Dica de livro: Mistério do início ao fim, “A Garota no Trem” é o thriller do momento

a-garota-no-trem-livro-banner

Um livro daqueles que você não consegue largar!

Quem anda de transporte público e faz o mesmo caminho todos os dias acaba se acostumando com as casas e prédios que passam na janela. Às vezes, até acaba “conhecendo” os proprietários. Seria muita maluquice dar nomes para as pessoas que fazem parte do seu trajeto para o trabalho ou escola?

a_garota_no_trem_livro_capa

Rachel Watson pega o mesmo trem todo dia, no mesmo horário, e acompanha de longe a vida de Jess e Jason, um casal que chama sua atenção pela vida maravilhosa que levam juntos. Algumas casas para o lado, mora o ex-marido de Rachel, Tom, e sua atual esposa, Anna. Mais um motivo para que essas casinhas atraiam sua atenção.

Certa manhã, Rachel vê uma coisa chocante e desesperadora da janela do trem no quintal da casinha de Jess e Jason. Alguns dias depois disso, à noite, ela acaba indo até aquela rua, em que morava com Tom. E quando acorda no dia seguinte ela não lembra de nada do que aconteceu, e todos os noticiários estão mostrando que Megan Hipwell está desaparecida.

Jess e Jason, na verdade, chamam-se Megan e Scott Hipwell. E Rachel está sempre com uma bebida ao alcance da boca, deixando-a impulsiva e sem memória de alguns eventos.

suspense

Grande sucesso da autora Paula Hawkins, o livro A Garota no Trem, da editora Record, começa bem devagar, lentão, no ritmo de um trem velho, explicando e apresentando os personagens. O que por um lado é bom, pois dá todo um clima de suspense e deixa bem claro a personalidade de cada um. E é por isso que você suspeita que todos são os culpados do sumiço da Megan. Mas confesso que me deixou com sono esse começo mais parado.

Apesar disso, a autora soube trabalhar muito bem a temática, os personagens, o ambiente. Tudo deu o clima perfeito para o suspense perfeito. E o modo que ela organizou o livro, como se cada dia/momento fosse a página de um diário, dando “voz” a mais de um personagem, mostrando outros pontos de vista, é ótimo para entender melhor esse mistério!

É uma leitura intensa, um thriller muito inteligente e bem elaborado que vai te prender nas páginas até descobrir exatamente o que aconteceu. O que, por maestria da autora, realmente acontece só no final, não estragando o suspense. É praticamente impossível descobrir e ter 100% de certeza quem é o culpado do sumiço de Megan antes da hora certa.

Fique de olho!

O livro ganhou uma adaptação, com o mesmo nome, que estreia dia 27 de outubro aqui no Brasil! O elenco de A Garota no Trem conta com Emily Blunt, Haley Bennett e Luke Evans, com direção de Tate Taylor. O filme já estreou nos EUA, em primeiro lugar, e arrecadou US$ 24,7 milhões em um final de semana.

Quem escreve? Gabi Orsini

Aspirante a jornalista e bailarina. Conversa até com poste e acha que sabe cantar. Desde que descobriram que é uma sereia, não esconde mais isso. Ama tirar fotos e por o pé na estrada. Tem o dom de ler em qualquer hora e lugar. Blogueira no tempo livre. Sonserina sim.