Um animação maravilhosa que todo mundo deveria assistir.

Embora tenha sido comum no Japão por décadas, o subgênero de animação ‘slice of life‘ (vida cotidiana, numa tradução livre) é bastante raro para o público ocidental, muito menos em séries inteiras com uma abordagem assim, voltadas para crianças. Mas apesar disso, talvez alguns por aqui tenham sido expostos um pouco a esse estilo de animação por curta-metragem como Fuga das Galinhas da Aardman Animation e Coraline do Estúdio Laika,  que também podem ter servido como uma introdução ao stop-motion. Normalmente, o stop-motion é usado para retratar circunstâncias cotidianas através de lentes surreais.

Só que daí nós temos Rilakkuma e Kaoru, que é outra série no estilo stop-motion, muito bem feitinha e ultra gracinha, que existe desde 2019 e é livre para todos os públicos. A série é feita com base em um pelúcia super fofo vendido pela empresa San-X. E tenho quase certeza que pode ser a dose perfeita de paz e calorzinho no coração que todos nós estamos precisando em um ano como 2020.

Assim como acontece com Aggretsuko, as origens do Rilakkuma vêm de uma série de curtas com o objetivo de promover o mascote de uma empresa, torná-lo atraente para o público e vender mercadorias. Rilakkuma (uma junção de “relaxado” e “urso”, em tradução livre) é como seu nome literalmente soa em japonês: um ursão beeem preguiçoso. Ao contrário do Ursinho Pooh, entretanto, ele não vive em uma floresta mágica ou tem aventuras extravagantes com outras criaturas da floresta. Rilakkuma vive em um centro urbano no Japão e é acompanhado por duas outras pelúcias: Korilakkuma, uma ursinha menor de cor creme, e Kiiroitori, um passarinho amarelo. Os três vivem de graça no apartamento de uma jovem chamada Kaoru, uma funcionária comum de escritório. Mas a presença dos três ajuda bastante a moça, que estaria numa vida muito solitária sem eles por perto. A série segue essa espécie de família enquanto eles navegam nas lutas extremamente comuns da existência diária, sempre com uma estética agradável e relaxante.

Para aqueles que não conhecem os filmes do Studio Ghibli, pode parecer um pouco estranho ver tantos detalhes numa animação ou a retratação das coisas mundanas do cotidiano, mas certamente existe algo de positivo a se ganhar quando se desacelera e é possível absorver melhor as coisas.

Rilakkuma e Kaoru apresentam personagens que são adultos e bem comuns, como a própria Kaoru, em contraste com as pelúcias infantis com as quais ela vive. Isso ajuda a preencher uma lacuna entre as audiências e ser uma série para toda a família, de maneiras que a maioria das séries animadas encontradas em serviços de streaming não conseguem. Não há explosões de energia barulhentas e bombásticas aqui e nem músicas chiclete, mas os pelúcias conseguem ser tão cativantes e fofos que isso tudo se torna desnecessário.

Os três parecem crianças espirituais dentro do nosso mundo, daquele jeitinho que dá vontade de pegar e amassar muito! Kaoru, por sua vez, funciona mais ou menos como uma mãe para eles, até mesmo ficando ansiosa ou estressada quando precisa se preocupar em como sustentar uma família de quatro integrantes sozinha – apesar dos pelúcias tentarem descobrir maneiras de contribuir também, o que é sempre engraçadinho.

O gênero slice of life está menos interessado na trama ou no conflito e mais determinado em fazer o público saborear a paz do dia a dia e a beleza da simplicidade. As peças animadas desse gênero costumam fazer um grande esforço para retratar os mínimos detalhes das menores coisas, seja a maneira como o chá é servido em uma xícara, a maneira como o pôr do sol ilumina uma sala ou a forma como o orvalho se acumula nas plantas pela manhã. Usando o stop-motion como meio, Rilakkuma e Kaoru oferece uma visão desse gênero que pode parecer novo por representar a vida japonesa por meio de objetos físicos e texturas. A arte do Dwarf Studio retrata certos elementos da realidade usando pequenos materiais de cenário de maneira encantadora, e esse componente visual da série chega a ser terapêutico. A narrativa empresta algumas migalhas de desenvolvimento para o enredo, apenas o suficiente para ter algo para mordiscar mentalmente, deixando o foco principal em apreciar essas pequenas coisas, meticulosamente trabalhadas – como a vida de Kaoru e seu relacionamento com o trio de pelúcias.

Para os fãs do gênero, Rilakkuma e Kaoru é um must see. Para os curiosos quanto ao apelo do gênero slice of life ou para aqueles interessados em ver peças mais recentes de stop-motion (especialmente se você é fã das animações do diretor Wes Anderson) esta série pode ser uma ótima pedida. O público adulto que gostou de Aggretsuko vai conseguir compreender de forma semelhante o apelo aqui também.

Especialmente agora, alguns desenhos animados esteticamente relaxantes e saudáveis ​​poderiam ser exatamente o que nos ajudaria a desacelerar e apreciar o que ainda temos de bom em nosso dia a dia.

Rilakkuma e Kaoru pode ser assistido na Netflix!


Traduzido e adaptado da GameRant.

Leia mais sobre o Rilakkuma aqui no site!

Compartilhe: