Dica de leitura: O Feiticeiro de Terramar

terramar

Uma boa leitura para os apaixonados por fantasia

Os fãs de fantasia e de ficção científica sempre aguardaram a chegada dos livros da escritora Ursula K. Le Guin no Brasil, e a editora Arqueiro fez a alegria dos leitores quando lançou O Feiticeiro de Terramar neste ano. Detalhe que o livro foi originalmente publicado em 1968.

O livro conta como Ged se tornou o maior e mais poderoso feiticeiro de todos os tempos, e acompanhamos os primeiros passos e aprendizados do garoto. Mas como todo jovem ele é impaciente e se deixa levar pelo orgulho, e em uma tentativa de impressionar os colegas da escola de magos Ged acaba liberando um grande mal, que vai persegui-lo até os fins do mundo. Para consertar a besteira que fez Gavião, como é conhecido, tem que aprender tudo o que pode sobre magias, feitiços e poções para deixar a escola e enfrentar essa sombra que liberou e não vai deixa-lo em paz.

É muito interessante como ele evolui de um garotinho que quer aparecer para um homem sério e focado em sua missão. Mas não existe um aprofundamento maior na história. Acontece tudo tão rápido, e são tão poucas páginas, que quando você percebe já acabou e muita coisa ficou no ar. Me senti um pouco naquelas rodas de amigos onde alguém conta uma história antiga, em que não se sabe muitos detalhes e é contado o que se lembra de cabeça.

Apesar disso existem momentos muito profundos, de conflitos internos e questões que nos fazem pensar em nossas vidas. Tem também uma amizade muito bonita com outro mago, Vetch, que Gavião conhece na escola, e eles se apoiam mesmo depois de ano sem se ver. E o bichinho fofo que se apega ao protagonista e conquistou meu coração. Devo admitir que tenho um fraco por criaturinhas desse tipo.

mapa-terramar-livro

Mapa de Terramar

Também vale ressaltar as viagens de Ged pelo arquipélago, sua passagem por cada ilha e cidadezinha. Dá para ver o tamanho da imaginação de Ursula, e como o universo de Terramar é enorme! Uma pena o mapa dentro do livro ficar muito difícil de ver já que ele fica dividido entre duas páginas e algumas ilhas se perdem no meio da lombada.

O Feiticeiro de Terramar é o primeiro volume da série Ciclo de Terramar, e os próximos quatro livros devem chegar em breve no Brasil. Vale notar que a arte de capa é feita pela maravilhosa Sula Moon.

Ursula K. Le Guin

A autora do livro é um grande nome da literatura mundial, com destaque nos estilos fantasia e ficção científica, e é considerada uma das melhores autoras vivas dos gêneros. Atualmente com 87 anos, já ganhou diversos prêmios por suas obras, sendo as mais conhecidas a série Ciclo de Terramar e o livro A Mão Esquerda da Escuridão, da série Ciclo de Hainish.

Quem escreve? Gabi Orsini

Aspirante a jornalista e bailarina. Conversa até com poste e acha que sabe cantar. Desde que descobriram que é uma sereia, não esconde mais isso. Ama tirar fotos e por o pé na estrada. Tem o dom de ler em qualquer hora e lugar. Sonserina sim.