MAL – Um site que todo otaku precisa conhecer

mal__capa

CÊS SÃO OTAKU SIM! <3 Aceita que dói menos, vai. :3

óia, que belezura de vida

*Caham.* Como nós do Garotas Geeks recebemos uma quantidade razoável de pedidos por indicações de anime e mangá compatíveis com gostos e gêneros específicos, resolvemos mostrar para vocês uma ferramenta maravilhosa que vai solucionar seus problemas e revolucionar suas formas de organizar o que você já leu/viu, pretende ler/ver e muito mais.

O MAL, sigla comumente utilizada na internet para designar o site My Anime List, é uma enorme e impressionante comunidade de Anime e Mangá. O MyAnimeList.net foi criado por um fã de anime, para os fãs de anime. Ele foi projetado desde o início para dar ao usuário uma forma rápida e sem complicações de catalogar sua coleção de anime e/ou mangá. Mais de 40.000 usuários entram todos os dias para ajudar a construir a maior base de dados de animes e mangás e comunidade social desse gênero no mundo. O MyAnimeList tem como alvo usuários de todas as variedades, em um esforço conjunto e comunitário para fornecer sugestões personalizadas, para conectar os usuários que compartilham os mesmos gostos, para fornecer informações mais detalhadas sobre animes ou  mangás, e muito mais.

MyAnimeList (2)

Criado e mantido ativamente por Garrett Gyssler, o MyAnimeList é uma comunidade inteiramente dirigida por seus moderadores e usuários de todas as partes do mundo. E, com o MAL, vários usuários admitem que nunca antes foi tão fácil compartilhar seus gostos e opiniões sobre anime ou mangá e descobrir novas séries semelhantes.

No MAL, você pode fazer a sua própria lista das séries que você assistiu, planeja assistir, o episódio em que você está, estabelecer uma pontuação para cada, etc. Você pode fazer o seu próprio perfil pessoal, blog, fazer e juntar clubes sobre qualquer assunto, procurar o banco de dados de anime / mangá / pessoas (personagens, dubladores, autores), comentários e recomendações sobre o mangá/anime… E mais um monte de coisas.

Pegamos algumas das perguntas mais relevantes do FAQ da página e traduzimos aqui para vocês:

  1. É a sua primeira vez no MAL, o que você pode fazer?
    Que tal criar uma conta? (passo obrigatório para quem quiser ter sua própria lista, quem quiser apenas fuçar pode pular essa parte) Uma vez feito isso, vá em frente e comece a adicionar à sua lista de animes: os que você está assistindo (watching), os que você já completou (completed), os que você deu uma pausada e acabou deixando pra depois (on – hold), os que você desistiu (dropped) e os que você pretende assistir (plan to watch). Você também pode editar o seu perfil, postar nos fóruns, alterar as cores da sua página ou colocar templates personalizados que você encontra internet afora, e toneladas de outras coisas que você vai descobrindo facilmente só de sair fuçando.
  2. Como o MAL pode me ser útil?
    O MAL é uma ferramenta completa para catalogar e compartilhar a sua opinião sobre ambos: Anime e Mangá. O recurso de Lista Anime/Lista Mangá permite aos usuários acompanhar cada série assistida/lida, cada série que você planeja assistir/ler, todas as séries que você está assistindo/lendo e muito mais. O sistema de pontuação permite aos usuários criar classificações de compatibilidade com o anime assistido ou mangá lido. A Lista do MAL (hu3) é inteiramente customizável, e isso é só o começo. Como o MAL é um grupo extenso e internacional, é possível se comunicar com vários usuários através de fóruns, clubes e mensagens privadas. Também é possível encontrar amigos para compartilhar experiências sobre diversos animes que vocês estão assistindo ou uma leitura em comum de um determinado mangá! Escrever e ler comentários ou análises e críticas, fazer ou verificar recomendações, procurar pelos animes /mangás mais populares, listar seus dubladores favoritos, e muito mais!
  3. Posso assistir anime ou ler mangá no MAL?
    Nãão. O site, como já foi falado lá em cima, é uma base de dados, então terão apenas registros escritos.
  4. É de graça?
    Sim! É 100% gratuito.
  5. Como faço para registrar uma conta no MyAnimeList.net?
    Basta entrar na página de cadastro e preencher as informações necessárias.
  6. E agora?
    É só entrar e se divertir!

Mais informações do FAQ vocês encontram aqui.

Para resumir e mostrar como é fácil e prático, mostramos a utilidade do site em imagens:

  1. Você pode ter o seu perfil!
    Perfil__MAL

    Esse é o meu perfil lá, rawr.

