O carnaval passou e o ano novo finalmente começou. Se uma das suas resoluções para 2015 é aprender um idioma novo, nós te ajudamos a escolher uma!

Mas nada de inglês, espanhol ou francês, aqui você conhecerá as 5 línguas fictícias mais famosas do mundo pop.

1 – Élfico

J. R. R. Tolkien antes mesmo de criar o universo da Terra Média se preocupou em criar línguas para os elfos e ao redor delas criou histórias e toda sua mitologia. A forma primitiva de élfico é o Quenya, uma das duas línguas mais completas criadas pelo autor, a segunda é o Sindar (Sindarin, ou élfico cinzento), ambas muito influenciadas pelo Finlandês e Gaulês, respectivamente. As Tengwar, por sua vez, compõem o alfabeto rúnico dos elfos.

 

 

“O Juramento de Elendil

Et Eärello Endorenna utúlien.
Do Grande Mar vim para a Terra-média

Sinome maruvan ar Hildinyar
Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros,

tenn’ Ambar-metta!
até o fim do mundo!”

Fonte da tradução: http://tolkienbrasil.com

∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞

Quer aprender mais?

Dicionário português/quenya 

2 –  Klingon:

Os Klingons são habitantes do planeta Qo’noS (pronuncia-se Kronos), humanoides guerreiros de testa enrugada que vira e mexe está em atrito com a federação. Língua fictícia criada pelo linguista Marc Okrand para os filmes da série Star Trek tinha o objetivo de soar o mais alien possível e acabou conquistando muitos fãs. Hoje, existem quatro grandes obras traduzidas para o Kinglon, são elas: ghIlghameS (Gilgamesh), Hamlet (Hamlet), paghmo’ tIn mIS (Much Ado About Nothing/Muito barulho por nada ) ambos de Shakespeare e pIn’a’ qan paQDI’norgh (Tao Te Ching de Lao Zi).

Se ficou interessado da uma ligadinha e agende uma aula no Rosetta Stone 😛

Se quer mesmo aprender,bom maj:

O tradutor do Bing, da Microsoft, tem Klingon como opção para os estudos:

 

3 – Dothraki

Quem é fã de Game Of Thrones sabe que Dothraki é uma das línguas faladas no universo criado por Geoge R. R. Martin. Aquela falada pelo Khal Drogo para Daenerys  que se derretia toda. Se você não entende nada além do Khaleesi, saiba aqui como aprender mais!
A língua foi criada por David J. Peterson que ganhou o direito de desenvolve-la para a série de TV após vencer uma competição entre criadores de línguas artificiais (conlangs em inglês). Peterson utilizou algumas referências do livro, mas quase tudo foi criado por ele com liberdade total concedida pelos produtores.

khal and daenerys gif
“Jalan atthirari anni shekh ma shieraki anni”

 

– Você é a lua da minha vida (ele pra ela)

– Meu sol e estrelas (ela pra ele)

♥  ♥  ♥ owwnn ♥  ♥  ♥

 

4 – Simlish

Simlish é a língua falada pelos Sims do jogo The Sims e é, na verdade, um conjunto de sons improvisados baseados na fonética do ucraniano e no tagalo (idioma filipino). Artistas e bandas famosas como Lilly Allen, Nelly Furtado e Katy Perry gravaram músicas em simlish, que são, no mínimo engraçadas. Parece minha mãe tentando cantar em inglês.

 

Saiba mais.

 

5 –  Ewokese

O design de som de toda franquia Star Wars, Ben Burtt, foi o responsável pela invenção do Ewokese, língua falada pelos Ewoks, mini guerreiros peludos do episódio VI, “O Retorno de Jedi”.
A língua foi criada antes do filme, assim os atores saberiam como interpretá-la e incorporar este aspecto nos personagens. Burtt pesquisou várias línguas exóticas ao redor do mundo buscando alguma que representasse o jeito brincalhão dos personagens. Fizeram gravações de uma senhora velhinha refugiada da Mongólia que não falava nada em inglês e adorava uma bela dose de vodca, depois de umas e outras, pediram que ela contasse histórias do folclore do seu povo, partes desta gravação serviram de base para a voz de Wicket.

~Okay, talvez nem seja uma língua tão famosa assim, mas é tão FOOOOFAAAAA! ~

 

C3PO mandando bem em 6 milhões de línguas e formas de comunicações diferentes incluindo Ewokese.

Quer aprender mais?

Clique aqui!

 

Já escolheu a sua? Divirta-se!!

 😀

Compartilhe: