Vem conferir de qual lado estão os personagens, dragões e principais casas de Westeros!

Atenção, o post contém spoilers da primeira temporada de A Casa do Dragão!

A morte de Lucerys, segundo filho de Rhaenyra e Laenor Velaryon (ou melhor, Harwin Strong), por Aemond Targaryen e seu dragão Vhagar, no fim da primeira temporada de A Casa do Dragão (House of the Dragon, no original), deu início a uma das guerras mais sangrentas de Westeros. A família real, já polarizada, se dividiu de vez em dois lados: Verdes e Pretos.

No artigo de hoje, contamos quem representa cada lado, quais são os principais personagens da guerra e também como ficarão divididas as maiores casas de Westeros no conflito político.

É preciso conhecer as duas facções a fundo, aliás, como a HBO vem deixando bem claro em seus eventos e peças promocionais da série: “Todos devem escolher”.

PRETOS

Os Pretos apoiam Rhaynara Targaryen, primeira filha do antigo rei Viserys I, como a herdeira legítima do Trono de Ferro.

Reprodução/HBO

Rhaynara foi a herdeira escolhida pelo pai após a morte da sua mãe, Aemma Arryn, que morreu dando à luz a um menino natimorto. No primeiro episódio da primeira temporada da série, Viserys convoca todos os lordes das grandes casas de Westeros para jurar lealdade à Rhaynara.

No entanto, o rei se casou outra vez. Sua segunda esposa, Alicent Hightower, teve quatro filhos, embora apenas três tenham aparecido até o momento na série de TV. Aegon, o primeiro bebê da união entre o rei Targaryen e a Hightower, colocou em risco a posição da irmã mais velha. Até aquele momento, a lei dos Sete Reinos era clara: qualquer herdeiro homem, mesmo que mais novo, teria preferência ao Trono de Ferro.

Reprodução/HBO

Quando Viserys morreu, Aegon foi coroado às pressas pela mãe e o avô, Otto, em Porto Real. Os Verdes são aqueles que apoiam Aegon como herdeiro legítimo, enquanto os Pretos são leais à Rhaenyra, a filha mais velha do último rei.

Reprodução/HBO

As cores têm a ver com os estandartes das casas. A casa Hightower (família materna de Aegon) tem a predominância da cor verde em seu brasão. Já os Pretos, assumiram as cores da bandeira original da casa Targaryen, que mostra um dragão de três cabeças vermelho sobre um fundo negro.

Os principais apoiadores de Rhaenyra são os Velaryon, devido ao seu primeiro casamento com Laenor. Corlys, Rhaenys, as sobrinhas-enteadas Baela e Rhaena lutam por seu direito ao trono. Daemon, seu tio e marido, também está ao seu lado, apesar das suas antigas ambições de ser rei.

Reprodução/HBO

No primeiro episódio da série, o filho mais velho de Rhaenyra, Jacaerys, conseguiu o apoio de duas grandes casas em favor da mãe: os Arryn, localizados no Vale de Arryn, e os Stark de Winterfell. Nos próximos episódios da segunda temporada, mais personagens do lado dos Pretos devem viajar até o centro de Westeros, nas chamadas Terras Fluviais, para tentar conseguir o apoio da casa Tully e outras famílias nobres da região.

Reprodução/HBO

Além disso, até este momento da série, os Pretos possuem 12 dragões em seu poder. Os que já têm montadores são Syrax (Rhaenyra), Caraxes (Daemon), Vermax (Jacaerys), Meleys (Rhaenys), Moondancer (Baela), e Seasmoke (sem montador desde a “morte” de Laenor). Além destes, há mais dragões selvagens em Pedra do Dragão, ilha em que os Pretos estão sediados.

OS VERDES

Já os verdes, apoiam Aegon II, primeiro filho homem de Viserys e Alicent, como o herdeiro legítimo ao trono.

Além de Aegon, Viserys e Alicent tiveram outros três filhos: Aemond, Helaena e Darion, filho mais jovem que aparece nos livros, mas ainda não surgiu em A Casa do Dragão.

Reprodução/HBO

Alicent e seu pai, Otto Hightower, são os principais pilares da facção Verde. Juntos, eles agiram para coroar Aegon sem que Rhaynara soubesse, logo após a morte do antigo rei. Aegon, inclusive, já tinha se casado com sua irmã Haleana, que deu à luz a filhos gêmeos, um menino e uma menina, Jaehaerys e Jaehaera Targaryen. O nascimento das crianças legítimas fortaleceu a linhagem de Aegon, em contraste aos filhos bastardos de Rhaenyra com Harwin Strong.

Reprodução/HBO

Sediados em Porto Real, os Verdes têm o apoio de todas as pequenas casas da região, que não ousariam se opor ao rei no Trono de Ferro estando tão perto da capital. As casas Hightower, de Vilavelha, os Baratheon, de Ponta Tempestade, e os Lannister, de Rochedo Casterly, são algumas das grandes casas que apoiam Aegon.

O lado Verde possui menos dragões que os Pretos. São quatro: Vhagar (Aemond), Sunfyre (Aegon), Dreamfyre (Helaena) e Tessarion, montaria do príncipe Darion, ainda inexistente na série.

Apesar da quantidade, os dragões do lado liderado por Aegon são maiores. Vhagar, inclusive, é um dos três dragões da Conquista, evento que unificou os Sete Reinos sob o domínio de Aegon I. No cânone de As Crônicas de Gelo e Fogo, os dragões nunca param de crescer, por isso o tamanho monumental de Vhagar que tem, no mínimo, 100 anos.

Reprodução/HBO

Os Sete Reinos estão, oficialmente, divididos. Os Targaryen, voltados uns contra os outros. E, em uma guerra com dragões, as consequências podem ser devastadoras.

Agora que você já conhece um pouquinho de cada lado dessa guerra, conta pra gente aqui nos comentários: qual time você escolhe fazer parte?

Leia mais sobre A Casa do Dragão no GG!

Compartilhe: