Aventure-se numa jornada heroica no livro-jogo O Feiticeiro da Montanha de Fogo

o-feiticeiro-da-montanha-de-fogo-capa-1

Com apenas um lápis, uma borracha e dois dados você pode se tornar um aventureiro numa fantástica aventura.

Essa dica é especial para os rpgistas que, por razões profissionais, estudantis, ou porque o grupo não consegue conciliar uma data, não tem conseguido mais jogar RPG, mesmo nos finais de semana. Que tal retomar, ou experimentar, aqueles livros-jogos que fizeram tanto sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 1990?

o-feiticeiro da montanha de fogo capa

Atualmente, estou me divertindo com o livro-jogo O Feiticeiro da Montanha de Fogo. Essa aventura que marcou o início da série “Aventuras Fantásticas” e foi o primeiro livro escrito pela dupla Steve Jackson e Ian Livingstone. Esse livro-jogo é um clássico da literatura infanto-juvenil, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos em 17 países.feiticeiro-da-montanha-de-fogo1

Em O Feiticeiro da Montanha de Fogo interpretamos um aventureiro em sua saga para encontrar o tesouro de um poderoso feiticeiro, escondido nas profundezas da Montanha de Fogo, situada ao norte da Floresta de Darkwood. Muitos aventureiros como já entraram nas cavernas para recuperá-lo; nenhum jamais retornou. Você ousa tentar?

Confesso que não devo estar jogando da melhor forma possível, pois tenho somente cerca de duas horas por dia no intervalo do trabalho (não consigo ler no ônibus…). A falta de regularidade faz com que as vezes eu perca a página onde estou, ou o ritmo de jogo. Mas ainda, assim, a diversão é certa! Só preciso de um lápis, uma borracha e um aplicativo para rolar os D6.feiticeiro-da-montanha-de-fogo2

Os mais tradicionalistas, podem utilizar dados de verdade ou apenas usar as páginas do livro que trazem duas faces aleatórias de dados de seis lados. Não ter dado em casa, ou na bolsa, ou na mochila, ou no celular, não é mais desculpa para não enfrentar O Feiticeiro da Montanha de Fogo.

Mesmo jogando de maneira meio zoada, ainda posso falar que os livros-jogos são ótimos passatempos para momentos em que você precise ficar esperando ou não tenha muito o que fazer. Você mata a monotonia e recorda o clima das aventuras clássicas de D&D.feiticeiro-da-montanha-de-fogo3

Mesmo sabendo que os livro-jogos não são realmente RPG – pois apesar da temática, todo livro-jogo tem começo, meio e fim, como qualquer outro livro – um livro-jogo O Feiticeiro da Montanha de Fogo é uma oportunidade bacana pra se divertir e ainda matar a saudade das suas aventuras nas dungeons, enquanto não convence seu grupo a se reunir novamente.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestranda em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!