Ele é um robô, ele é lindo, ele é azul, ele é o nosso Superstar da Capcom: ele é o Meeeega Maaaan.

mega man

Hoje nosso Personagem da Semana do Mês (vocês já devem ter notado que já há um certo tempo que o PDS deixou de ser semanal) é um tanto complexo e especial. Isso porque o Mega Man possui “só” mais de 50 versões de jogos lançadas, tornando-o a série mais produtiva da Capcom. E tornando esse um dos posts mais difíceis para eu escrever. Como falar tudo sobre esse personagem? Contar todas as histórias, os jogos, as séries de televisão e ainda falar sobre curiosidades que a maioria ainda não sabe? Cheguei a uma conclusão: não dá (claro, se eu quiser fazer o texto de um tamanho legível para os leitores). Então, antes de tudo, queria pedir perdão a todos os fãs de Mega Man, mas eu terei que fazer restrições e manter o foco em alguns aspectos. Vamos fazer uma viagem pelo mundo dos jogos de Mega Man (da primeira geração e para os consoles de “não-bolso”) e ver algumas curiosidades. Espero que gostem 😀 (e se gostarem farei uma 2ª parte com a série Mega Man X e outros)

A História

mega man faseBasicamente, a história de todos os jogos Mega Man (também conhecido como Rockman) é a seguinte: Dois gênios da robótica, Dr. Albert Wily e Dr. Thomas Light, criaram uma geração de robôs muito mais avançada e superior a tudo que existia, os Robot Master (apenas na versão americana, na original japonesa, eles nunca trabalharam juntos). Bom, mas depois, quando já eram ex-sócios, Dr. Wily vê o potencial dos incríveis robôs que o Dr. Light tem criado e lhe faz uma proposta indecente: de usar suas criações para dominar o muuuundo. Porém, sendo o bonzinho da história, Dr. Light não aceita. Não gostando de ser rejeitado, o Dr. Evil Wily rouba o seu projeto inicial, os Protoman, para serví-lo em seu plano maligno.

Dr. Light cria então Rock, um robô ajudante de laboratório e Roll, uma ajudante doméstica (Rock’n Roll, entendeu, entendeu?). Quando Rock vê que Wily está usando robôs para o mal, ele não entende o porquê de seus iguais estarem fazendo tantas maldades, e por isso pede para seu criador o transformar em um robô de batalha. E assim ele se torna o Rock Man (Mega Man), para sempre atrapalhar os planos do Dr. Wily.

Curiosidade 1: Seu criador da vida real, Keiji Inafune, usou o Astro Boy para criar o Mega Man.

Curiosidade 2: Inicialmente, Mega Man foi criado para ser vermelho, mas foi trocado para o azul já que essa cor possuía mais tonalidades da paleta de 54 cores do NES.

Desenvolvimento

Keiji_InafuneAntes do desenvolvimento de Mega Man, a Capcom era conhecida por criar apenas jogos no estilo Arcade. Foi quando eles resolveram criá-lo para mudar os rumos da empresa. Foi um trabalho árduo e demorado, já que a empresa queria criar um jogo perfeito em cada detalhe. E tudo isso com uma equipe de apenas 6 pessoas. Justamente por isso, por haver tão poucas pessoas para tanto trabalho, Keiji Inafune (o criador de Mega Man, na foto ao lado) acabou fazendo o design de todos os personagens.

Curiosidade: A aparência de Dr. Light e Dr. Wily foram inspiradas em Papai Noel e Albert Einstein, respectivamente.

Evolução

Veja abaixo os jogos da primeira linhagem de Mega Man:

Mega Man (17/12/1987 – acabou de fazer 25 aninhos, igual eu :D)

Mega Man 1

Bom, a história vocês já sabem (já contei antes).

Mega Man 2 (24/12/1988)

mega man 2

Na primeira década dos anos 2000, em um ano não especificado (que infelizmente já passou para nós e nada disso aconteceu realmente =/) Dr. Wily retorna em um 9 de julho para continuar seus planos malignos, mesmo após sua derrota no 1º Mega Man. No final, Dr. Wily implora por piedade ao nosso herói, e como ele é muito bonzinho (e para ter mais jogos da série), Mega Man liberta Wily e volta para casa.

Mega Man 3 (28/09/1990)

Mega Man 3

O malvado Dr. Wily já teve 2 vezes seus planos de dominar o mundo frustrados por Mega Man, mas mesmo não sendo brasileiro, ele não desiste nunca. Bom, mas no início aparentemente ele tinha se tornado bonzinho e passou a trabalhar ao lado de Dr. Light criando robôs para trazer a paz mundial (uma miss mais objetiva), esses robôs eram chamados de “Gamma”. Mas de repente, ~por alguma razão~, os novos Robot Masters ficaram loucos e fugiram. E Dr. Light precisava de elementos que os Robot Masters estavam protegendo para criar os Gammas, então Mega Man é chamado para recuperar os cristais. Mas quando ele volta, Dr. Wily pegou o Gamma para ele, para ajudá-lo a dominar o mundo (de novo).

