Focinho Vira-Lata: campanha para ONGs de adoção coloca bichinhos como super-heróis

focinho-vira-lata-

Conheça o projeto que busca ajudar na manutenção de ONGs que abrigam animais sem lar!

Se tem uma coisa que aquece nossos corações são os animais. Cães costumam possuir uma química especial com seus donos, o que provavelmente mantém o jargão de “melhor amigo do homem”. Segundo diversas pesquisas, o olhar carinhoso entre um humano e um cão faz com que haja liberação de ocitocina, conhecido como o hormônio do amor, que nos deixa felizes e totalmente desestressados.

E por isso, os bichinhos conquistam nossos corações de manteiga <3

Essa é uma das minhas <3

Essa é uma das minhas <3

Os gatinhos também conseguem nos derreter. Infelizmente, há um certo preconceito com os bichinhos, talvez associado à incapacidade dos humanos de amar sem dominar, já que o gato é um animal mais independente – e isso não significa e JAMAIS significará que ele não ama e não se apega a seu dono.

FOFINHO @.@

FOFINHO @.@

E todos nós sabemos que há muitos animaizinhos abandonados nas ruas, passando fome e muitas vezes sofrendo com os maus tratos das pessoas. Por isso, algumas ONGs se unem para recolher os bichinhos e tentar dar a eles o mínimo de dignidade. Entre elas, encontra-se a ONG AVAN (Assoc. Vida Animal), localizada em Curitiba.

Essa ONG possui em média 400 animais, chegando a gastar 125kg de ração por dia. Entretanto, com a dificuldade de manter essa média, os bichinhos podem ficar em estado de desnutrição – e a ONG pode acabar fechando as portas por não possuir nenhum apoio financeiro do poder público, mantendo-se ativa apenas diante de doações e parcerias. Além disso, eles realizam castrações.

E assim nasceu o Projeto Focinho Vira-Lata!

projeto-focinho-vira-lata-ong-animais-catarse-

O projeto busca criar uma loja virtual com produtos personalizados, como almofadas, camisetas e canecas, com ilustrações de cachorros e gatos vira-latas vestidos de personagens famosos da cultura geek. Assim, ao ajudar o projeto, uma parte do valor é repassada à instituição em forma de ração. O valor arrecadado será distribuído da seguinte forma:

projeto-focinho-vira-lata-ong-animais-catarse-2

Além disso, o projeto busca criar mascotes próprios, baseados em pets reais, com a finalidade de fazer tirinhas críticas nas redes sociais, envolvendo assuntos como abandono, maus tratos, adoção vs compra, dentre outros. Os organizadores também buscam parcerias de youtubers e blogueiros(as) para promover a campanha #focinhovira-lata.

projeto-focinho-vira-lata-ong-animais-catarse-1

projeto-focinho-vira-lata-ong-animais-catarse-6

Por enquanto, os organizadores criaram duas estampas: Batdog e a Dog.va, inspiradas em Batman e na Di.va (Overwatch). Confira:

projeto-focinho-vira-lata-ong-animais-catarse-3 projeto-focinho-vira-lata-ong-animais-catarse-4

Gostou do projeto? Você pode apoiá-los no Catarse com o valor mínimo de R$15. A campanha vai até o dia 03 de junho!

Você também pode acompanhar o projeto no Facebook (produção das imagens e tirinhas) e, posteriormente, em seu site oficial (o domínio foi cedido pela TagBit, parceira do projeto).

Quem escreve? Mindy

Cosplayer, graduanda em Direito e futura juíza. Amante de World of Warcraft e Ragnarok, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon (ou até mesmo a Princess Serenity) mas se contenta com a forma comum da Usagi.