Preste suas homenagens a seus favoritos ao vivo.

Alerta: Contém spoilers de Harry Potter e as Relíquias da Morte, One Piece, Breaking Bad, Game of Thrones, Torchwood, Marvel’s Spider-man (jogo de PS4) e House of Cards!

Em termos de mensagens ao público, a que está colada na porta da Igreja de Santa Maria, a Virgem, ao lado da Abadia de Whitby, no Reino Unido, é educada, mas transmite um sentimento de abafada exasperação: “Por favor, não pergunte aos funcionários onde está o túmulo do Drácula, já que ele não existe. Obrigado”.

Em agosto, o escritor Kevin Meagher postou sua foto amplamente compartilhada da placa no Twitter, de onde foi obtida pela imprensa local e nacional. “Que tipo de idiota pensa que Drácula tem uma sepultura de verdade?”, foi a resposta geral. “Essas pessoas não entendem o que é um personagem fictício?”.

Talvez os caçadores do túmulo de Drácula sejam idiotas, ou talvez não. Talvez eles apenas saibam sobre os muitos cemitérios, no mundo real, com túmulos de personagens de livros, filmes e TV aos quais os fãs podem ir e prestar suas homenagens…

O elfo doméstico Dobby  (Harry Potter)

Ao longo da bela costa de Pembrokeshire, no País de Gales, está a praia de surf Freshwater West, onde as cenas do Chalé das Conchas foram filmadas para Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1. Esse é o local onde Harry cavou a sepultura de Dobby, o elfo doméstico, que foi morto após pular na frente de uma faca que Belatriz Lestrange mirou no bruxo.

No filme, o túmulo era marcado por uma pedra simples com as palavras “Aqui jaz Dobby, um elfo livre”. Nos dez anos desde que o filme foi lançado, a fã Kaiya Nazer manteve uma homenagem não oficial no local na forma de uma pedra com essas mesmas palavras. O túmulo improvisado é visitado regularmente, a pedra às vezes roubada, mas é sempre substituída.

Ebenezer Scrooge – Um conto de Natal (Charles Dickens)

Cenas filmadas para a adaptação de Clive Donner, de 1984, de Um Conto de Natal na Igreja de St. Chad em Shrewsbury deixou uma lembrança que permanece até hoje. Os fãs do conto de moralidade de Dickens estão familiarizados com o momento da história em que o avarento Ebenezer Scrooge (interpretado no filme de Donner por George C. Scott) é confrontado com uma visão de seu próprio túmulo. Uma lápide com a inscrição do nome de Scrooge foi deixada no cemitério da igreja após as filmagens e ainda é visível no meio do caminho, com vista para a pedreira.

Walter White (Breaking Bad)

Até julho de 2021, quando o memorial foi removido, os fãs de Breaking Bad podiam fazer uma peregrinação a Vernon’s Steakhouse, Albuquerque, Estados Unidos, para dizer algumas palavras a Walter White. A lápide foi originalmente colocada no cemitério de Sunset Memorial Park, na cidade, após um funeral extravagante e simulado organizado por fãs, mas as reclamações daqueles com entes queridos de verdade enterrados no local fizeram com que fosse transferida para um shopping center na periferia da cidade e afixada na parede de uma churrascaria de propriedade de um fã. A pedra continha um trecho do poema Ozymandias de Percy Bysshe Shelly, título do penúltimo episódio de Breaking Bad.

Robin Hood

A ideia de homenagear personagens fictícios com lápides não é nova; este monumento e inscrição ao herói folclórico Robin Hood datam de séculos atrás. O “túmulo” fica em um bosque privado no terreno de Kirklees Priory em Calderdale, West Yorkshire, Reino Unido, onde é dito que Robin Hood passou seus últimos dias antes de disparar uma flecha para marcar o lugar em que ele deveria ser enterrado. Pode ser historicamente espúrio, mas é um marco local considerado real o suficiente para ter aparecido no mapa oficial da Ordnance Survey.

Barba Branca e Portgas D. Ace (One Piece)

Apresentados ao Universal Studios Japan, em Osaka, como parte de seu One Piece Premier Show anual – uma celebração de todas as coisas dos Piratas do Chapéu de Palha da enorme série de mangá que gerou uma enorme franquia – foram dois túmulos monumentais. Um apresentava o icônico jaleco branco de Edward Newgate, também conhecido como Barba Branca, o homem mais forte do mundo, e o outro o chapéu, óculos e arma de Ace, irmão adotivo de Monkey D. Luffy. Infelizmente para os fãs, os túmulos foram sazonais, mas o evento de celebração anual segue ocorrendo.

