Durante a década de 80 o povo de Gana quase sem salas de cinema e sem qualquer tipo de distribuição regular de filmes assistia às grandes produções hollywoodianas em cinemas itinerantes.

Um gerador + uma TV em cima de uma caminhonete + Fita VHS pirata + um grupo de pessoas… esse é o cinema Ganês da década de 80.
Um gerador + uma TV em cima de uma caminhonete + Fita VHS pirata + um grupo de pessoas… esse é o cinema Ganês da década de 80.

Nessa época a importação de um pôster original de qualquer filme era muito complicada (mesmo porque o VHS era pirateado aí você imagina) e para conseguirem divulgar as atrações, artistas da região eram contratados para pintar cartazes dos filmes que seriam exibidos, muitas das vezes em grandes sacos de farinha.
A maior parte dos artistas não tinham assistido aos filmes e pintavam os cartazes conforme orientação, ou imaginação.

Cada ~pôster~ foi pintado por um artista diferente e cada um deles poderiam tomar o máximo de liberdade criativa, contanto que os cartazes garantissem bundas nas ~~salas de cinema~~ tudo era válido!
Alguns dos cartazes são bem ridículos, enquanto outros se mostram como uma sensacional interpretação de cada filme e um exemplo impressionante do quão incrível é o poder comunicativo do cinema.

Esse tipo de cinema, começou a desaparecer de Gana em meados dos anos 90, quando o acesso da população à aparelhos de TV ficou mais fácil. RIP POSTERS SENSACIONAIS =((
Algumas das pinturas originais chegam a custar 460 obamas no ebay.

Compartilhe: