Entrevista com a melhor cosplayer de Zelda que você respeita: Layze Michelle

Layze Michelle Cosplay Zelda

Vocês acreditam que ela faz tudo sozinha?

Se você faz parte do universo dos cosplays, certamente já viu ou ouviu falar da Layze Michelle (e se não ouviu falar, nós já fizemos um perfil dela aqui no Garotas Geeks). Seus cosplays de Princesa Zelda encantam pela riqueza de detalhes e produção. Hoje temos o imenso prazer de trazer para vocês uma entrevista com a própria, com conselhos, dicas e um pouco da sua trajetória até virar SENPAI. ♥

[Garotas Geeks] O que te inspirou a começar a fazer cosplay?

[Layze Michelle] Entrei no mundo cosplay cerca de 6 anos atrás. Tudo começou no meu primeiro evento, sempre fui fã de animes e mangás desde a infância, e em 2006 fui convidada por uma amiga para acompanhá-la a um evento, como ela ia fantasiada, decidi então ir fantasiada também! Com a ajuda da minha tia, eu fiz a minha primeira fantasia da personagem que eu tanto amava na época, Haruno Sakura, depois que fui ao evento e vi tantas pessoas fantasiadas, felizes e amando interpretar os seus personagens, decidi que era aquilo o que eu queria como hobbie: COSPLAY!

Layze Michelle Cosplay Princesa Rosalina

[GG] A qualidade dos seus cosplays é um grande diferencial, mas também sabemos o quão difícil e caro deve ser se dedicar a tudo isso. Como foi a decisão de profissionalizar um hobby?

[LM] O perfeccionismo! UDHAUIDHSPIH

No início eu nem ligava pra isso, mas no meu segundo cosplay eu corri atrás de costureiras e nenhuma delas conseguiu captar o que eu queria, afinal, elas costuravam roupas normais, e eu estava pedindo uma coisa “diferente”. O perfeccionismo tomou conta de mim depois de ir a 3 costureiras e nenhuma roupa ter ficado do jeito que eu queria. Foi assim que decidi que eu mesma costuria minhas próprias roupas e faria meus próprios acessórios. E acreditem, até hoje algumas coisas ficam imperfeitas para mim, mesmo meu marido dizendo que estão perfeitas, sempre vai faltar algum detalhezinho para ficar 100% do meu gosto.

Layze Michelle Cosplay Zelda

[GG] Vamos falar de Zelda? Como não, né? Você ficou muito conhecida por conta dos seus cosplays da princesa, conte-nos um pouco sobre todo esse “boom”.

[LM] Aaah Zelda, Zelda… Essa pergunta é a mais difícil, pois o amor que eu sinto por essa franquia é inexplicável! Mas esse “BOOM” aconteceu comigo quando o Kotaku (site de guia gamer internacional) publicou uma matéria sobre a minha Zelda versão Twilight Princess, pelos detalhes da armadura, pinturas à mão dos tecidos, etc. Foi dali então que comecei a ficar bem conhecida pelos pequenos detalhes das roupas e acessórios, inclusive a Zelda Hyrule Warriors foi na mesma onda, pois a maioria dos cosplayers lá de fora usam Worbla e até hoje muitos não acreditam que fiz toda a minha armadura somente com E.V.A e cola.

Layze Michelle Cosplay Zelda

[GG] Mas não vamos deixar de fora os outros cosplays. Como você decide qual será o próximo personagem a virar cosplay? Alguém te ajuda nessa escolha e confecção das peças?

[LM] O grande problema de nós cosplayers é que, quando assistimos ou jogamos algo novo, é instintivo você bater o olho num personagem e pensar, “JÁ ERA, QUERO FAZER COSPLAY” e BOOM, você o escolhe para jogar, ou então só foca nele durante todo o anime/filme! Eu sou assim, a primeira que eu bater o olho e gostar da aparência (que eu não sei por que, mas TODAS são loiras), eu vou focar nela até o final pra ver se vou gostar ou não, mas nem sempre dá certo, muitas vezes nesse decorrer acabei gostando de outra personagem. Mas o importante é gostar e se identificar (ou não, já que os opostos também se atraem), eu mesma sou muuuito estressada, mas me atraio fácil por personagens fofas, alegres e sérias!

E não, eu não tenho ajuda de ninguém, faço tudo sozinha! ^^

Layze Michelle Cosplay Zelda

[GG] Os seus tutoriais fazem a felicidade de muitos cosmakers, como surgiu essa ideia?

[LM] Eu toda hora recebo muitas perguntas como: “que material você usou?”, “como vocês fez isso?”, “como você acha que eu devo fazer aquilo?”, etc. Aí eu me lembro de quando comecei a fazer cosplay, eu pesquisava muito na internet, e quando eu não achava a resposta, eu empacava e travava ali. E pra sair eu levava muito tempo. Foi assim que eu tive a ideia de fazer lives e tutoriais, para poder ajudar as pessoas, ensinar o que sei e tirar suas dúvidas, pois eu sei muito bem a angustia que é travar e não saber o que fazer!

Layze Michelle Cosplay Zelda

[GG] Pra finalizar, se você pudesse dar 3 conselhos a uma pessoa que sonha em ser cosplayer e fazer bonito, quais seriam?

[LM] 1- Seja feliz e não deixe as críticas te derrubarem, pois não importa o quanto você se dedique e perfeito fique, sempre vai ter aquela pessoa que vai te criticar.

2- Se inspire sempre nos seus ídolos! Assim você sempre vai ter uma motivação para melhorar a cada dia, eu mesma tenho as minhas senpais! <3

3- Deixe sua marca no cosplay! Não se sinta mal se você não souber costurar ou fazer acessórios, não é errado comprar tudo pronto, mas tente ao máximo deixar sua marca no cosplay como procurar os tecidos ou estilizar a peruca! Afinal, o legal do cosplay também é o play! ♥

Enfim, é isso! O que mantém meu interesse em cosplay, além da diversão, é a criatividade! Não é só costurar, mas também esculpir, pintar, criar, trabalhar em perucas, maquiagem, interpretação em palco, fotografia, etc., as possibilidades são infinitas e sempre aprendo uma coisa nova a cada traje que trabalho, o que é muito divertido!

Layze Michelle Medli

Você pode conferir mais fotos, informações e produtos no site oficial da Layze: layzemichelle.com.br.

Fotos por: C. Souza Fotografia

Quem escreve? Anna Larissa

Dona do blog Console cor-de-rosa, amante de todos os tipos de jogos, desde mobiles até grandes produções mas há quem diga que é Nintendista ~cofcof~. A maior maratonista de séries que você respeita, nas vidas passadas já foi Card Captor e Sailor mas nessa é apenas um bicho preguiça. :)