10 motivos para jogar Chroma Squad: o game brasileiro inspirado em Power Rangers

chroma_squad_jogo_power_rangers

GO GO POWER RANGERS CHROMA SQUAD! Se você também ADORAVA as séries japonesas no estilo Super Sentai, pare o que estiver fazendo e vem ler esse post.

Hoje nós vamos falar de coisa boa! Vamos falar sobre o mais novo lançamento brasileiro no Steam: Chroma Squad, um jogo criado pelos queridíssimos integrantes da Behold Studios, uma desenvolvedora brasileira independente, famosa pelo sucesso Knights of Pen & Paper. (jogo que nós já falamos aqui)
O jogo é um RPG tático (em turnos) que conta a história de 5 dublês que estão cansados de serem mal tratados (e mal pagos) pelo seu diretor e decidem abrir um estúdio para criar seu próprio seriado de Super Sentais (gênero Tokusatsu popularizado durante os anos 90 com Power Rangers e Changeman).
Antes de tudo, vamos ao trailer SEN-SA-CI-O-NAL produzido pela própria Behold Studios:

O jogo, financiado no Kickstarter, bateu a marca de US$ 97 mil de arrecadação e ganhou lançamento oficial na última sexta-feira, dia 30 de abril.
Depois de jogar boas horas de Chroma Squad (e me apaixonar por cada detalhe do jogo), decidi listar 10 ÓTIMOS motivos para todo mundo comprar o game e não se arrepender nem um pouco por isso.
Se você ainda estava na dúvida do “compro-ou-não-compro”, confira a listinha abaixo:

1) Inspiração direta nos Power Rangers
Nem preciso dizer que a inspiração do jogo veio dos Super Sentais japoneses, né? Em Chroma Squad você cria seus 5 personagens escolhendo a cor e estilo da armadura, os nomes de cada um e suas funções/skills dentro do grupo. Além disso, cada personagem tem uma personalidade própria que pode (e vai) influenciar o jogo e a interação entre os outros personagens do game. Se você achava que ficava várias horas para montar o seu personagem perfeito em The Sims, imagine para criar os seus próprios Power Rangers.

chroma

2) Gráficos em pixel art com gostinho de nostalgia
Power Rangers nos remetem aos anos 90, que nos remetem à infância e que, consequentemente, dão aquela sensação de nostalgia em nossos corações. Os gráficos de Chroma Squad são feitos em pixel art com detalhes que vão deixar os olhos de qualquer marmanjo (e marmanja) que nasceu nos anos 90 brilhando de emoção. Logo na tela inicial do jogo já percebemos um visual retrô com alguns efeitos semelhantes ao de um monitor CRT (lembra dele?). A arte do jogo ficou por conta dos talentosos Betu Souza, Hugo Vaz e Bruno Briseno que fizeram um trabalho lindo em todo o game! <3 981ebe01f377dc0018c0ab90afbae3b2_original

3) Trilha sonora em chiptune
A soundtrack de Chroma Squad é um verdadeiro show a parte! Composta por Raphael Müller e Washington Rayk, a trilha sonora é feita no estilo 8-bits dos consoles e arcades clássicos, mas com uma mistura de chiptune e sintetizadores FM que deram um toque especial nas músicas do jogo. Em entrevista ao Garotas Geeks, o compositor Raphael Müller contou que a música-tema de Chroma Squad (toda no estilo Super Sentai) teve a colaboração de Shuu Koyama, vocalista da banda japonesa Scoobie Do. “Para a nossa felicidade ele adorou a idéia de cantar um tema sentai e assim foi salva a abertura do Chroma Squad! Além disso, ele chamou a vocalista, Hitomi Go, amiga dele, para cantar o nosso tema dos créditos do jogo”, conta.
A soundtrack de Chroma Squad já está à venda separadamente no Steam e conta com 30 músicas diferentes, totalizando 59 minutos de sintetizadores, nostalgia e uma música-tema que não vai sair da sua cabeça! (aperte o play!)