    Percebam que, nessa página, você pode adicionar suas informações pessoais e personalizar seções, como sua lista personalizada de top 5 anime e mangá. Tem também a opção de adicionar seus personagens preferidos. Nesta página, você também encontra uma lista de seu histórico de adições recentes de mangá e anime e em seguida uma lista em gráfico dos status de seus animes e mangás adicionados. Mais abaixo, aparecem sempre 3 animes e mangás aleatórios que você adicionou em sua lista. Lá em cima, aonde aparece “Home – Review – Recommendations – Clubs – Friends”, aparecerá essa página da imagem, depois as revisões que você tenha feito sobre animes ou mangás, os clubes que você tiver participação e por último os amigos que você adicionar no site. Não tem muito segredo.

  2. Crie sua Lista de Animes!
    Anime List - MAL

    Esse é o comecinho da minha lista de animes.

    Na sua lista de animes, estão as seções citadas lá pra cima do post. Aqui fica a sua organização e é muito mais fácil acompanhar, porque você terá o registro do episódio em que você parou, a classificação que você pode dar ao anime para saber se você estava curtindo ou não, ou qual o tipo de animação (série de TV, ONA, OVA, filme, etc). Nem preciso comentar o quanto isso aqui me ajudou, principalmente porque sou um desastre para lembrar das coisas.

  3. Crie sua Lista de Mangás!
    Mangá List - MAL

    Começo da minha lista de mangás.

    A Lista de Mangás funciona no mesmo esquema que a de Animes: Você pode registrar os mangás que você está lendo atualmente, os que já completou, desistiu, os que estão parados e os que você planeja ler. O sistema de classificações também entra para os mangás, então você pode deixar uma pontuação de 1 a 10 do quanto você gostou de cada um, sendo 1 apavorante e 10 o chef d’oeuvre! A cereja do bolo, uma obra-prima. Tudo na sua opinião, é claro, haha.

    Tá vendo que na frente do anime tem duas opções que são editmore? Na opção edit, você pode detalhar ainda mais as informações de seu mangá (também tem essa mesma opção na lista de animes), que são as seguintes:
    edit - MAL
    Data de início, de término, comentários, classificar o mangá, se você re-leu, qual o valor da releitura, qual a forma de armazenamento ou leitura, qual a prioridade de leitura… Informações bastante importantes, né?

  4. Você quer saber sobre um anime ou mangá? Procure na barra de pesquisa do MAL!
    Passo 1:

    pesquise - MAL

    Quer saber sobre Shingeki no Kyojin, por exemplo? Jogue ali naquela barrinha e escolha o que você quer saber.

    Passo 2:

    pesquise 2 - MAL

    Caso você tenha selecionado Anime, por exemplo, o próximo passo é a escolha entre os resultados!

    Passo 3:

    anime - MAL

    Na página inicial da primeira temporada de Shingeki, por exemplo, você vai encontrar o rank dele ali no cantinho direito superior (27º mais popular é bem alto, né?) Aí tem a Sinopse, animes relacionados, personagens e seus respectivos dubladores. Ao lado, no canto esquerdo, informações gerais sobre a série.

    anime 2 - MAL

    Se você clicar em REVIEWS, encontrará as análises de vários usuários do MAL sobre o anime. Quer tirar uma dúvida inicial se o pessoal tá gostando? Só dar uma olhadinha ali e tirar suas conclusões. Essas revisões costumam ser bacanas e bem críticas.

    anime 3 - MAL

    Aqui temos a galinha de ovos de ouro! Caso você queira achar algum anime parecido com algum que você já tenha assistido, clicando em Recomendações você encontrará vários animes bem semelhantes. E a lista deles costuma ser bem grande, então, é só dar graças que seus problemas com isso acabaram!

    As outras abas também são bacanas e é só explorar.

  5. Aproveitar à beça e dar adeus à falta de organização e memória!

O MAL simplificou muito a minha vida otaku e acabou virando um site santificado/beatificado e tudo mais pra mim. Vai a dica: Vale DEMAIS a pena! O tuto ficou bem basicão e, como eu disse algumas vezes, o negócio é saber explorar bem, porque não tem segredos. Pelo que já deu pra concluir até aqui, o único probleeema mesmo pode ser que o site é todo na língua inglesa e não tem como traduzir, então é pedida básica que você manje um pouco “dos ingleses”. Mas até um google tradutor e uma interpretação de texto mágyca salva nessas horas.

Espero que seja de ajuda e que vocês curtam pra caramba! AGORA CORRE PRA USAR E ATUALIZAR SUA LISTA!

E ah, não adianta pedir pra colocar Avatar na lista. Os adms de lá já foram certeiros na causa: Avatar NÃO é anime, gente :p

Caso queiram ver o meu perfil lá como exemplo, o link é esse aqui!

Bjão da Liao e até a próxima! C;

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).