Edições comemorativas do Antigo Mundo das Trevas!

banner_WoD

Esvaziando seu bolso e enchendo seu coração

Olá gente bonita e cheirosa, aqui é a Leila e eu vou acompanhar vocês pelo maravilhoso mundo do RPG, sigla em inglês para Role Playing Girls, obviamente (ahem). Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou ideias de reviews e temas relacionados a RPG de mesa (ou “tabletop” RPGs) é só comentar ou entrar em contato 🙂

Hoje é a vez dos crowdfundings do Mundo das Trevas Clássico ou Antigo Mundo das Trevas (World of Darkness ou WoD), linha de RPGs publicada pela editora White Wolf na década de 90.

titulos_WoD

Ilustrações de Vampiro, Mago, Lobisomem e Changeling, títulos da White Wolf no Antigo WoD

Com a chegada dos e-books e a tal da ~Era digital~, uma das preocupações dos jogadores de RPG de mesa era o destino dos próximos livros, módulos básicos e suplementos de seus jogos favoritos. Principalmente para os jogadores nacionais, adquirir um livro de RPG sempre foi motivo de orgulho, carinho e cuidado, quase como aquela criança que chega na sala ostentando uma caixa de faber-castell com aquelas cores metálicas…

Quem curte um assédio literário (quando você abre um livro novo, passa a mão na capa, nas folhas, enfia o nariz sem pedir permissão, é, bem isso) sabe que um livro de RPG novo passa por um ritual cuidadoso de assimilação, quase como um primeiro encontro com Aquele Caso Sério, etc. São coisas que, me perdoem os filhos do século virtual, kindle nenhum consegue substituir (sim, eu tenho um Kindle, mas, sim, eu sou ESSE tipo de entusiasta)
livro_sem_bateria

Aproveitando e unindo internet, fanbase e nostalgia no Vigésimo Aniversário do antigo Mundo das Trevas a Onyx Path, editora e desenvolvedora de jogos que “absorveu” a White Wolf tem feito desde 2012 uma série de projetos no kickstarter para lançar edições comemorativas-especiais-deluxe-over-9000-with-lasers de seus títulos mais memoráveis.

Pra quem não manja dos esquemas de financiamento coletivo ou crowdfunding, basicamente uma pessoa, entidade ou empresa propõe um projeto que pode ir de cardgames indie a curta-metragem conceitual e dramático, estabelecendo um valor mínimo para que o projeto aconteça, como um orçamento mesmo. A partir disso, quem propõe o projeto estabelece os “compromissos”, nos quais existem faixas de valores para contribuição que podem ir de $5 a $3,000 e com recompensas de acordo com o valor. Normalmente, os valores mais altos possuem recompensas muito boas, além de todas as outras recompensas inclusas nos valores menores.

As “pledges”, ou “colaborações”, animam pela possibilidade de ajudar mesmo com pouco, e as recompensas da Onyx Path tem sido pensadas de modo a comover e animar qualquer jogador de RPG apaixonado pelo hobby (acredite, we are many!!).

temos os melhores jogos também...

temos os melhores jogos também…

Indo de recompensas como “o nome do seu personagem na lista de colaboradores”, passando por “sua foto usada de referência para ilustrar uma tribo/clã/tradição”, chegando até “uma sessão de jogo de 4 horas por Skype com o Ethan Skemp”, todos os kickstarters da Onyx Path até o momento foram finalizados com sucesso, e alguns com margens ridículas de 900% do valor inicial, como no caso da edição comemorativa de 20 anos de Mago: A Ascenção…

A principal diferença das edições comemorativas-deluxe-omg-isso-é-tão-lindo para as edições revisadas disponíveis em pdf ou print-on-demand no site DriveThruRPG é basicamente a encadernação e acabamento do livro.

Sim, a edição deluxe-vou-guardar-isso-num-cofre de Lobisomem tem capa de couro (Ui), fita marca-página e páginas com bordas prateadas.

(Cuidado, imagens fortes a seguir ;___; )

capa-deluxe_lobisomem Capa da edição oh-my-goodness-gracious-look-at-that, de Lobisomem: O Apocalipse[/caption]

Apesar de toda essa bonança, um dos contras de colaborar estando em território nacional é que a conversão do dólar não ajuda muito. Por outro lado, mesmo que você não possa colaborar com o financiamento das edições-especiais-deluxe-over-9000-with-lasers, o site da DriveThru conta com as edições normais revisadas dos RPGs da White Wolf e de mais uma série de outros RPGs de várias linhas, inclusive com material independente e mais indie.

No Brasil, os desenvolvedores tem aproveitado o financiamento coletivo através de sites, como o Catarse, e existem diversos projetos com potencial, porém pouco conhecidos.

Uma das melhores coisas do financiamento coletivo é esse canal aberto com os colaboradores, inclusive com ideias de recompensas para os próximos projetos e pedidos para os próximos títulos que podem ganhar edições deluxe-master-blaster-awesomessauras, no caso da Onyx Path.

Ajudar no financiamento de um projeto também te dá uma ideia do processo por trás do desenvolvimento de um produto que, de outra maneira, te colocaria como consumidor final com quase nenhuma participação, sem contar que para os desenvolvedores o feedback é muito mais rápido e produtivo por acontecer no decorrer do processo.

Quem sabe ajudando a realizar um projeto dentro do seu hobby não surge aquela coragem pra bolar seus próprios crowdfundings e tirar aquela ideia da gaveta? 😉

Quem escreve? Leila

Arteira de coração, Designer por gambiarra, aspirante a Historiadora e um Arremedo de viagens, filmes, livros, imagens, bichos, açúcar, tempero e tudo que há de bom. RPGista fanática e exagerada, me apego a gente ficcional. Me empolgo demais quando não devo e dou risada quando não posso. Amo piadas ruins e acho graça no caos.