Mulheres que Escrevem – Literatura para conhecer e apoiar!

MQE-Catarse-destaque

Financiamento coletivo para a produção de três zines, com textos de 16 escritoras!

Você conhece o projeto Mulheres que Escrevem? É uma iniciativa super bacana liderada por uma equipe de três mulheres, mais dezenas de colaboradoras convidadas, que há dois anos realiza curadoria, divulgação e edição de conteúdo produzido por mulheres, além de realizar encontros que debatem a presença feminina no universo da escrita.mqe Arte Beatriz LeiteAgora, o projeto vai, através de financiamento coletivo, publicar três zines: Mulheres que Escrevem Poesia, Ensaios e Ficção. Sim, vai publicar porque a meta de R$ 6.820 já foi alcançada! Você ainda pode contribuir e aumentar ainda mais essa rede de criatividade e literatura que se alastra por aí!

Os três zines trazem uma de coletânea de textos de colaboradoras do Mulheres que Escrevem no Medium:mulheres que escrevem Arte Dayana Romeiro♥ Zine Ensaio: Nesta zine, estarão reunidos ensaios escritos por mulheres que falem de outras mulheres como Hilda Hilst, Margaret Atwood e Conceição Evaristo. Os cinco ensaios foram escritos por Jarid Arraes, Laura Cohen Rabelo, Stephanie Borges, Taís Bravo e Thais De Bakker.

♥ Zine Ficção: A publicação vai contar com contos e crônicas escritos por cinco escritoras: Dara Bandeira, Letícia Novaes, Natasha Silva, Nathalie Lourenço e Seane Melo.

♥ Zine Poesia: E por último, a pequena antologia de poesia, com a pluralidade de vozes em sete poesias escritas por Bianca Gonçalves, Bianca Zampier, Carla Diacov, Estela Rosa, Jarid Arraes, Natasha Félix e Rita Isadora Pessoa.mulheres que escrevem2Foram selecionados textos publicados na Mulheres que Escrevem e mais alguns inéditos para materializar as palavras poderosas de 16 escritoras brasileiras na forma de zines! A intenção é espalhar ainda mais o trabalho dessas mulheres, fazendo-o circular em eventos e feiras, para além da internet.

O financiamento coletivo do projeto vai imprimir 250 cópias de cada zine! Assim, além das cópias que os apoiadores vão receber, haverá material para comercializar e dar mais visibilidade à literatura produzida por mulheres. E também,  indiretamente, viabilizar a continuidade do trabalho da Mulheres que Escrevem de curadoria, edição e divulgação e a gravação dos nossos próximos episódios do Mulheres que Escrevem Podcast.mulheres que escrevem podcastE aí, curtiu? Quer fazer parte desse projeto vencedor? Você pode contribuir com apoios de 10 a 150 reais. Basta escolher entre os mimos especiais feitos com muito carinho para esta campanha. Além dos brindes de sempre, como nome nos agradecimentos, marcadores de livro, adesivos, poster A4, imã de geladeira e postais, tem ainda brindes especiais como uma noitada no karaokê as organizadoras do projeto ou então a participação no Mulheres que Escrevem Podcast.

Mulheres que Escrevem

Projeto voltado para a escrita das mulheres, visa debater não só questões da escrita, como dar visibilidade, abrir novos diálogos entre nós e criar um espaço seguro de conversa sobre os dilemas de sermos escritoras. A  iniciativa é liderada por quatro mulheres, Natasha Silva, Taís Bravo, Estela Rosa e Seane Melo.Mulheres que Escrevem - Taís Bravo

Taís Bravo é escritora e tradutora em formação. Autora do livro digital “Todos os meus (ex) heróis são machistas” e coautora da zine “possível” (publicada pela Alpaca Press). É uma das fundadoras da revista Capitolina. Alguns de seus trabalhos podem ser lidos em veículos como Garupa, Subversa, Diversos afins e Escamandro. Atualmente, cursa Letras na UFRJ.

Mulheres que Escrevem - Natasha R. SilvaNatasha R. Silva é jornalista e escritora. Formada em Jornalismo pela UFRJ e mestre pela Escuela de Periodismo UAM-EL PAÍS, atualmente é freelancer com base em Madri.

Mulheres que Escrevem - Estela RosaEstela Rosa é escritora, poeta e tradutora. Formada em Letras pela UFRJ, trabalha como redatora e analista de mídias sociais. Já colaborou para a Revista Ovelha, participou da Revista Parêntesis, escamandro, Oceânica, e teve seus poemas publicados pela editora Luna Parque na Revista Grampo Canoa #3. Em 2017, seu poema Os figos ganhou o segundo lugar no Prêmio OFF FLIP de Literatura.

Mulheres que Escrevem - Seane MeloSeane Melo é jornalista, escritora e doutoranda em Comunicação pela UFF. Autora do livro digital Ao vivo em Goiânia: quatro contos de patroa, trabalha com literatura erótica na internet desde 2015. Possui textos publicados nas revistas Zumbido e Originais Reprovados e, atualmente, trabalha em seu primeiro romance.

Quer saber mais sobre a Mulheres que escrevem? Apoie o financiamento coletivo e ajude a difundir a literatura escrita por mulheres!

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!