Sistema Operacional do STEAM

steamOS

Eis que ao invés de anunciar o Half-Life 3 a Valve anunciou seu sistema operacional! Ele será uma uma mistura da plataforma atual do Steam e Linux. SteamOS é um sistema gratuito projetado para a sala de estar da sua casa, pois segundo a Valve, “combina a arquitetura rígida de Linux com uma experiência lúdica montada para a tela grande”.

protesto-steamos

A Valve diz que eles já tem centenas de jogos já prontos para o sistema operacional deles, com lançamento previsto para o ano que vem, e que você poderá acessar o catálogo completo via ~streaming caseiro~, um processo ainda não completamente esclarecido.
“Com SteamOS nós alcançamos aumentos significativos de performance em processamento gráfico e agora estamos de olho na performance de áudio e reduções de latência no nível do sistema operacional. Com o SteamOS em mente, desenvolvedores de jogos já estão se aproveitando destes avanços para seus novos lançamentos.”

Steam OS-valve

A Valve também anunciou quatro novas funcionalidades que estarão disponíveis tanto para SteamOS quanto pra plataforma Steam: streaming, family sharing (já falamos dele aqui), restrição dos pais(SERIA MASSA SE OS PAIS PROIBISSEM OS FILHINHOS MENORES DE 10 ANOS NO COD HEIN? ~apagar~) , opções de filmes, músicas e outras mídias (netflix abre o olho).

“SteamOS estará disponível em breve em um download gratuito para usuários e como um sistema operacional licenciável gratuitamente para fabricantes. Fiquem de olho para mais informações nos próximos dias.” Rumores que é quarta à noite o próximo anúncio.

Sem esquecer que faz quase UM ANO que a Valve está só na ~provocação~ de um hardware Steam – algo que poderia chacoalhar as brigas entre os consoles. Dezembro do ano passado o chefão Gabe Newell afirmou que o Steam Box iria competir com os próximos lançamentos da Microsoft e da Sony. AGUARDEMOS.
enquanto isso na valve

Site Oficial SteamOS

PS: SteamOS é o Steam Big Picture versão 2.0 né?

Quem escreve? Babs

Paulistana, nanica, nerd e editora de vídeo. Gosta de gadgets super hightechs, mas seu brinquedo favorito é o Cubo mágico. Casada com um Alienware (foi amor ao primeiro frame da nVidia), vive competindo com a equipe pra ver quem dorme por último, e sempre ganha porque afinal de contas dormir não dá XP nem upa skill.