14 games que utilizam captura de movimento para deixar os personagens mais realistas

Quantum Break cover

Fique por dentro dessa técnica super bacana!

Com o recente lançamento de Quantum Break, que utiliza atores para a captura de movimento (motion capture ou mocap) dos seus personagens, resolvi escrever sobre os jogos que usam essa técnica. Mas afinal, o que é captura de movimento e para que serve? A captura de movimento é uma técnica de computação gráfica utilizada em games, animações e filmes para gravar o movimento de artistas, esportistas, lutadores e animais e transpor os movimentos de maneira digital, dessa forma, trazendo mais naturalidade aos movimentos corporais e faciais dos personagens através da modelagem e animação 2D ou 3D. É necessário usar uma roupa e sensores especiais para captar os mínimos detalhes enquanto são filmados. As cenas são gravadas em um pequeno cenário com poucos objetos.

Alguns atores também fazem o trabalho de dublagem dos personagens que interpretam na captura. Os personagens não precisam necessariamente ter o rosto dos atores que o interpretam na captura de movimento. Tem atores que interpretam criaturas, alienígenas e animais. Geralmente quando um estúdio quer utilizar o rosto do ator ou da atriz contratam uma pessoa famosa. Para fazer a captura é necessário contratar um profissional habilitado (ator, lutador ou esportista) para poder captar os movimentos e expressões faciais com precisão.

Gollum-Andy Serkis

Captura de Movimento de Andy Serkis como Gollum

No cinema Gollum (O Senhor dos Anéis e O Hobbit), Kong (King Kong), Caesar (Planeta dos Macacos: A Origem), capitão Haddock (As Aventuras de Tintim) e Supremo Líder Snoke (Star Wars: O Despertar da Força) foram todos interpretados pelo ator Andy Serkis através da captura de movimento e dublagem. Já o ator Benedict Cumberbatch dublou e fez a captura de movimento do dragão Smaug em O Hobbit e a atriz Zoe Saldana (a alien Na’vi, Neytiri ) fez o mesmo em Avatar juntamente com outros atores.

Senta que lá vem história

Alice Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas

Animações 3D como Beowulf, O Expresso Polar, O Homem DuploOs Fantasmas de Scrooge utilizam essa técnica. E até desenhos animados mais antigos como Alice no País das Maravilhas, Peter Pan, A Bela Adormecida e Branca de Neve e Os Sete Anões utilizaram uma versão rudimentar da captura de movimento. A tecnologia não existia na época e os animadores precisavam ter base dos movimentos dos personagens. No caso de Alice através do equipamento rotoscopia (rotoscoping), que permite os animadores redesenharem quadros de filmagem para animar um personagem em cima de uma cena filmada frame a frame. A atriz Kathryn Beaumont interpretou e dublou Alice passou por esse processo. Tem um vídeo das cenas dela aqui. Em A Bela Adormecida os animadores pegaram referência live action, ou seja, com a atriz se movimentando na hora! Confira o vídeo dos animadores aqui.

Inclusive alguns jogos mais antigos como Príncipe da Pérsia, Another World e os três primeiros jogos de Mortal Kombat também utilizaram a rotoscopia.

Mortal Kombat

Captura de movimento de Johnny Cage através da rotoscopia

Voltando às técnicas atuais de captura de movimento chegou a hora da lista de games que utilizam essa técnica:

1. Quantum Break

Captura de movmento de Dominic Monaghan e Aidan Gillen

Captura de movimento de Dominic Monaghan e Aidan Gillen

O jogo utiliza a captura de movimento e as vozes dos atores Shawn Ashmore (Jack Joyce), Dominic Monaghan (William Joyce), Aidan Gillen (Paul Serene), Lance Reddick (Martin Hatch) e Courtney Hope (Beth Wilder).

Veja como ficou a caracterização de Shawn Ashmore como Jack Joyce:

Jack Joyce

Jack Joyce

Ficou parecido ou não?

2. The Last of Us

The Last of Us

Captura de movimento dos atores em The Last of Us

The Last of Us 2

No caso de The Last of Us os personagens Ellie e Joel não possuem a caracterização física dos atores da captura de movimento. Apenas seus movimentos serviram como base. Os personagens foram interpretados e dublados respectivamente por Troy Baker e Ashley Johnson. Há quem diga que Ellie ficou a cara da atriz Ellen Page.

Beyond Last of Us

Fonte: Talk Amongst Yourselves

Confira como feita a cena do carro aqui:

3. Beyond Two Souls

Beyond Two Souls

Captura de movimento de Ellen Page

Para Beyond Two Souls foram contratados a atriz Ellen Page e o ator Willem Dafoe para a captura de movimento e dublagem de Jodie Holmes e Nathan Dawkins. Dá uma olhada no processo de captura dos atores logo abaixo:

 4. Tomb Raider 

Tomb Raider

Captura de movimento de Camilla Luddington

Para o reboot de Tomb Raider a atriz Camilla Luddington foi escolhida para a captura de movimento e dublagem de Lara Croft. A atriz repetiu a dose na continuação Rise of the Tomb Raider. Você pode conferir o processo aqui:

 5. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Snake

Captura de movimento facial de Kiefer Sutherland

Captura de movimento de Stefanie Joosten

Captura de movimento de Stefanie Joosten

Quem dá vida ao personagem Snake é o ator Kiefer Sutherland (24 Horas) e a atriz Stefanie Joosten interpreta a personagem Quiet. O vídeo abaixo mostra o processo de captura de movimento de Quiet:

6. Enter the Matrix

Enter The Matrix

Captura de movimento de Jada Pinkett-Smith e Anthony Brandon Wong

O jogo Enter The Matrix, baseado nos filmes da trilogia Matrix, possui a captura dos personagens Niobe (Jada Pinkett-Smith) e Ghost (Anthony Bradon Wong). A dupla também participou dos filmes Matrix Reloaded e Matrix Revolutions. Como o game é de 2003 dá para perceber a diferença nas roupas, sensores e cenário em comparação com outros jogos mais novos. Veja como foi o processo:

 7. Heavenly Sword

Captura de movimento de Andy Serkis

Captura de movimento de Andy Serkis

Captura de movimento de Anna Torv

Captura de movimento de Anna Torv

Outro jogo que também usou captura de movimento foi Heavenly Sword. E Andy Serkis está no elenco. Sim, aquele mesmo citado no começo desse texto. O ator interpreta o Rei Bohan. Já a atriz Anna Torv ficou com o papel principal: a guerreira Nariko. Confira a captura dos atores aqui:

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.