Uma das coisas que games fazem mais magistralmente são trilhas sonoras. Sempre que pensamos em algum jogo épico, pode ter certeza que as músicas serão igualmente marcantes. Pensando nisso resolvi listar minhas 10 trilhas sonoras preferidas. E como só escrevo posts longos, prepare-se pra ler bastante o/

Em meus anos de trabalho como ilustradora tive como companhia músicas muito variadas, em sua maioria de games. Acho completamente inspirador desenhar relembrando de momentos fodas, parece até que a qualidade do trabalho melhora. Então fica a dica pra quem trabalha ouvindo música, que essas listadas abaixo eu agarantcho a qualidade!
Como toda a lista, quero ressaltar que é minha opinião pessoal e não existe bem um certo ou errado, já que gosto é igual cu, cada um tem o seu gosto. Vamos então à lista!

10- Chrono Trigger

Preciso fazer uma confissão: nunca tive um SNES e portanto não pude desfrutar de muitos clássicos. Jogava na casa da minha vizinha, mas como o videogame era do irmão mais velho dela, não consegui completar jogos mais longos como Chrono Trigger porque ele não deixava a gente jogar por muito tempo #chateada. Acabei ouvindo ela só bem mais tarde, e de fato é muito boa e das preferidas de muita gente, então certamente merece uma menção aqui.

9- Street Fighter II

Meus olhos se enchem de lágrimas (imaginárias) sempre que ouço essas músicas em conjunto com a violência consentida de Street Fighter. Graças à franquia, jogos de luta ainda são meus preferidos e capricham muito nas trilhas. Em Street Fighter II o diferencial era justamente ouvir a música do personagem na fase dele, todas muito marcantes e bem relacionadas aos países de origem.
Com a vinda de Street Fighter IV, a Capcom refez as músicas clássicas em versões modernas, que ficaram bem legais (a pesar de preferir as antigas).
Sou suspeita, mas minha favorita ainda é a música do Zangief, que tem uma explosão de hype muito boa. A mais conhecida é o tema do Guile (meu toque de celular) e que vai bem com tudo!

8- Castlevania: Symphony of the Night

Esse é mais um jogo que não joguei tanto na época mas que as músicas me cativaram muito. O clima sombrio com instrumentos clássicos combina perfeitamente com Castlevania e ambientam o jogador no clima dos castelos e vampiros. Dou destaque para a Dracula’s Castle e Dance of Illusions, minhas faixas preferidas.

7- Super Mario World

Tem trilha sonora mais clássica que essa? Impossível ficar de fora! Na época dos 16 bits, faziam milagre com os recursos escassos e criaram muitas músicas marcantes. Várias fases com sonzinhos frenéticos, outras com musicas mais calmas e aliviantes como a da estrelinha. Preciso também mencionar a trilha sonora fantástica de Super Mario 64, que conta com músicas diferentes e lindas pra cada fase.

6- Donkey Kong Country

Só digo uma coisa: King K. Rool. Todas as músicas são lindas e com um certo toque até triste às vezes, mas quando ouço a música tema do vilão Jacaré dá vontade de balançar a cabeça loucamente e jogar barris em quem tiver perto 😀
Donkey Kong Country 2 e 3 também tem músicas excelentes, fica a sugestão pra quando terminarem de ouvir essa trilha aqui.

5- Pokemon Red/Blue/Green/Yellow/CMYK

Pokemon foi uma febre que iluminou muitas infâncias. Guardava dinheiro do lanche da escola pra comprar pilha pro Gameboy, e ao jogar Pokemon fazia questão de deixar o volume bem alto pra ouvir a trilha sonora foda. Ainda na categoria dos milagreiros de 8 bits, as músicas eram muito marcantes, variavam a cada cidade nova ou tipo de batalha e certamente deixavam as lutas mais emocionantes. Realmente inesquecível 🙂

4- Kingdom Hearts

Esse foi o primeiro jogo que joguei para Playstation 2, e fiquei boquiaberta. Vi aquela abertura umas 20 vezes (sério) e parecia coisa de outro mundo. O avanço gráfico foi gigantesco, mas uma das coisas que mais havia me impressionado foram as músicas tão bem trabalhadas. Cada fase possui sua música tema, que é composta também nas suas próprias variações nas batalhas. O uso de instrumentos de música clássica, como violinos e piano também traz uma certa melancolia em alguns mundos, que só aumenta a capacidade do jogo emocionar o jogador. Combinação perfeita!
Todas as faixas são lindas, mas quero citar duas em especial: Hollow Bastion, já que a imersão da música meio triste e um pouco frenética me deixava na pele do Sora quando jogava naquele mundo, que culmina numa das lutas mais legais do jogo para salvar a Kairi. E minha preferida é a Dearly Beloved, a música que fica na tela de entrada do jogo. É o pianinho mais lindo possível, mistura melancolia, saudade e calma ao mesmo tempo. Linda demais!

3- The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Esse sim foi o jogo da minha infância. Não sei contabilizar quantas horas de diversão Ocarina of Time me proporcionou, porque jogava o tempo todo. Fechei pelo menos umas 15 vezes, e ainda está no topo da minha lista pessoal dos meus jogos preferidos.
Por se tratar de uma ocarina como objeto central da história, você ouve e aprende diversas músicas fodas e marcantes. Os sonetos, minuetos, boleros e sintonias das fases, batalhas e regiões são impecáveis. Não existe sequer uma única música que não seja excelente e única, que certamente estão cravadas nas nossas lembranças mais profundas da infância.
A Gerudo Valley é uma das mais pedidas, mas dou um destaque grande para a melancólica e intensa Song of Storms (acho que eu tenho um amor por músicas tristes haha) que fecha lindamente a história do Guru Guru e a Lost Woods.

