Lendas que inspiraram lendas.

Muitas comunidades ainda estão se recuperando da morte da estrela de Star Trek e ícone dos direitos civis Nichelle Nichols. A atriz Zoe Saldana, que interpretou a Uhura, de Nichols, nos reboots de Star Trek de J.J. Abrams, falou recentemente sobre a perda no Instagram.

Imagem: Instagram/Reprodução

“Estou triste ao saber da morte de Nichelle Nichols”, começa o post de Zoe. 

Perdemos uma verdadeira estrela – uma artista única que sempre esteve à frente de seu tempo. Ela é um ícone, uma ativista e, mais importante, uma mulher incrível – que abriu um caminho que mostrou a muitos como ver as mulheres de cor sob uma luz diferente. Sua luta pela igualdade era inabalável.

Ela continua: 

Conhecer Nichelle foi realmente um momento muito especial na minha vida. Sua energia era contagiante toda vez que eu estava em sua presença. Ela me convenceu a acreditar que tudo era possível, se você colocasse seu coração nisso. Quero dizer, ela inspirou Mae Jemison a seguir seus sonhos de se tornar uma astronauta e foi exatamente isso que Mae fez.

No post, ela se refere ao fato de que, para muitas mulheres negras, ver Uhura, uma das primeiras mulheres negras na televisão, a não ser como uma empregada doméstica ou em posição submissa, as inspirou a ver também possibilidades para elas mesmas – não apenas na atuação, mas também nas ciências. Por exemplo: Mae Jemison foi a primeira mulher negra a viajar para o espaço quando serviu como especialista em missões a bordo do ônibus espacial Endeavour. Jemison mencionou que Star Trek, e especificamente Uhura, de Nichelle Nicols, foram responsáveis por alimentar esse interesse, junto com muitas outras mulheres. Jemison mais tarde apareceria em um episódio de Star Trek: The Next Generation.

Whoopi Goldberg também citou Nichols como inspiração.

Traduzimos o resto do texto abaixo:

Eu sabia que tinha grandes dificuldades para preencher quando fui escolhida para interpretar Uhura, e Nichelle me fez sentir segura, me disse para interpretá-la com toda a confiança do mundo. Minha esperança é que continuemos a manter sua memória viva, celebrando seu incrível trabalho e espalhando a mensagem de paz e igualdade entre todas as pessoas. Ela viveu uma vida longa e impactante e não apenas prosperou, mas ajudou muitos outros a prosperarem também.

Maya Angelou disse uma vez: “As pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca vão esquecer como você as fez sentir”. Concordo com esta afirmação com exceção de Nichelle Nichols. Vai ser difícil esquecer o que ela disse e difícil esquecer o que ela fez, e certamente será impossível esquecer como ela nos fez sentir.

DESCANSE NO PODER RAINHA NICHELLE

Não são muitas as celebridades que deixam para trás um impacto como esse, mas isso apenas destaca como Nichelle Nichols foi um tipo especial de ícone humano e cultural que se irradiará ao longo do tempo.


Via The Mary Sue.

Leia mais sobre a Zoe Saldana aqui no site!

Compartilhe: