Personagem da Semana: Mia Wallace

miaprincipal

“Por que temos que falar de idiotices para nos sentirmos bem?” […] “É assim que sabe que encontrou alguém especial. Quando pode calar a boca um minuto e sentir-se à vontade em silêncio.”

Uma das personagens mais marcantes de um dos melhores filmes já criados está no Garotas Geeks essa semana: Mia Wallace de Pulp Fiction.

E para provar que não estou falando besteira, Mia aparece em menos de 1/3 do filme, mas, mesmo assim, ela é uma das figuras mais lembradas, desde uma indicação ao Oscar até diversas fantasias de Halloween.

Então prepare-se, esses são tempos de violência (clique no play abaixo).

O caso de Antwan Rockamora

Mia é a esposa de Marsellus Wallace (Ving Rhames), “The Big Man”, o poderoso chefão de Pulp Fiction. Logo no começo do filme, na primeira cena após os créditos iniciais, dois gangsters de Marsellus estão tendo uma conversa típica ‘tarantiniana”. Vincent Veja (John Travolta) pergunta a Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) sobre Mia, já que ele foi chamado pelo chefe para cuidar dela uma noite em que ele estaria fora da cidade. Então Jules conta a Vincent que rolam boatos de que Marsellus jogou um ator chamado Antwan Rockamora da janela do 4º andar por ele ter feito uma massagem nos pés de sua esposa.

Obs: A cena da conversa é muito boa, estou colocando ela abaixo. É só clicar no botãozinho “cc” que aparece a legenda.

Mais para frente, quando Vincent está jantando com Mia, ele pergunta a ela sobre este incidente. Ela nega com espanto e afirma que seria um absurdo alguém quase matar um homem porque fez massagem nos pés da sua mulher. Essa afirmação é cômica após assistir a cena da conversa entre Vincent e Jules que eu coloquei acima.

15 minutos de fama

Mia Wallace chegou a gravar o episódio piloto de uma série chamada Cinco Sedutoras Secretas. Segundo Mia, “sedutoras” porque elas eram um tesão, “secretas” porque elas eram agentes secretas, e “cinco” por eram 1,2,3,4,5. Muito complexo, não?

A ruiva, Sommerset O’Neal, era a líder. A japonesa era a mestra do kung fu. A negra era uma perita em demolições. A especialidade da francesa era sexo. E a dela eram facas. A personagem chamava Raven McCoy e tinha sido criada por circenses. Ela também sabia uma pancada de piadas antigas que aprendeu com seu avô, um velho artista de circo. Se o programa tivesse sido escolhido, a ideia era fazê-la contar uma piada antiga a cada episódio.

No fim, a única piada contada foi: “três tomates atravessam a rua, mamãe tomate, papai e filhinho tomate. O filho fica para trás, o pai vai até lá, pisa nele e diz: ‘ketchup’ (pelo que eu entendi seria um trocadilho com a expressão ‘catch up’, que em português seria ‘apresse o passo’)”.

Dancinha famosa

Uma das cenas mais conhecidas de Pulp Fiction é a que Mia dança com Vincent em um concurso de Twist no Jackrabbit Slim’s. Eles ganham. Olha só:
http://www.youtube.com/watch?v=aLZl6R7JGCc

Aliás, em dancinhas marcantes Mia é especializada. A cena em que ela dança “Girl, You’ll Be a Woman Soon” do Urge Overkill também é genial.

Overdose

Mia é viciada em cocaína, até aí, “tudo bem”. A cagada O problema acontece quando ela acha por acaso uma heroína PODEROSA na jaqueta de Vincent, e cheira como se fosse coca. Ela tem uma overdose, e aparece uma imagem forte dela com sangue escorrendo pelo nariz e com uma baba espumosa (essa parte aparece no fim do vídeo em que ela dança Urge Overkill). Vincent fica desesperado quando a encontra e a leva imediatamente para o seu traficante, lá ela recebe uma injeção de adrenalina e sobrevive, salvando o traseiro de Vincent.

Cena da injeção:

Uma Thurman

Em princípio, ela recusou o papel de Mia. Mas Quentin Tarantino insistiu, chegando a ler todo o roteiro para ela por telefone para convencê-la, pois a achava perfeita para interpretar a personagem. No fim Mia acabou levando-a para o Hall da Fama das celebridades Hollywoodianas, além de ter se tornado a figura dominante do material promocional do filme (é ela quem aparece no pôster). A química deu tão certo que alguns anos depois o diretor e a atriz voltaram a trabalhar juntos no sucesso Kill Bill.

Curiosidades

1) A aparência e personalidade de Mia é baseada em Elvira, de Scarface (porém uma é loira e a outra é morena). Elvira também é viciada em cocaína e sai com os capangas do marido.

2) Isabella Rossellini, Meg Ryan, Joan Cusack, e Michelle Pfeiffer foram outras opções para interpretar o papel de Mia. Entre essas, Tarantino preferia Michelle Pfeifer (que aliás, foi quem interpretou Elvira).

Quem escreve? Marina Formaglio

Jornalista, aspirante a escritora e invocadora nas horas vagas. O apelido "Feiurosa" é uma homenagem à sua alma gêmea canina, uma vira-latinha chamada Feiura, que já partiu, mas continua em seu coração <3 Contato no Facebook ou Twitter.