Há uma semana, a Babs fez um post genial: As comidas do Game of Thrones! Eu fiquei até sem acreditar como eu nunca pensei nisso antes, já que só falta eu babar nos livros quando eu leio. Mas eu acredito que uma ideia genial sempre leva a outra, então eu decidi fazer um dia inteiro de comidas típicas de Westeros e testar se as receitas realmente funcionavam de verdade. Claro que não deu para fazer todas, porque ninguém tem tempo para isso, mas eu escolhi as 3 que mais me chamaram a atenção para ver se na hora de por a mão na massa elas ficariam tão apetitosas quanto as das fotos. Chamei duas amigas para o desafio, e não é que deu certo?!

Veja só minha experiência com esses pratos e algumas dicas que eu tenho para dar:

Café da Manhã dos campeões em Winterfell

game-of-thrones-comidas-cafe-da-manha
(foto original)

Um café da manhã simples e apetitoso! Me surpreendi do quanto ficou gostoso, porque eu nunca tinha comido geleia na vida e nunca foi algo que me atraiu muito. Por isso mesmo, escolhi a melhor marca que tinha no supermercado (Queensberry, recomendo) para aumentar as chances que minha primeira experiência fosse boa. E gente, ficou sensacional. Como não tinha pão caseiro, comprei pão preto da Wickbold mesmo e torrei. O ovo eu deixei 5 minutos cozinhando e ficou na consistência certa para mim, a clara ficou mais durinha e a gema ficou mole no meio. Eu aprimorei um pouco a receita, ao invés de deixar o queijo de lado, já coloquei no pão junto com a geleia de amora, a combinação ficou perfeita, vejam:

got 2

got 3

Também trocamos o chá por leite, porque ninguém merece, né!

Dica: eu quebrei uns pedaços de bacon e salpiquei no ovo, ficou ótimo!

Lanche da tarde: Bolo de limão na companhia da Sansa

boo

Como eu sou gorda e preguiçosa, segui o conselho da Babs no post original e simplesmente comprei mistura de bolo de limão Dona Benta e pensei: “esse item será o mais fácil de todos”. Ledo engano, foi o que “menos deu certo” de todos e o que mais teve contratempos. Primeiro nós não tínhamos forminhas de cupcake, então teve que ser feito na forma tradicional mesmo. Depois, como a forma era muito grande para a receita, o bolo ficou baixinho. Mas nós solucionamos esse problema cortando ele no meio e colocando uma metade em cima da outra, e o melhor: colocamos o recheio de leite condensado com limão no meio! A ideia era colocar essa mistura como cobertura também, cortar em quadradinhos e por as rodelinhas açucaradas de limão por cima. Mas esse foi o nosso maior problema: as rodelas não deram NADA certo. Primeiro porque a receita dizia que era só misturar uma xícara de açúcar com uma de água que depois de um tempo ela ficava cremosa. Eu mexi, mexi, mexi e continuou completamente aguada. Quando vi que não ia ficar cremoso, tentei jogar as rodelinhas de limão assim mesmo, mas não sei se deixei tempo demais, ou se não era para dar certo mesmo, mas os limões ficaram molengas, quebradiços e amargos ainda por cima. Não tínhamos outra opção a não ser jogar tudo fora mesmo. Vejam como ficaram as rodelas:

got 4

Bom, sem as rodelas para finalizar, eu achei que a cobertura de limão foi pouca, mas infelizmente não tínhamos mais da fruta para misturar no leite condensado, então ficou assim mesmo:

got 5

Dica: quando fizer, faça a cobertura com duas latas de leite condensado, não apenas com uma, como eu fiz.. (gordinha feelings).

Frango com Mel: almoço com o Jon e o Fantasma

frango

Esse item NÃO PODE FALTAR se você for fazer a culinária de Westeros um dia, ela é super fácil de fazer e deliciosa. Mas claro, nada pode dar certo sem ter alguns contratempos no meio. Como seria uma refeição de lordes, compramos também o melhor frango do supermercado: além de ser caipira, ele tinha uma placa gigante em cima com um frango feliz falando que ele tinha sido alimentado 100% com alimentos naturais. A única coisa que me preocupou é que na embalagem dizia que ele vinha com todos os miúdos e com a cabeça, e como eu sou ignorante e nunca tinha feito um frango inteiro antes, fui perguntar para a moça do supermercado se eu ia precisar limpar aquele frango ou se essas partes dele vinham separadas. Todos os funcionários por perto riram caçoaram de mim, falando que vinha tudo num saquinho sim. Eu perguntei: “até o pescoço e a cabeça?”, e eles: “sim”. Saí constrangida de perto com o meu frango. No dia seguinte, quando fui temperá-lo, vi que minha amiga estava mexendo nele e vi que tinha uma parte solta, e eu só falei “Paulinha, você tá quebrando a asa, ela vai ficar solta assim”, e quando eu fui pegar na “asa” para arrumá-la, dei de cara com isso:

got 1

A asa solta era na verdade o pescoço torto do frango! Eu só gritei e saí correndo, foi assustador! Eu não esperava por aquilo! Mas minha amiga fez a gentileza de cortar e jogar fora para mim. Temperando o frango, nós deixamos a perna um pouco solta também, então eu fiz uma gambiarra e amarrei com fio dental para dar uma segurada. O molho de mel com manteiga foi o mais difícil de acertar o ponto. Eu achei a proporção de vinagre muito grande e o cheiro e o gosto ficaram muito fortes. Então coloquei um pouco mais dos outro ingredientes para diminuir o sabor azedo. Outra coisa, o frango JAMAIS ficaria no ponto em 1 hora como diz a receita (e olha que meu fogão é potente), ele teve que ficar mais ou menos 2 horas no forno, então, se um dia você quiser fazer, se planeje para assar com esse tempinho a mais de antecedência. Vejam o resultado:

got 6
got 7

O frango ficou crocante e o agridoce extremamente saboroso. Como vocês podem ver na foto, sobrou um pouco da cobertura de mel (já que eu aumentei a receita), então nós colocamos num potinho para colocar mais a gosto no próprio prato. A cobertura é muito gostosa MESMO, acho que da próxima vez eu só procuraria outra coisa para substituir o vinagre (mostarda talvez, deve ficar muito bom também).

SUPER DICAR: Nós colocamos o bacon que sobrou do café da manhã para assar junto com o frango. Gente, deu um toque todo especial!

OBS: nós fizemos arroz, mas não tiramos foto com ele para ficar com mais cara de medieval (risos).

Conclusão, quando verem algo desse tipo, não tenham medo de tentar fazer. As comidas de Game of Thrones foram muito fáceis e deliciosas pelo menos 🙂

Compartilhe: