“The easiest way to blog.”

É assim que o Tumblr se define para os seus usuários: A maneira mais fácil de blogar.
No domingo eu mandei o endereço do meu Tumblr pelo twitter e muitas pessoas me perguntaram pra que ele servia e como funcionava.
Muitos acham que o Tumblr é só mais uma plataforma de blog, mas a proposta dele vai bem mais além do que isso. O Tumblr (lê-se tâmbler) foi criado em 2007 e é uma espécie de plataforma de blog/microblog que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeos, links, citações e até áudio. É uma espécie de blog de textos curtos, ficando no meio do caminho entre o WordPress e o Twitter.
Os usuários podem “seguir” outros usuários e ver seus posts em seu painel (chamado de dashboard), e também podem gostar (favoritar) ou reblogar (divulgar) publicações de outros blogs no seu próprio blog.
O Tumblr é um local onde milhões de pessoas compartilham coisas que fazem, gostam, pensam e criam. A prova disso é o crescimento que a plataforma teve nos últimos meses: Em fevereiro, o Tumblr atingiu a marca de 16 milhões de blogs hospedados nos seus servidores, se aproximando do número de blogs do WordPress (18 milhões).
Clique no gráfico abaixo pra ter uma ideia do crescimento:

Mas daí você me pregunta: “Mas Tammy, eu já tenho um twitter e compartilho tudo o que acho legal por lá! Por que eu faria uma conta no Tumblr?”
Bem, podemos dizer que o Tumblr é um “twitter sem limite de caracteres que agrada aos olhos”, pois boa parte dos posts criados pelos usuários se baseiam em fotos muito bonitas, ilustrações, vídeos, e claro, muitos memes e gifs divertidos.
Outro fator muito interessante do Tumblr é a segmentação que ele oferece. Você pode optar por seguir o tumblr de citações do seu escritor favorito, ou um tumblr sobre comédia, infográficos, reflexões, games, bacon e até nutella! ^^
O Tumblr oferece um grande leque de opções para que os seus usuários se identifiquem e gerem conteúdo (postando e reblogando) dentro da própria plataforma. É uma espécie de válvula de escape para quando você se sente de saco cheio com as reclamações da timeline do Twitter.
Para entender melhor como funciona na prática, clique na imagem abaixo e entenda porque é tão fácil gerar conteúdo com o Tumblr:

Créditos: Estadão.com.br

Em média são são 18 posts novos e 5 reblogs a cada segundo no Tumblr! Pois basta dar um clique para que algum post seja inserido na home do seu blog, com os devidos créditos para quem fez a postagem de origem.
Segundo o Estadão.com.br, o Tumblr seria feito para “preguiçosos que não gostam de escrever”. Apesar de parecer um pouco preconceituoso, tem um fundo de verdade, pois no Tumblr você pode alimentar seu blog baseando-se apenas em reblogagens de outros Tumblrs.
Para quem não tem muito tempo para manter um blog pessoal, e prefere uma forma de postagem mais simples e dinâmica, o Tumblr é uma ótima opção.
Mas a pergunta que fica é: vocês ainda acham que o Tumblr realmente tem sua utilidade e veio para ficar? Ou vai ser só mais uma febre entre as redes sociais?
Eu, particularmente, acredito que a tendência é que a plataforma continue em ascensão, ganhando cada vez mais usuários e se popularizando no Brasil (assim como estamos vendo acontecer com o Facebook).
E vocês, apostam em quê? (:

Compartilhe: