A origem do penteado da princesa Leia

leia-hair

Provavelmente, você já deve ter se perguntado porque a princesa Leia usa o cabelo daquele jeito: dividido em 2 partes torcidas e presas nas laterais.
É pra proteger as orelhas do frio? Era tendência fashionista em Alderaan? Ou só pra pagar de gatinha? Não é nada disso.
Veja o que o próprio George Lucas falou:

“No filme de 1977, eu estava trabalhando duro para criar algo diferente que não era fashion, então eu escolhi um visual de uma espécie de ‘Pancho Villa’ feminina, uma mulher com um aspecto revolucionário. Os ‘montes’ de cabelo dos dois lados da cabeça são característicos da virado do século XX, no México.”

Pra quem não conhece, Pancho Villa foi um dos comandantes mais famosos da Revolução mexicana. Participou bravamente da luta armada contra o governo, mas acabou assassinado em 1923. A ideia de George Lucas era criar na Leia uma espécia de mulher revolucionária, e usou como inspiração um dos cabelos das supostas esposas de Pancho, como dá pra perceber na foto abaixo.

Saca só a inspiração

Saca só a inspiração

De acordo com Lucas, sua inspiração veio daí. Mas nós, Garotas Geeks, não nos convencemos assim tão facilmente. Ativei o modo “JORNALISMO VERDADE EU QUERO IBAGENS”, fui investigar a respeito e encontrei diferentes aparições do ~look Leia~ ao longo dos tempos.
Se você achava que a única aparição desse penteado foi com a Princesa Leia, está enganado, meu caro. No filme “The Dambusters”, de 1955, a esposa de um dos personagens aparece com um penteado nesse mesmo estilo. Olha só:

Conheço esse penteado de algum lugar.

Conheço esse penteado de algum lugar.

Acha que parou por aí? Nada disso.
Além de de estar presente no filme “The Dambusters”, outra aparição do penteado é na Dra. Barbara Gordon, nos quadrinhos da “BatGirl”. Quem diria que esse cabelinho iria aparecer nas HQs, hein?

BatGirl + Leia = COMBO BREAKER

BatGirl + Leia = COMBO BREAKER

E ainda tem mais! Na HQ “Flash Gordon”, de 1934, a personagem da rainha Fria é praticamente a ~variação~ loira de uma princesa Leia! A diferença é que Fria tem um coque atrás da cabeça, além dos dois laterais. Mas ainda assim, não há como negar a semelhança.

fgfria1a

ScreenShot2011-07-25at10.47.17PM

Será que George Lucas realmente se inspirou nas revolucionárias mexicanas, mesmo com tantas influências nas HQs e no cinema? A minha opinião é que a citação de Lucas, no início desse post, seja verdadeira e nossa Leia seja realmente inspirada em uma mulher revolucionária, o que seria muito justo para a personagem.
Mas confesso que foi interessante descobrir todo esse histórico sobre um “mero penteado”, confirmando que todos os detalhes da saga de Lucas parecem ter sido (mesmo) detalhadamente pensados. <3 Garotas Geeks também é cultura, mermão! o/

Como não amar? <3 Como não amar? <3[/caption]

Quem escreve? Tammy

Jornalista, pedreira, uma das fundadoras do Garotas Geeks e desbravadora de indie games. Muda a cor do cabelo 1 vez por mês, é a encarnação humana do Snorlax e faz cospobre de Pikachu nas horas vagas. Me encontre em qualquer lugar com o @tammynhoca :)