Ainda não conhece Dave McKean? Saiba mais sobre o artista que fez as capas de Sandman

dave-mckean-Divulgação-fiq-2018

Confira a terceira parte da entrevista exclusiva do quadrinista, ilustrador, cineasta e músico inglês para o Garotas Geeks!

Você ainda não entendeu por que toda essa agitação pela vinda de Dave McKean ao Brasil? Não sabe quem é esse artista inglês que foi um dos principais convidados internacionais da 10a edição do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos? Nunca viu as fantásticas capas de Sandman? Não conhece Asilo Arkham ou Coraline?

Seus problemas acabaram! Confira aqui uma mini-biografia desse artista que mistura em seus trabalhos desenho, pintura, fotografia, colagem digital e escultura.Dave-McKean Foto Luciana d'Anunciação 1Dave McKean nasceu em Taplow, no Reino Unido, em 1963. Se formou na Escola de Arte de Berkshire e, logo em seguida, iniciou sua carreira como ilustrador. Em 1986, Dave conheceu Neil Gaiman, com quem tem, desde então, uma sólida parceria nos quadrinhos e em outras mídias. A primeira colaboração dos dois aconteceu em 1987, quando McKean ilustrou a graphic novel “Violent Cases”.

A parceria de Dave McKean e Neil Gaiman se consolidou na série de HQs “Sandman” e McKean fez as capas de todas as 75 edições. Dave também criou as capas de “Orquídea Negra”, “Morte”, e foi responsável pelas ilustrações dos livros infantis “Os Lobos Dentro das Paredes”, “O Dia em que Troquei Meu Pai por Dois Peixinhos Dourados”, “Coraline”, e pelos desenhos das HQs “Sinal e Ruído” e “Mr. Punch”, todas obras escritas por Neil Gaiman.

Sinal e Ruído - Foto Luciana d'Anunciação

Dave criou, também em 1987, os desenhos da aclamada HQ “Asilo Arkham”, de Grant Morrison, uma perturbadora história no universo do Batman.

Durante os anos 90, McKean escreveu e ilustrou a HQ Cages. Em 2012, foi lançado no Brasil “Cenas Marcantes”, uma edição especial com um compilado de histórias em quadrinhos produzidas por Dave entre meados dos anos 1990 e início dos 2000.
O primeiro trabalho de Dave como diretor de cinema foi no longa ‘Máscara da Ilusão’, lançado em 2005, que teve roteiro escrito a quatro mãos com  Neil Gaiman. McKean também dirigiu os longas The Gospel of Us (2012) e Luna (2014).

Filme Mirror MaskEm 2012, foi publicado no Brasil o livro de divulgação científica voltado para crianças e adolescentes A Magia da Realidade. A obra é fruto da parceria entre Dave e o biólogo Richard Dawkins. McKean também fez ilustrações exclusivas para a nova edição do livro Laranja Mecânica, da editora Aleph.

Deve retorna sua parceria com Gaiman em 2017, com o lançamento da nova edição do livro Deuses Americanos pela editora londrina Folio Society, que contou com 12 novas ilustrações de McKean.

A música é uma paixão adolescente de Dave que acabou virando hobby e, mais tarde, negócio. Além dos quadrinhos, McKean também se dedica à produção de capas de discos para artistas e bandas, gerencia uma gravadora independente e toca piano quando tem vontade.Imagem_Black_Dog_reprodução Dark Side Books

O trabalho mais recente de  Dave McKean é a graphic novel “Black Dog – Os Sonhos De Paul Nash” que está sendo lançada no Brasil pela DarkSide Books.

O que tem na estante e na prancheta de Dave McKeanDave-McKean - foto Luciana d'AnunciaçãoVocê conhece algum artista ou quadrinho brasileiro?
Estou ansioso para descobrir a cena de quadrinhos brasileiros. Conheço muitos artistas argentinos, mas não tanto os  brasileiros.

Existe alguma revista em quadrinhos publicada recentemente que você acha que deveríamos ler?
Continuo encontrando novos trabalhos extraordinários de pessoas como Jorge Gonzales, Pedrosa, Auladel, Peter Sis e muitos outros.

Em qual projeto você está trabalhando e que esperamos ver no futuro?
Acabei de terminar um livro com o autor americano Jack Gantos (ainda estamos discutindo sobre o título). Ainda estou trabalhando em uma graphic novel inspirada no filme mudo O Gabinete do Dr. Caligari, e estou prestes a começar a ilustrar uma nova HQ que escrevi para Dark Horse sobre o mundo natural, pesar, verdade, e monstros (tanto os fantásticos quanto os políticos). Também estou editando meu novo filme, Wolf’s Child, e trabalhando em projetos de ilustração e livros.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!