Nota da editora: A ideia é fazer uma seção com aqueles livros que NINGUÉM pode deixar de ler! Se você já leu e conhece algum amigo que ainda tá enrolando marque-o aqui nos comentários!

The Big Brother is watching you!

O livro 1984 é um romance distópico escrito por George Orwell, em 1948. Como disse no último post, esta é minha distopia preferida e é sobre ela que falarei hoje.

A obra conta a história de Winston, um homem solitário que vive em Oceania e cujo trabalho é alterar documentos públicos e obras literárias, fazendo com que o Partido apareça sempre como um governo correto e justo, já que documentos com informações “erradas” são descartados.

divisão_territórios_1984

Guerra é paz
Liberdade é escravidão
Ignorância é força

O livro é considerado um clássico e eu considero sua leitura obrigatória por diversos motivos, mas quero destacar cinco deles. Quem sabe não inspiro vocês a conhecerem também?

01. O cenário político

Escrito em 1948, a história atemporal faz com que 1984 seja considerado um clássico especialmente por seu cenário político. Características sobre o controle do governo sobre os cidadãos em relação a disseminar o ódio ao inimigo (que pode mudar em algum momento) nas guerras, a forma de combater qualquer atitude rebelde que saia da linha e o controle sobre as informações podem ser identificadas em situações reais passadas e atuais. Pare e reflita sobre quanta informação o nosso governo e/ou de outros países podem esconder. Ou como pode ser fácil fazer uma população bradar contra uma nação em conflito ainda que nada se entenda sobre ela. Qualquer semelhança entre a narrativa e a realidade pode não ser coincidência.

02. Importância da língua

Novafala é um idioma criado para o universo de Orwell, que consistia em remover ou condensar palavras. Um exemplo? Para algo “bom“, não é necessário usar o oposto “mau“, e a criação de “imbom” seria o suficiente. Por sua vez, algo “ótimo” seria “plusbom“. Dessa forma, o pensamento de cada um poderia ser controlado e condicionado, além de que evitaria que alguma pessoa tivesse “ideias erradas ou ilegais”, ou crimepensamento.

03. Origem do termo “Big Brother”

A ideia do Big Brother, aquele programa que conhecemos hoje, surgiu a partir dessa distopia. No livro, há teletelas e câmeras espalhadas por todos os lados, inclusive nas casas e quartos de cada pessoa. O partido faz questão de lembrar a todos que “Big Brother is watching you” (O Grande Irmão está observando você), espalhando a mensagem por todos os lugares. O termo também é usado para expressar o controle e vigilância do governo sobre as pessoas e seus direitos.

04. Compreensão da mídia

A mídia, controlada pelo governo, informa ao povo aquilo que lhe é conveniente, ainda que pra isso precise alterar passado e futuro. “Quem controla o passado controla o futuro. Quem controla o presente controla o passado“, já citava o autor. Essa característica também pode ser associada aos grandes veículos de hoje – especialmente em épocas de manifestações e eleição.

05. Sobre as manifestações…

Há pouco mais de um ano, acompanhamos uma série de manifestações e, com isso problemas com a mídia e sua forma de posicionamento, com o governo e as ordens muitas vezes abusivas sobre os manifestantes, casos de pessoas infiltradas em grupos ativistas etc. As formas de tentar mudar uma realidade com a qual não concordavam podem ser diferentes do livro, mas a essência é a mesma. 1984 acerta nessa “previsão” também.

Esses são os pontos de 1984 que eu mais levo em consideração como um dos meus livros preferidos. Essa não é uma obra para ser legal ou inspiradora e nem mesmo uma história fácil de ler (eu demorei muito para engatar a leitura, por exemplo). Mas vale muito a pena encará-la tanto por ser um clássico quanto para ver melhor nossa própria realidade.

Enquanto eles não se conscientizarem, não serão rebeldes autênticos e, enquanto não se rebelarem, não têm como se conscientizar

Compartilhe: