Antes de mais nada é bom explicar que listas são coisas pessoais, mesmo que muitas vezes saídas de um resultado de votação dos fãs. Então essa lista também é um pouco pessoal – o que não impede ninguém de poder acrescentar sugestões nos comentários desse post, eu mesma adoraria ouvir mais dessas músicas.

A trilha sonora de um anime nos aproxima de sua história e personagens, nos ajudando a sentir como eles. Se você está procurando por um anime que não apenas ofereça uma excelente história e uma arte belíssima, mas também músicas de piano para aquecerem seu coração, essa lista é para você!

Se preparem para a contagem regressiva de 10, com alguns dos melhores animes disponíveis, acompanhados pela bela melodia do piano. Eles podem fazer você sorrir, ou fazer com que escape uma lágrima. De qualquer forma, você pode ter certeza que vai gostar de todos eles. As informações do ranking foram coletadas na data da publicação do post original.

10 – Sen to Chihiro no Kamikakushi (A Viagem de Chihiro)

spirited-away-1

Nota no MAL: 8.93 – 13º Mais Popular no Site 
Lançado em 20/07/2001 – Produzido por: Studio Ghibli e Studio Hibari

Essa não é apenas uma das mais conhecidas obras-primas do Studio Ghibli, reconhecida por sua história cheia de significado, mas também contém uma das mais belas trilhas sonoras. Criada por Joe Hisaishi, diretor musical e músico de primeira linha, a trilha sonora conta com faixas de piano que narram desde a rotina normal da protagonista, passando pela faixa “Bathhouse Morning” até a melodia maravilhosa de “Always With Me”.

9 – Byousoku 5 Centimeter (5 Centimeters Per Second)

(5 Centimeters Per Second)

Nota no MAL: 8.18 – 318ª Mais Popular no Site
Lançado em 03/03/2007 – Produzido por: CoMix Wave Films

Poucos são os animes capazes de superar o nível de melancolia da trilha sonora de 5 Centímetros Por Segundo. A faixa “One More Time, One More Chance” de Masayoshi Yamazaki talvez seja a música mais conhecida da trilha sonora. Essa música conta toda a história do anime – uma sombra de tristeza com um leve suspiro de esperança.

8 – Nodame Cantabile

nodame

Nota no MAL: 8.51 – 96º Mais Popular no Site
Lançado em 28/06/2007 – Produzido por: J.C.Staff

Apesar de a maioria das músicas da trilha sonora desse anime serem famosas melodias clássicas, a série conta com algumas músicas originais. A melhor talvez seja “Itsuka Mita Fuukei”, composta por Suguru Matsutani. É como uma brisa de ar fresco das usuais melodias felizes das aberturas e encerramentos, que agarrará seu coração com seu belo arranjo.

7 – Sword Art Online

sao

Nota no MAL: 8.01 – 502º Mais Popular no Site
Lançado em 07/07/2012 – Produzido por: A-1 Pictures

SAO tem sua cota de emoções e isso é refletido bem em uma de suas músicas, “At Our Parting”. Essa faixa é normalmente acompanhada por outros instrumentos, mas uma versão completa apenas com o piano também está disponível. Fiel ao seu título, a música força você a reviver a tristeza de uma despedida.

6 – Howl no Ugoku Shiro (O Castelo Animado)

howl

Nota no MAL: 8.73 – 35º Mais Popular no Site
Lançado em 20/11/2004 – Produzido por: Studio Ghibli

Stroll Through The Sky” de Joe Hisaishi, é ao menos tão conhecida quanto o próprio filme. Apesar de muitas partes da música possuírem acompanhamento, o piano é definitivamente o instrumento mais marcante. A música vai te levar ao mundo de Sophie em um instante.

5 – Romeo x Juliet

rxj

Nota no MAL: 7.80 – 882º Mais Popular no Site
Lançado em 05/05/2007 – Produzido por: Studio Gonzo

Provavelmente uma das trilhas sonoras mais fofinhas já feitas para animes de drama. “Unexpected Encounter” é de autoria do compositor Hitoshi Sakimoto. Esse cara sabe como fazer uma música linda e organizá-la em uma peça de piano ainda mais linda. É provavelmente a minha favorita de todas. O tema em si já é bem bonito, mas isso não é o que eu considero o forte dessa faixa, especialmente porque ela se repete tantas vezes. Na verdade, o que torna esse trabalho único é o sentimento com o qual ele é trabalhado. Cada versão do tema é diferente – às vezes é tocada delicada e ternamente, outras vezes é executada de forma poderosa e apaixonada. Consequentemente, a melodia é transformada toda vez que é repetida, capturando um aspecto diferente do amor todas as vezes. É uma das pequenas pérolas que você acha entre os animes mais desconhecidos. Fizemos review dele aqui!

 4 – Nagi no Asukara (Nagi-Asu: A Lull in the Sea

Nagi-no-Asukara

Nota no MAL: 8.39 – 160º Mais Popular no Site
Lançado em 03/10/2013 – Produzido por: P.A. Works

Nagi no Asukara conta com várias peças maravilhosas de piano. Todas elas possuem toques de gentileza e alegria, mas as vezes, é possível encontrar tons de melancolia. “Cry for the Moon” é definitivamente o ápice desse sentimento.

3 – Ouran High School Host Club

ouran

Nota no MAL: 8.34 – 69º Mais Popular no Site
Lançado em 05/05/2006 – Produzido por: Studio Bones

Esta música não quer apenas que você dance, é uma dança. Uma valsa, para ser mais preciso: “Introduction & Waltz”. Uma vez que começa com acordes e escalas, obviamente deriva sua inspiração da música clássica. No entanto, ele é divertida e descontraída, o que eu gosto muito. Ela adorna a música com uma generosa quantidade de floreios, tem um solo que soa muito chique e dramático para ser qualquer coisa a não ser divertido. Sabe aquelas músicas que te fazem ter vontade de bater meus pés no chão acompanhando o piano? É gostosinha assim.

2 – Shigatsu wa Kimi no Uso (Your Lie in April)

shigatsu-wa-kimi-no-uso

Nota no MAL: 8.93 – 14º Mais Popular no Site
Lançado em 09/10/2014 – Produzido por: A-1 Pictures

Se você está procurando por músicas de piano com notas mais leves e divertidas, você encontrará neste anime. Ele é recheado por diversas peças de piano com temas variados, mas as peças mais leves como “Shigatsu wa Kimi no Uso” (literalmente o nome do anime) são as que mais se destacam.

1 – Rurouni Kenshin (Samurai X)

rurouni-kenshin-

Nota no MAL: 8.40 – 238º Mais Popular no Site
Lançado em 01/10/1996 – Produzido por: Studio Gallop e Studio Deen

Samurai X está aqui no topo da lista por uma razão pessoal muito querida: foi ele quem me fez conhecer a música de piano de Beethoven e me apaixonar pelo o que hoje é a minha profissão. Mas, de qualquer forma, é uma peça meio deprimente e ao mesmo tempo impactante, já que muitas das melhores peças para piano muitas vezes são bem tristes (Pathetic Sonata de Beethoven, por exemplo, que aparece no anime). Em muitos aspectos, “The Will” se assemelha a um réquiem: uma composição para os mortos – e definitivamente não está adotando a abordagem comemorativa do funeral. Os acordes deliberados da marcha funerária caminham com passos pesados, até que as coisas finalmente se transformam em histerias poderosas e apaixonadas, enquanto força todos os seus ouvintes a chorar. É uma peça absolutamente triste que é a depressão encarnada, adepta dos meus tempos de gótica depressiva necessidade de uma trilha sonora mais melancólica.

***

Apesar de o mundo dos animes estar recheado por toneladas de obras-primas de piano, é difícil negar que as músicas listadas neste artigo estejam entre as melhores. Assistam aos animes e escolham a sua preferida!


Traduzido e adaptado do MAL e do Anime Instrumentality.

Compartilhe: