Experimentando o card game de Pokémon no Poke Party Day

Untitled design (1)

Poke Party Day e curiosidades do card game

No último dia 27 de fevereiro comemoramos 20 anos de existência da franquia Pokémon no Poke Party Day. A programação do evento foi ampla e contou com palestras, gincanas, desfiles de cosplay, torneios em todas as formas possíveis e ilustradores que faziam arte na hora com o seu Pokémon predileto.

Ilustração feita na hora

Ilustração feita na hora

Apesar de estar aqui para falar sobre outros assuntos não pude deixar de tirar umas fotinhos dos cosplays. Alguns estavam fofos demais e sei que todos amam, separei dois dos que mais gostei.

Linda Enfermeira Joy

Linda Enfermeira Joy

Inseparáveis Misty e Ash

Inseparáveis Misty e Ash

Durante os torneios pude conversar com a ÚNICA menina jogando o card game e ela me revelou que muitas das garotas se sentem intimidadas e por vezes muito assediadas o que as afasta do jogo, porém por ela estar sempre acompanhada sente-se segura para competir por sua paixão.

Pokemon TCG e seus torneios

Pokemon TCG e seus torneios

Sendo assim, saí desse evento e fui direto pesquisar como jogar e onde jogar.

A Copag conseguiu os direitos da franquia em 2011 e fez um ótimo trabalho no site. Lá mesmo, consegui encontrar um tutorial de TCG muito bom que foi o suficiente para começar a minha aventura.

No Card Game, você é um treinador Pokémon e começa com um Pokémon básico em sua mão e o coloca na mesa na posição ativa, ou seja esse é o Pokémon que está lutando contra o Pokémon do seu oponente. Ainda é possível deixar outros cinco Pokémons inativos no banco e você pode substituir pelo que está lutando quando este é nocauteado ou quando você achar que outro é mais vantajoso para a luta.

O jogo conta também com a sorte. Alguns cards solicitam que o jogador jogue uma moeda e caso o resultado seja cara a habilidade ativa e coroa a habilidade não ocorre. Em outros campeonatos que fui ver notei que muitos utilizam dados em substituição a moeda e no lugar de cara escolhe-se par ou impar.

Exemplo de moeda que acompanha baralhos pré-montados

Exemplo de moeda que acompanha baralhos pré-montados

Muitas lojas do ramo têm escolas para ensinar o pessoal a jogar Pokémon e ainda introduzem nos torneios.

Devido a quantidade de novas edições o Pokemon TCG é dividido em formatos, um de edições mais recentes que é o Standard, edições um pouco mais antigas que é o Extended e por último um formato que abrange todas as edições que é o Unlimited. Porém é muito difícil encontrar torneios oficiais ou até mesmo casuais nas lojas nos formatos Extended e Unlimited, quando encontro algum normalmente é Standard com as edições mais novas.

Eu tive alguma dificuldade para encontrar informações mais competitivas de Pokemon TCG mas indico um site que pude colher algumas preciosas que é o Bulbapedia.

Nos meus próximos artigos vou fazer um relato de como foi participar de um torneio Pokémon usando meus baralhos pré montados.

Começa minha aventura Pokemon TCG

Começa minha aventura Pokemon TCG

Até a próxima e caso você queira saber mais do evento clique aqui

 

 

Quem escreve? Lu Couto

Jogadora de Magic the Gathering desde 2000 e agora estou com um grupo de garotas estudando mais e mais para aumentarmos a representatividade nos torneios competitivos.