3 aplicativos para praticar meditação e manter-se mais leve

one moment meditation

Fique mais tranquilo e controle a ansiedade.

A prática da meditação possui muitos benefícios, como a redução do stress (estudo aqui!), melhora da função imunológica (estudo aqui!), auxilia na qualidade do sono (estudo aqui!) e melhora a cognição (estudo aqui!).

Mas não é tão difícil quanto parece! Para dar uma mãozinha, escolhemos três aplicativos bacanas para começar a prática e trazer grandes vantagens para a sua vida.

Lojong

Lojong é um aplicativo que possui meditações guiadas, com diversos métodos (dentre eles o programa CEB, que foi avaliado através de um rigoroso estudo científico realizado pela Universidade de São Francisco, Califórnia. Este estudo revelou uma redução significativa dos graus de depressão, ansiedade e estresse dos participantes em 5 semanas!), tudo organizado por um caminho de dez etapas para introduzi-lo na prática, de modo que você possa aprender a treinar sua mente de forma gradual.

Também há vários vídeos animados para ajudar no aprendizado e artigos sobre bem-estar, caso você desenvolva maior interesse pela prática da meditação. E não acaba por aí! Você pode usar o timer para programar suas meditações, acompanhar seu desenvolvimento pelas estatísticas diárias, criar lembretes e usufruir de duas funções bem úteis: o modo não perturbe (para silenciar o celular) e modo offline (se estiver sem acesso à internet, isso não será um problema!).

aplicativos-meditação-lojong

app faz tudo isso de uma forma bem simples, trazendo para nós o principal objetivo da meditação: transformar a mente. Como a própria equipe nos diz, quem toca um instrumento musical tem de treinar até desenvolver seu potencial. Ninguém espera tocar piano sem treino. Por que seria diferente com qualidades em potencial da mente como relaxamento, atenção, foco e compaixão? O Lojong tem como objetivo apresentar este treinamento da forma mais clara possível para que você possa perceber os benefícios em pouco tempo 🙂

Os áudios são traduzidos para o português, é um dos poucos aplicativos úteis de meditação com esta funcionalidade, razão pela qual o coloquei no topo da lista.

Disponível para Android e iOS. Conheça mais sobre o aplicativo no site oficial.

Headspace

O que me chamou a atenção neste app é que ele foi fundado por Andy Puddicombe, que possui anos de vivência como monge budista, e que nos guia por cada passo no caminho em busca do treinamento da mente e, consequentemente, do corpo para vivermos uma vida mais saudável para nós mesmos.

O pacote gratuito ensina os fundamentos básicos da meditação e do mindfulness, apresentando técnicas clássicas de meditação para usar em situações do cotidiano (como stress e a criatividade), além de impulsionar a nossa atenção com algumas notificações personalizadas que nos ajudam a manter o estado de consciência durante o dia. Outra coisa interessante é a possibilidade de acompanhar e compartilhar seu progresso com outros usuários.

aplicativos-meditação-headspace

No geral, este aplicativo funciona por seis grandes pacotes: Felicidade (que possui os módulos de Autoestima, Relacionamentos, Paciência, Felicidade, Aceitação, Valorização), Saúde (que possui os módulos de Ansiedade, Estresse, Sono, Depressão, Gravidez, Câncer, Manejo da dor), Coragem (que possui os módulos de Arrependimento, Raiva, Mudança, Inquietude, Gentileza, Generosidade), Trabalho e Desempenho (que possui os módulos de Produtividade, Concentração, Criatividade, Equilíbrio), Esportes (que possui os módulos de Motivação, Concentração, Treinamento, Competição, Comunicação, Análise, Recuperação, Reabilitação) e Estudantes (que possui os módulos de Concentração, Saída de casa). Mas também é possível usufruir de exercícios avulsos e sessões independentes, inclusive para momentos de sobrecarga mental ou emocional.

Outro destaque do app é a modalidade kids, voltado para crianças, trabalhando as  seguintes questões: Sono, Acordar, Calma, Concentração, Gentileza, Equilíbrio, Felicidade.

Infelizmente, os áudios estão apenas em inglês 🙁

Ele está disponível para Android e iOS. Veja mais no site oficial.

One-Moment Meditation

Este aplicativo é a solução se você está numa situação crítica (vulgo tendo uma crise de ansiedade ou de stress) ou se você não tem tempo para as meditações longas, já que ele leva, literalmente, um minuto – suficiente para que você encontre calma e renove sua energia, não importa onde esteja. Ele também me ajuda muito a melhorar o foco e a produtividade. Pra mim, é o mais eficiente em situações de crise.

app tem instruções bem simples e claras, um vídeo instrutivo de cinco minutos, temporizador da meditação (de um minuto, porque é o tempo que leva), exercícios opcionais antes e após a meditação de um minuto para aquecer e relaxar (são muito úteis e tão curtos quanto a meditação em si) e lembretes diários.

aplicativos-meditação-omm

O único contra deste aplicativo é que ele ainda não tem tradução para o português!

Disponível para Android e iOS. Confira mais informações no site oficial.

Quem escreve? Mindy (Yasmim Alvarez)

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft e Ragnarok, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon (ou até mesmo a Princess Serenity) mas se contenta com a forma comum da Usagi.