pontuação do cidadão, pra definir quem poderia ou não comprar passagens de trem e de avião. E há boatos que esse sistema está em vigor desde 2017 quando alguns passageiros foram impedidos de comprar os bilhetes por conta de más condutas passadas.

Agora a bola da vez são os Uber’s da Austrália e Nova Zelândia: usuários e motoristas que tiverem nota abaixo de 4 serão banidos do app. Nesses países ,a média de avaliações do usuário é feita com base nas suas últimas 500 corridas. A diretora geral contou esta novidade em um programa de entrevista.

Mas calma, nota abaixo de 4 não garante banimento imediato. O app dará a oportunidade de todos que estão cadastrados tentarem alcançar novamente a nota necessária para se manter usando os serviços do Uber.

Já tivemos diversas situações de insegurança com a Uber, como problema com motoristas por exemplo. Entende-se que as avaliações definem o que cada pessoa é! Por exemplo: de 0 a 5 uma pessoa 3,5 seria considerada cidadã mediana, correto? Mas o que pode-se entender como “cidadã mediana”? Podemos tomar as avaliações de um aplicativo verdade absoluta sobre o caráter dos seus usuários?

[A medida deve coibir] a pequena porcentagem de passageiros que persistentemente não tratam os motoristas com respeito.

Os motoristas nos contam que o que eles esperam dos passageiros é respeito mútuo e que as pessoas os tratem com cortesia. Então, diga ‘olá’, diga ‘tchau’. Você não precisa ser sempre conversador, mas precisa ser respeitoso.

A medida não está prevista para ser implantada em outros países mas se ela viesse hoje para Brasil, como estaria a sua situação?

Quem escreve? Sakii

Meu nome é Wênnya, mas você não vai lembrar então chama de Sakii :) Formada em Sistema de Informação, graduanda de Design Gráfico, entusiasta no audiovisual e enquanto tiver coisas novas pra conhecer tamo ai! Nintendo? Gosto! Xbox? Gosto! Playstation? Gosto tbm! Pra que escolher o melhor se eu posso jogar todos?