Mega Man 4 (06/12/1991)

Mega Man 4

Nesse o vilão já muda (é bom variar um pouquinho, né). Um cientista russo, Dr. Cossack, envia um carta para o Dr. Light afirmando ser o melhor criador de robôs do mundo! E por isso solta robôs do mal por aí como desafio para o Dr. Light, que deve provar a sua força derrotando-os.

Mega Man 5 (04/12/1992)

Mega Man 5

A história desse game ocorre mais ou menos 2 meses após os eventos de Mega Man 4, quando o Dr. Wily retorna querem dominar o mundo DE NOVO (esse tá quase pior do que o Cérebro). Enfim, mas como vocês já imaginam, não deu certo DE NOVO.

Mega Man 6 (05/10/1993 – no Japão)

Mega Man 6

O primeiro torneio anual do “Robot Masters Tournament” foi feito para testar as capacidades dos melhores engenheiros de robôs do mundo. Dr. Light, um pacifista, como sempre, não quer participar do torneio, mas manda Mega Man supervisioná-lo. No fim, o Dr. X (que era quem criou o evento) fala que reprogramou todos os finalistas para dominar o mundo. E adivinhem quem era o Dr. X????!!!!! Dr. Wily, claro. Mas pelo menos dessa vez ele é preso, VITÓRIA (voz da mulher do LoL no fim da batalha).

Mega Man 7 (24/03/1995)

Mega Man 7

No 6, como vocês viram, o Dr. Wily finalmente foi preso. Mas nosso caro Dr. Wily sempre está um passa à frente, e como ele já sabia que um dia ele acabaria preso, ele já tinha feito um plano: ele havia construído mais Master Robots em um laboratório secreto, e se ele não entrasse em contato com eles num período de 6 meses, os robôs iriam a sua procura. No final, Wily novamente pede piedade, mas Mega Man fala que depois de 6 chances, ele não vai ser bonzinho de novo. Mas Wily fala que ele sendo um robô, ele é programado para não machucar humanos. E é verdade, ele hesita e não consegue matá-lo, porque nesse momento, o castelo do Dr. Wily se auto-destrói. E Wily, Bass e Treble (seus assistentes) prometem voltar para se vingar.

Mega Man 8 (17/12/1996 – no Japão)

Mega Man 8

Sem muitas novidades, mais uma vez é Dr. Wily tentando dominar o mundo.

Mega Man & Bass (24/04/1998)

Mega Man & Bass

Nesse game a história varia um pouquinho dependendo do personagem que você escolhe jogar. Aqui aparece um robô vilão que rouba vários dados do Dr. Light no laboratório do Dr. Wily, e Mega Man vai atrás dele para recuperar os arquivos. Mas Bass, a melhor criação de Wily e o maior rival de Mega Man, que provar que ele é o melhor robô e vai atrás de King também. No fim, King era uma outra criação do Wily que queria testar as habilidades de Bass. A maior reviravolta é que King tem livre arbítrio, foge, e quer ser amigo de Mega Man e pagar pelos seus crimes contra a humanidade.

Mega Man 9 (22/09/2008)

Mega Man 9

Nesse jogo, Dr. Light é acusado por alguns incidentes robóticos destrutivos contra a humanidade, e aparentemente Wily não tem nenhuma ligação com isso. Mas ele mostra um vídeo em que Dr. Light diz que quer destruir a humanidade e pede a sua ajuda, mas Wily não aceita. E por isso pede a ajuda dos outros para construir robôs para destruir Dr. Light. Mas óbvio que tudo isso era uma armação, e nosso herói vai salvar o dia de novo para provar a inocência de seu mestre.

Mega Man 10 (01/03/2010)

mega man 10

Último game lançado até hoje da primeira linha Mega Man. Uma praga chamada “Roboenza” de repente começar a infectar robôs, e uma das vítimas é Roll, a “irmã” de Mega Man. Depois de uns meses infectados, os robôs passam a querer dominar o mundo. E adivinha quem está por trás disso?! Adivinha, adivinha! Ninguém menos que o Dr. Wily (esse cara não cansa nunca).

Vídeo

Bom, como vocês puderam ver, Mega Man tem uma eterna batalha contra o maligno Dr. Wily, e o pessoal da Egoraptor fez até uma paródia do game:

E aí o que acharam? Mesmo me limitando a 1 aspecto do Mega Man, esse já se tornou um post gigante. Mas se vocês gostaram, posso falar ainda mais dele 😀

Compartilhe: