13 curiosidades que você (provavelmente) não sabia sobre Mortal Kombat

13_curiosidades_Mortal_Kombat

Trouxemos13 curiosidades super interessantes da série para ajudar na ansiedade!

Às vésperas do lançamento de Mortal Kombat X (14 de abril), trouxemos 13 curiosidades sobre os games da série para ajudar vocês a aguentar a ansiedade! Como podem notar, já estamos entrando no clima do décimo jogo da série, MK X está na nossa lista dos 20 jogos mais aguardados de 2015.

Observação: Sugiro que leia a postagem ao som da música tema de Mortal Kombat:

13 – Há bugs que vem para o bem!

Ermac 2

Foi através de um erro no sistema que nasceu Ermac, o ninja vermelho. Os desenvolvedores precisam cortar custos na produção, além de economizar tempo e memória. Para isso, foi criado um ninja vermelho para retratar todos os demais ninjas da série em fase de testes para, mais tarde, a cor vermelha ser substituída pelas cores originais (azul para Sub-Zero, verde para Reptile…). Essa técnica é conhecia como troca da paleta (palette swap). Após jogar MK durante muito tempo, às vezes o bug ocorria: todos os ninjas mudavam para a cor vermelha e aparecia a mensagem “Er Mac” (Erro Macro). Logo começaram os rumores de que o ninja vermelho era um personagem secreto. O bug fez tanto sucesso que Ermac, o ninja vermelho que possui vida através de acúmulos de almas pertencentes a guerreiros caídos, teve sua estreia no Mortal Kombat 3, em 1995.

12 – Kickboxer Kurtis Stryker

Jax

Quem? Esse é o nome e o estilo de luta original do policial e parceiro de Sonya Blade, Jax Briggs. O personagem, que faria sua estreia no primeiro MK, foi descartado por causa da similaridade com Balrog, Deejay e Sagat, de Street Fighter. Outro fator importante era a falta de personagens femininas no jogo e, por causa disso, Sonya acabou entrando no lugar de Jax. O primeiro personagem afro-americano teve sua primeira participação no Mortal Kombat 2.

11-  Reptile

Reptile

O ninja verde Reptile é considerado o primeiro personagem secreto de um jogo de luta. Sua primeira aparição foi em Mortal Kombat, mas não como personagem jogável. Foi em Mortal Kombat 2 que o jogador pode controlá-lo.

10 – Prince

Prince

O ninja roxo Rain é inspirado no filme Purple Rain de Prince. Isso explica o nome, a cor e também a origem do personagem. Rain é considerado um príncipe em seu reino, Edenia.

9- Captura de movimentos

Captura de movimentos

Hoje em dia, utilizar captura de movimentos em games é super normal, mas nos tempos primórdios do lançamento do primeiro Mortal Kombat essa técnica era considerada de alta tecnologia. Atores de carne e osso tiveram seus movimentos digitalizados e utilizados no jogo, trazendo, assim, mais veracidade ao game.

Confiram a captura de movimento de Kano aqui:

8- O Grande Dragão Branco

Grande Dragão Branco

Inicialmente, Mortal Kombat foi planejado para ser um jogo inspirado no filme O Grande Dragão Branco (1988), estrelado pelo ator Jean-Claude Van Damme. A captura de movimento seria utilizada tanto em Van Damme, quanto nos demais atores do filme. JCVD acabou desistindo de protagonizar o projeto e a captura de movimentos foi utilizada em outro ator. O que nos leva ao próximo item a lista!

7- Johnny Cage

mortal-kombat-johnny-cage-1

O lutador Johnny Cage é inspirado no ator Jean Claude Van Damme. Além dos dois dividirem as mesmas iniciais (J e C), a roupa utilizada por Cage no primeiro Mortal Kombat é bem parecida com a usada por Van Damme em O Grande Dragão Branco.

6 –  Mortal “Pong” Kombat

Pong

Você sabia que dava para jogar Pong no Mortal Kombat 2 na versão arcade? Para ter acesso ao jogo, um dos dois jogadores tem que chegar até à batalha nº 250, e então aparece a seguinte mensagem: “Vocês atingiram o limite exterior do torneio. Agora ambos devem enfrentar um desafio do seu passado”. Eis que surge o Pong na tela!

Confiram Pong em MK aqui:

5 – Mostarda & Ketchup

Cyrax e Sektor

Não, esses não são os nomes de uma dupla sertaneja! E sim como eram conhecidos os androides Cyrax e Sektor. Eles são um exemplo de paleta de cor trocada, uma medida de redução de custos muitas vezes usada em Mortal Kombat para criar vários personagens ao mesmo tempo, usando o mesmo conjunto de sprite, com a paleta de cores alteradas. No teste, as primeiras cenas de Mortal Kombat 3, os dois robôs eram conhecidos, respectivamente, como Mostarda e Ketchup. A aparência deles lembra o alienígena do filme Predador.

4- Brandon Lee

brandon-lee

O ator Brandon Lee, filho de Bruce Lee, e mais conhecido pelo seu papel de Eric Draven no filme O Corvo (1994), tinha contrato assinado para interpretar Johnny Cage no filme Mortal Kombat (1995). Com a trágica morte do ator, o personagem acabou sendo interpretado por Linden Ashby.

Confiram aqui os games que viraram filme parte 1 e parte 2.

3- Animality

Animality

Animality é mais um boato que virou verdade. Os fãs de MK espalharam por aí que tinha um fatality tão secreto, mas tão secreto e difícil de ser executado que pouquíssimas pessoas conseguiam fazer. O golpe fazia com que o lutador se transformasse em um animal e destruísse o seu adversário. E não que é os desenvolvedores gostaram da ideia? Assim surgiu o Animality no Mortal Kombat 3.

2- Noob Saibot

Noob_saibot

O nome do ninja Noob Saibot é o sobrenome dos criadores de MK ao contrário: Ed Boon (Noob) e John Tobias (Saibot). Nada mais do que prestar a devida homenagem a essa dupla que mudou a história dos games!

1- Jogo mais violento da época

Chiller

Apesar do que falam as más línguas sobre a violência de Mortal Kombat e da criação do ESRB, órgão americano de classificação etária de jogos, por sua causa, MK não foi o game mais violento de sua época. O jogo de tiro Chiller, lançado em 1986, pode ser considerado bem mais violento do que MK, já que o objetivo do jogo era matar pessoas, mas não apenas isso. Precisava ser com requintes de crueldade, adiando as suas mortes pelo maior tempo possível.

 Gostou? Mal pode esperar pelo lançamento de Mortal Kombat X? Nós também *_*

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.