2- Journey

O fluxo e músicas de Journey são TÃO FODAS que o jogo não possui nenhuma fala, interface ou qualquer painel escrito. Além de ser um jogo imperdível (sério, vale FASIL a compra de um Playstation 3 só pra jogar!), você joga online com algum jogador desconhecido e aleatório e a única maneira de se comunicarem é com sons. O seu personagem e do seu amigo misterioso fazem um som único e diferente, que mostra um simbolismo lindo sobre o quão peculiar cada um de nós pode ser e, ainda assim, é possível viver em harmonia com os outros (também diferentes e únicos).
As músicas passam completamente a emoção de cada parte do jogo. Uma coisa interessante é que quase podemos “sentir” a temperatura da música. Nas partes do deserto, onde parece calor, é como se as músicas passassem isso. Nas partes frias e com neve, a trilha nos ajuda a sentir frio, solidão. E por fim, definitivamente minha trilha preferida não só de Journey como de jogos em geral, sentimos na pele a Apoteose do personagem trilhando o fim de sua interminável jornada. Esta canção, Apotheosis, descreve (sem palavras) o que é transcender. Sempre que a ouço me arrepio por completo, sinto calor e me emociono com a jornada do nosso pequeno heroi, que nasceu para trilhá-la. O dia que me casar quero entrar com ela 🙂

1- Shadow of the Colossus

Como mencionado no início desta matéria, jogos possuem uma habilidade única de criar emoções, que são aumentadas com as trilhas sonoras em conjunto com a jogabilidade e história. Existem inúmeros títulos fantásticos, por isso é muito difícil fazer uma lista com apenas 10 deles e ainda ter que eleger um destaque. Mas de todos os jogos que tive a oportunidade de jogar, Shadow of the Colossus é ainda imbatível na minha humilde opinião.
Assim como Journey, trata-se de uma jornada, uma missão. Esta ainda mais solitária que Journey, visto que o protagonista Wander tem apenas a companhia de seu leal cavalo, Agro. A mistura entre música e ausência de música diferem a sua busca pelos Colossi na terra sagrada e vazia com as lutas épicas e emocionantes contra eles.
Como mencionei nas 10 mortes mais tristes nos videogames, minha interpretação é que jogamos como o vilão, já que o objetivo é matar as enormes criaturas. A música épica reforça a batalha, e quando terminamos, também (ao menos pra mim) reforça uma certa culpa por estar eliminando os Colossi. A trilha entra e sai na hora certa, com sua bela orquestra, e nos passa o sentimento de cada uma das batalhas. Inclusive a diferença de cenários pode ser sentida também nas notas, que ecoam uma certa liberdade quando lutamos em cenários com água ou contra algum Colosso voador, e mais frenética e agoniante em locais menores. E claro, desnecessário dizer que também me arrepio ouvindo cada música e relembrando de cada batalha. É realmente sensacional! 😀

Ainda no embalo, não posso deixar de mencionar as músicas de Ico, dos mesmos produtores de Shadow of the Colossus. Apesar de lançado antes, Ico é na realidade uma suposta sequência (sequel) também muito boa e com músicas fantásticas. Não deixem de ouvir as duas o/

shadow_colossus

Menções honrosas

E como não tem espaço para falar de todas as trilhas marcantes, quero dar uma rápida passada por algumas que merecem uma menção aqui e uma breve descrição. É só clicar no nome para ouvir as músicas 🙂

banjo kazooie_song

Banjo Kazooie – Jogo lindo, engraçado e fofo, com músicas bem marcantes em cada fase. Os instrumentos combinam com a região, e cada item também tem um sonzinho gostoso de ouvir quando falam.
Read Dead RedemptionCowboys, lágrimas e sangue traduzidos com violões, gaita e instrumentos típicos do velho oeste. Muito foda! Destaque para a Compass.
Megaman 2 e Megaman X4 – Acho que todos os Megaman tem músicas muito fodas, e doeu meu coração não botá-los na lista oficial. As músicas mais frenéticas e eletrônicas variam conforme as batalhas e cenários. Um super destaque para a Dr. Willy’s Castle, minha preferida.
Heavy Rain – Se você quiser entrar totalmente no clima triste e depressivo do jogo, é só ouvir a trilha sonora. Linda e marcante.
The Last of Us – Nenhum jogo foda pode ficar sem uma trilha sonora foda. Os produtores disseram que o objetivo era criar músicas “orgânicas”, com notas simples mas poderosas. Fizeram isso com maestria ao contratarem ninguém menos que Gustavo Santaolalla, vencedor de dois Academy Awards pelas trilhas sonoras de Babel e Brokeback Mountain para compor. As notas secas e rígidas do violão fecham com maestria o clima do jogo.
Rayman Origins – Fui surpreendida pela qualidade e pelas horas de diversão que Rayman Origins me proporcionou. Joguei em dupla com meu amado, e riamos muito das músicas divertidas e gostosas de ouvir. Algumas são com vozes, outras só instrumentos, mas todas bem diferentes. Lembrou um pouco Yoshi’s Story, outro jogo da minha infância. Super recomendado!
Bastion e Hotline Miami – Ainda não tive a oportunidade de jogá-los, mas a trilha foi recomendada pelas meninas e adorei! Estou ouvindo bastante e aumentou minha vontade de jogar esses dois. Se quiser saber mais sobre Hotline Miami, dá olha olhada nesses reviews aqui e aqui =)

kingdom hearts

Quais são as trilhas sonoras preferidas de vocês? Quais jogos mais marcam e quais faixas? Adoraria saber a opinião de todos nos comentários, e obrigada pela companhia! 😀

Compartilhe: