Você se lembra do jogo Captain Toad? Lançado no fim de 2014 para o Wii U, ele tem sido um dos meus games mais adorados recentemente. É um ótimo game pra se jogar sozinho ou com a família assistindo/palpitando/revezando o controle!

captain_toad_1

O game foi baseado nas fases do Capitão Toad do Super Mario 3D World (para Wii U), chamados lá de As Aventuras do Capitão Toad. Nele, tínhamos o mesmo objetivo do jogo aqui tratado e também o mesmo molde de fase: um diorama de Escher, flutuante no espaço, com o terreno em 3D, sendo possível girá-lo à vontade e até dar um certo zoom.

Alguns itens do game Mario 3D World também se repetem, com a diferença de ao invés de haver uma Starman, tem um martelinho chamado Super Pickax, capaz de detonar vários blocos e inimigos por um tempo limitado (e ao som de uma musiquinha muito legal!).

http://www.youtube.com/watch?v=m91qkP5ZaN8

Acho que nunca um puzzle foi tão fofo e suave de ser jogado. O objetivo do jogo, além de salvar sua irmã Toadette, é o mesmo esquema dos outros Marios: passar de fase. Para isso, basta pegar a estrela que situa-se no final da fase. No caminho, fará diferença se você colecionar os três diamantes que têm em cada fase. Quanto mais colecionar, mais fases extras você poderá abrir. Além dos diamantes, a pior parte é zerar a missão secreta da fase, que costuma ser random: às vezes precisa vencer sem nenhum Shy Guy te notar, encontrar o cogumelo de 1-up escondido ou derrotar todos os inimigos, entre outros.

captain_toad_3

Realmente um excelente game de estratégia para todas as idades, não apenas pela fofura infinita que eu vou sempre reforçar porque não tem como aguentar aquele Toad fofo com suas falas engraçadas, mas é muito divertido buscar soluções mexendo a tela em todas direções possíveis. Todo o design gráfico do game segue uma rigorosa fidelidade a uma trilha sonora afetiva, aos itens “nem sempre reparados” (como flores dançantes no cenário), ao gameplay sutil e ao carisma do capitão Toad em sempre se manter perseverante e sorridente com seu objetivo.

A dificuldade em ter um controlador limitado a andar, correr, não pular, acender e apagar a lanterna e puxar/tacar itens te força a explorar seus limites e nunca se esquecer de cada detalhe na fase, variando entre uma leve tremida que o controle dá para arriscar o botão de puxar item no nada, ou um brilhozinho dentro da caixa pra te fazer virar a câmera em 360 graus e ver o outro lado da coisa, provando que a mesma situação vista por diferentes perspectivas pode mostrar fatos diferentes. (oohhhh, filosofias toadianas!)

captain_toad_2

Sistema: Wii U

Nome completo: Captain Toad: Treasure Tracker
Lançamento: 5 de dezembro de 2014
Número de jogadores: 1 jogador, e é somente possível jogar com GamePad.
Categoria: puzzle, estratégia
Publicador: Nintendo
Desenvolvedor: Nintendo
Preço: 39,99 dólares

Compartilhe: