Barbie® homenageia mulheres históricas no Dia Internacional da Mulher!

capa_barbie

Frida Kahlo e outras maravilhosas mulheres históricas e da atualidade virarão Barbies oficiais!!

Crianças em todo o mundo logo poderão possuir uma boneca Barbie com a semelhança de Frida Kahlo, Amelia Earhart ou Katherine Johnson. Todas essas três mulheres fizeram história em diferentes setores: Earhart foi a primeira aviadora feminina a atravessar o Oceano Atlântico; a artista mexicana Kahlo era conhecida por seu estilo de pintura único e por seu ativismo feminista; e Johnson – que inclusive ganhou um filme em 2016 dedicado à sua biografia, chamado “Figuras ocultas” – quebrou barreiras na matemática como mulher negra e calculou dezenas de trajetórias para a NASA, incluindo o voo de Apollo 11 de 1969 para a lua!

Segundo levantamento da Mattel, 86% das mães pesquisadas estão preocupadas com o tipo de modelo a que suas filhas estão expostas. É por isso que as bonecas, que fazem parte da nova série da Mattel intitulada “Mulheres Inspiradoras”, serão produzidas em massa e vendidas nas lojas. A empresa de brinquedos não tem uma data exata para quando eles irão chegar às prateleiras, mas disse que cada uma terá informações educacionais sobre a mulher que a inspirou. Abaixo o vídeo de promoção da campanha:

E ainda tem mais! Lisa McKnight, a vice-presidente sênior e gerente geral de Barbie, disse na última terça-feira (27/02) em um comunicado de imprensa:

Como uma marca que inspira o potencial ilimitado das meninas, Barbie vai homenagear seus melhores exemplos para o Dia Internacional da Mulher, porque sabemos que vocês não podem ser o que não podem ver. As meninas sempre conseguiram desempenhar diferentes papéis e carreiras com a Barbie e estamos entusiasmados em representar ícones da vida real para lembrá-las de que podem ser qualquer coisa.

A Katherine Johnson, que hoje tem 99 anos, já inclusive participou trabalhando em estreita colaboração com a Mattel para criar a sua boneca e garantir que ela parecesse tão semelhante com ela quanto possível. <3 Olhem só como ficaram LINDAS as três:

Na ordem:

Na ordem: Amelia, Frida e Katherine!

Antes do Dia Internacional da Mulher na próxima quinta-feira, a linha “Shero” (fusão das palavras she e hero) da Barbie também honrará 14 outras mulheres diversas de nacionalidades diferentes que são exemplos para a sociedade nos dias atuais. Essas bonecas que celebram mulheres da atualidade não foram feitas na intenção de serem vendidas, apesar de algumas particularmente populares acabarem indo para as lojas antes, como a boneca da ginasta olímpica Gabby Douglas. De qualquer forma, as 14 novas mulheres que a Barbie celebra com a linha Shero incluem a atleta olímpica de snowboard Chloe Kim, Patty Jenkins que é a diretora do filme Mulher Maravilha e a conservacionista australiana Bindi Irwin. A linha já homenageia outras mulheres, incluindo a diretora Ava DuVernay, a atriz Emmy Rossum e a bailarina Misty Copeland.

Abaixo vocês conferem as fotos de todas as 14 bonecas Shero e da Inspiring Women da Barbie com explicações traduzidas sobre cada uma das mulheres (para melhor visualização, clicar na imagem):

barbie amelia barbie ashley barbie ava barbie chloe barbie frida barbie gabby barbie guan barbie hélène barbie ibtihaj barbie irwin barbie katherine barbie leyla barbie martyna barbie misty barbie nicola barbie patty barbie ruoqi barbie sara barbie tanMuuuuito FODA né? Estamos emocionadas <3 #VaiMattel

Vocês podem visitar o site da Mattel para ver mais informações sobre a série “Mulheres Inspiradoras”.


Fontes: HuffPost | Mattel

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).