Morre autora Ursula K. Le Guin aos 88 anos

Ursula_Le_Guin02

Uma grande perda para a fantasia e ficção científica 🙁

Ursula K. Le Guin, nascida em 21 de outubro de 1929, foi encontrada morta em sua casa em Portland, no Oregon.

Sua obra era variada, tendo escrito livros de ficção científica (como A Mão Esquerda da Escuridão e Os Depossuídos) e fantasia (como Ciclo de Terramar), Ursula inspirou alguns diversos autores, como Neil Gaiman, Genevieve Cogman, entre tantos outros, sendo sempre mencionada com carinho por seus colegas de profissão e reunindo uma quantidade gigantesca de fãs ao redor do mundo.

Ursula possuía um talento singular para escrita; com uma leitura fluida e um ritmo próprio, suas obras foram pioneiras de diversas formas.

“Minha mente não funciona assim. Minha imaginação se recusa a limitar aos campos de batalha todos os elementos que constituem uma história de aventura e a tornam emocionante – o perigo, o risco, o desafio, a coragem. Um herói cujo heroísmo consiste em matar pessoas não me interessa, e detesto s orgias hormonais de guerra das mídias visuais, o massacre mecânico de batalhões infinitos de demônios vestidos de preto, com olhos vermelhos e dentes amarelos”

(Trecho retirado da edição brasileira de O Feiticeiro de Terramar, publicado pela Editora Arqueiro)

Ursula_Le_Guin01

As causas da morte ainda não foram apresentadas, mas seu filho Theo Downes Le Guin confirma que Ursula estava com a saúde enfraquecida fazia alguns meses.

Ursula era de uma importância singular para a literatura. Ficamos absolutamente entristecidas com a notícia 🙁 

Fonte: New York Times

Quem escreve? Jessica Reinaldo

Graduada em história, levo uma vida baseada em referências de filmes dos anos 80 e 90. Escrevo e pesquiso sobre terror.