4) Liberdade na criação de personagens
Como já disse ali em cima, o jogo oferece diversas opções na hora de criar seu esquadrão Sentai. Não só na personalização, mas também na liberdade de criar um grupo de 5 personagens que tenham a ver com você, espectador e jogador. Por exemplo: o meu grupo no Chroma Squad é composto SOMENTE por personagens femininas com nomes japoneses! ~\o\~ (e que se encaixaram perfeitamente no item 7 desta lista <3)

ezgif.com-gif-maker

5) Referências à Cultura Pop
Ao longo do jogo, alguns personagens vão aparecendo e você pesca NA HORA diversas referências ao mundo pop, como o Lord Gaga (um vilão que se veste de um jeito extravagante e quer abrir um ~moster portal~) e um certo dinossauro roxo que alegra crianças por aí. Além disso, existem outros quase-easter-eggs que vão surgir em Chroma Squad que prometem arrancar sorrisos sinceros dos jogadores.

unnamed

6) Lutas de ROBÔS GIGANTES!!!!!!!!11111!!!!!11ONZE
Lembra das famosas lutas de mechas dos Power Rangers? Então: prepare-se para vivenciá-las em Chroma Squad! <333333 Os super sentais do jogo precisam lutar contra robôs gigantes no meio da cidade e tomar cuidado para não levar porrada de volta! D: CHAMA O MEGAZORD!

b8f081e0ba2cd142c4bc18e1f9d27d54_large

7) Boas piadas e questionamentos ~polêmicos~
Durante os diálogos dos personagens no jogo, é possível notar diversas piadinhas divertidas (principalmente relacionado ao mundo da internet) e até mesmo alguns questionamentos polêmicos, como o sexismo nos games, assunto levantado durante um episódio do jogo em que o grupo decide que não quer resgatar uma moça indefesa, mas sim um homem comum como qualquer outro.

ezgif.com-gif-maker (1)

8) Amplas possibilidades dentro do jogo
Em Chroma Squad você não vai apenas controlar seus 5 guerreiros sentais nas batalhas. Neste RPG tático você tem uma responsabilidade MUITO maior do que isso. Afinal, criar seu próprio estúdio de gravação não é nada fácil. O jogador deve investir em marketing de divulgação para os episódios gravados, comprar equipamentos novos para o estúdio, figurinos para os atores, responder os e-mails dos fãs e ainda se preocupar com a audiência do programa. Ou seja: se o grupo tiver um desempenho ruim em uma luta, isso será diretamente refletido na recepção dos fãs e na sua audiência. Tá achando que é fácil ser Super Sentai?

unnamed (1)

9) Vilões incríveis!
O bom humor é uma característica predominante em Chroma Squad e isso é refletido na criação dos vilões do jogo, inspirados em personagens pop e em monstros bizarros, como o Cupcake Monster, uma caixa de papelão falante ou uma moça fantasiada de pomba com os braços BEM fortinhos. A cada fase nova o jogador fica ansioso para conhecer qual será seu novo (e excêntrico) inimigo.

9f73706e33857848d84fe13f9896d1cf_original

10) É um jogo feito com o coração <3
Pra quem não conhece, a Behold Studios é estúdio de games independente localizado em Brasília e fundado em 2009. Todo mundo sabe como fazer games é difícil, principalmente no Brasil. Em entrevista ao IGN Brasil, Saulo Camarotti, o fundador do estúdio, disse que mesmo com esse lançamento internacional de Chroma Squad, a Behold mantém suas raízes e que “somos uma empresa indie porque criamos jogos com o coração”. <3 Ou seja: se você quer um jogo divertido, cativante e feito com muito amor e dedicação, provavelmente vai se apaixonar por Chroma Squad! \o/

<3

<3[/caption] Se depois desses 10 motivos você ainda não se decidiu se quer jogar Chroma Squad, você não tem coração você não sabe o que está perdendo, MESMO!
O jogo já está disponível para download no Steam (Windows, Mac e Linux!) só esperando pela sua aquisição. (e você não vai se arrepender!)
Clique aqui e LUZ, CÂMERA…SQUAD! ~/o/~

[caption id="attachment_90450" align="aligncenter" width="970"]RAZÔÔÔÔ! \o/ RAZÔÔÔÔ! \o/

Quem escreve? Tammy

Jornalista, pedreira, uma das fundadoras do Garotas Geeks e desbravadora de indie games. Muda a cor do cabelo 1 vez por mês, é a encarnação humana do Snorlax e faz cospobre de Pikachu nas horas vagas. Me encontre em qualquer lugar com o @tammynhoca :)