Diversos personagens de Game of Thrones

Em abril de 2019, o canal australiano Foxtel lançou uma campanha magnífica para marcar a chegada da temporada final de Game of Thrones. Por três dias, os fãs puderam prestar suas homenagens a alguns personagens favoritos que partiram visitando seus túmulos, em uma colaboração entre DDB Sydney, Revolver/Will O. Rourke e The Glue Society. O cemitério de 2.000 metros quadrados foi montado fora do Parque Maquarie da Foxtel, em Nova Gales do Sul, e apresentava os mausoléus das famílias Stark, Baratheon e Tyrell, junto com sepulturas especialmente personalizadas para Tywin Lannister (incrustadas com uma seta de besta) e Hodor, cujas mãos são mostradas segurando a porta, e muitos mais.

Ianto Jones (Torchwood)

É justo dizer que os fãs de Torchwood lutaram para superar a morte de Ianto ‘Coffee Boy’ Jones, em Children of Earth, de 2009. Essa dor encontrou expressão de várias maneiras, desde campanhas para trazer o personagem de volta, até fan fictions, contas de tributo nas redes sociais e isto: o santuário de Ianto em Mermaid Quay, Cardiff Bay. Por anos, os devotos visitaram o local e deixaram suas próprias mensagens para o amante de Jack, que foi levado cedo demais.

Frank Underwood (House of Cards)

No final de 2018, a Netflix lançou a sexta e última temporada do thriller político House of Cards com um teaser anunciando a morte do personagem de Kevin Spacey, Frank Underwood. Spacey foi descartado do programa após várias alegações de agressão sexual que vieram à tona entre as temporadas cinco e seis. A rede de streaming seguiu os teasers com uma lápide para Underwood localizada no cemitério de Oakland ao lado do túmulo de seu pai Calvin Underwood na cidade natal do personagem, Gaffney, Carolina do Sul. Será que alguém “regou” o túmulo de Frank como ele fez com o de seu pai?

Tio Ben e Tia May (Marvel’s Spider-Man)

Estritamente falando, esse é um local virtual em vez de no mundo real, mas é um easter egg legal mesmo assim. Em Marvel’s Spider-Man, para PlayStation 4, há uma missão paralela em que você pode visitar o cemitério do Harlem, no qual Ben e May Parker, tio e tia de Peter, estão enterrados. A lápide simples de May tem a inscrição “Quando você ajuda alguém, você ajuda a todos”, e a de Ben diz “Amado marido e tio”. Preste homenagem para desbloquear o troféu “Com grandes poderes…”.

Enquanto estamos no assunto de túmulos de videogame, Assassin’s Creed Valhalla também tem uma missão paralela para descobrir o local de descanso final de Ragnar Lothbrok, o que leva a alguns bônus.

Adrian Balboa e Paul Pennino (Rocky Balboa)

Apresentadas como parte das excursões ao Cemitério Laurel Hill na Filadélfia estão as lápides de Adrian Balboa e seu irmão Paulie, como apresentado em Rocky Balboa, de 2006, e revisitado em Creed, de 2015. O cemitério foi o local de filmagem do enterro de Adrian no filme, e as lápides permanecem e ainda estão disponíveis para serem visitadas perto do portão da frente.

Alguns túmulos de pessoas de verdade confundidos com personagens por fãs:

  • A lápide do Clã Fraser no local do sangrento campo de batalha de Culloden é regularmente visitada por fãs de Outlander buscando prestar homenagem. Nem todo mundo está feliz com isso.
  • Em Greyfriars Kirkyard, em Edimburgo, na Escócia, os fãs de Harry Potter visitam as lápides que J.K. Rowling usou como inspiração para nomes de vários personagens, incluindo McGonagall e Tom Riddle. O mesmo aparentemente ocorre com um Harry Potter da vida real que está enterrado em Israel.
  • Há um Frederick W. Krueger enterrado no Cemitério Memorial Park, em Alpena County, Estados Unidos, que é visitado por engano por fãs do personagem A Hora do Pesadelo.
  • No cemitério Fairview Lawn em Halifax, Canadá, os fãs do filme Titanic vão prestar seus respeitos a J. Dawson que morreu no dia 15 de abril de 1912, o dia em que o Titanic afundou.

Post traduzido de Den of Geek .

Leia mais sobre curiosidades do mundo geek aqui no site.

Compartilhe: