Muda de algodão é cultivada na Lua por astronautas chineses

china-algodão-muda-

Infelizmente a alegria durou pouco 🙁

Alguns cientistas chineses estavam em missão (Missão Chang’e 4) na Lua e plantaram sementes de algodão na sonda Yutu 2 para constatar a possibilidade de crescimento de plantas em um ambiente de baixa gravidade e com alta incidência de radiação.

Os astronautas tentaram cultivar também batatas, ovos de moscas de fruta e leveduras e mudas de Colza e Arabidopsis thaliana, mas apenas as sementes de algodão germinaram. Sei que a escolha parece um tanto quanto aleatória, mas Xie Gengxin, designer-chefe do experimento, revelou que todas foram escolhidas a dedo: a batata era uma tentativa de fonte essencial de alimentação para futuros viajantes do espaço (alô Perdido em Marte!), enquanto que as Arabidopsis são plantas com o crescimento muito acelerado. As leveduras serviriam para regular o dióxido de carbono e o oxigênio na mini-biosfera em que foram plantadas e as moscas de fruta seriam as consumidoras da fotossíntese das plantinhas.

Os elementos ficaram em estado de dormência de dois meses antes de chegarem ao lado oculto da Lua, e após a aterrissagem, as plantas foram irrigadas pela sonda para iniciar o crescimento, além de ficarem expostas à luz natural.

algodão-lua-cientistas

A missão pousou no lado oculto da Lua em 03 de janeiro, mas nesta terça-feira (15) a agência estatal de notícias Xinhua informou que “o experimento terminou“, o que significa que a plantinha foi para o beleléu.

Mas mesmo assim o experimento foi considerado um sucesso. Isso porque as plantas não sobreviveriam à primeira noite lunar, que começou no domingo, sendo que o período noturno da Lua dura duas semanas aqui na Terra e, neste período, a temperatura pode chegar a -170 graus Celsius… Por este motivo, a missão foi colocada em modo “soneca” até que a noite lunar se encerre.


Fonte: Jovem Nerd e China Xinhua News

Quem escreve? Mindy (Yasmim Alvarez)

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon, mas se contenta em ser apenas uma princesa da Disney nas horas vagas