Vem descobrir!

Azula não estava muito bem ao final de Avatar: A Lenda de Aang. Sua paranoia e narcisismo evoluíram para um completo surto mental, mesmo depois de ter sido nomeada como Senhora do Fogo por seu pai, Ozai. Quando Zuko e Katara chegaram para confrontar a pretensão de Azula ao trono, eles a encontraram em um surto furioso, e não em seu estado calmo e calculista de sempre. Zuko se aproveitou de sua instabilidade durante o Agni Kai, e com a ajuda de Katara, conseguiu aprisionar sua irmã e tomar para si o título de Senhor do Fogo. Mas esse não foi o fim da história da antagonista.

Considerada um prodígio na dobra de fogo, Azula foi convencida da própria superioridade desde sua mais tenra infância. Ela foi favorecida por seu pai em detrimento de seu irmão e recebeu elogios de seu avô, Azulon. Ela sempre esteve acompanhada por suas leais amigas, Ty Lee e Mai, e tinha uma vida quase perfeita, com apenas uma exceção: seu relacionamento com sua mãe. Azula acreditava que Ursa, sua mãe, amava mais ao seu irmão. Era sua mãe que a criticava por seu comportamento desrespeitoso e comentários hostis, fazendo com que Azula tivesse a impressão que sua mãe a tratava como um monstro.

E após o desaparecimento de sua mãe, Azula enterrou esse ressentimento profundamente em seu coração, mas ele voltou a aflorar por causa dos eventos ocorridos na sequência em quadrinhos, “A Busca”.

Sentindo pena por seu estado mental frágil, Zuko internou Azula em uma instituição mental por um ano. Porém, em sua busca pela verdade sobre o que havia acontecido com Ursa, Zuko decide pedir ajuda a Azula. Ele leva sua irmã até a cela de seu pai, na esperança que ele possa contar a ela sobre o destino de sua mãe. Mas Azula vê nisso uma oportunidade para fuga. Sabendo que a busca de Zuko lhe daria essa vantagem, Azula vai até a câmara secreta de Ozai e lê as antigas correspondências de sua mãe, queimando-as em seguida. Então, ela convence Zuko de que ela seria a sua única chance de encontrar Ursa, fazendo com que ele aceite levá-la em sua jornada, e por algum tempo a antagonista então se une ao Time Avatar.

Mas o que Zuko não sabe é que Azula está sendo assombrada por alucinações com a sua mãe. E sim, Azula acredita que sua mãe é a responsável por todos os seus problemas, inclusive pela “traição” de Ty Lee e Mai, e por isso ela está determinada a encontrar Ursa, para dar fim à sua vida. Em certo ponto da história, a equipe descobre que Ursa pediu à Mãe dos Rostos – mãe de Koh – que trocasse seu rosto, para que ela pudesse começar uma nova vida. Com sua nova identidade como Noriko, ela se casou novamente e teve uma filha. E essa revelação faz com que Azula chegue ao limite, decidindo confrontar sua mãe cara-a-cara. Ela acusa Ursa de tê-la trocado pela nova filha e então tenta matá-la.

Ursa então percebe que tem uma dívida com o seu passado, e pede desculpar por não dar amor suficiente a Azula. Com os olhos cheios d’água, Azula acaba se distraindo por tempo suficiente para que Zuko possa intervir. Os irmãos lutam, e Azula tenta provocar Zuko sugerindo que ele poderia tê-la matado durante a jornada. Zuko responde assegurando que ela será sempre sua irmã, não importando o quanto o relacionamento entre eles possa se complicar. E nesse momento Azula para de lutar e decide fugir, apesar dos esforços do irmão em convencê-la a ficar e procurar ajuda.

Azula volta a aparecer nos quadrinhos na série “Fumaça e Sombra”, liderando um grupo de dobradores de fogo que ela libertou da instituição mental e que se tornaram seus amigos. Agora, em situação mental mais estável, ela bota em prática um plano para testar e moldar as habilidades de liderança de Zuko como Senhor do Fogo. Sabendo que o pai de Mai ainda era leal a Ozai e estava disposto a tentar depor Zuko, Azula o manipula para tornar pública sua opinião contra o Senhor do Fogo. Mas sua ideia não é trazer de volta Ozai. Ela admite a Zuko que finalmente aceitou seu destino, aceitando que ele é o Senhor do Fogo e que seu papel é agir nas sombras como sua conselheira.

Apesar de ainda demonstrar perigo e capacidade de manipulação, Azula parece realmente acreditar que está ajudando Zuko, fazendo com que ele ganhe confiança em si mesmo como Senhor do Fogo, ao desafiá-lo em segredo.


Fonte: Screenrant

Leia mais sobre Avatar aqui no site!

Compartilhe: