SLA Industries é um dos role playing games independentes mais cultuados. O jogo incorpora elementos de cyberpunk, terror, conspiração, animes/mangás e a obsessão cultural com a mídia. Os mistérios sobrenaturais, industriais, políticos e científicos do rpg resultam numa mistura explosiva. Com ambientação futurista, gótica e brutal, você nunca vai ter certeza em quem confiar ou o que esperar de cada sessão.

Sla Capa (1)

Cenário

Em um futuro distante, durante o “Conflict Wars”, a galáxia estava em guerra e todas as espécies lutavam pela supremacia. No meio disso, um comerciante de armas chamado Mr. Slayer e sua empresa, a SLA Industries, começaram a fornecer armamentos e soldados modificados por bioengenharia. Quando todos se tornaram consumidores das Indústrias SLA, as forças de Mr. Slayer assumiram o poder.

No ano em que começa o jogo, as Indústrias SLA completam 900 anos. Durante esse período, as Indústrias SLA têm mantido o poder no Mundo do Progresso – grande território interestelar com um número indefinido de planetas – através do controle total da indústria, manipulação da mídia, terríveis exércitos e poderosas armas. E ainda, por trás de tudo isso, o misterioso senhor absoluto (e possivelmente imortal) Mr. Slayer.Mr Slayer

Os personagens, e todos no universo, trabalham para a SLA. Mesmo empresas que se dizem rivais, existem boatos de que pertencem a SLA. E até os rebeldes podem ser pagos pela SLA para nutrir falsas esperanças.Sla 1

SLA Industries está sediada em Mort City, uma cidade de proporção continental e densamente povoada. Cercada pelas ruínas urbanas dos Cannibal Setors, o lugar tem engarrafamentos e índices de criminalidade e violência igualmente gigantescos.

Mort City fica localizada no planeta Mort, que teve seus recursos naturais esgotados e seu meio ambiente totalmente destruído. Por isso, nunca para de chover. É também em Mort que são produzidos os pricipais shows da Third Eye News – a mídia estatal que cobre as ações dos operativos e exibe em todo o Mundo do Progresso.

Sla Operativos
Um grupo de Operativos das Indústrias SLA

Bucha-de-canhão

Os jogadores são operativos, soldados treinados para combater os inimigos da SLA, que vão desde agentes terroristas e subversivos da Dark Knight, até os tráficantes de pessoas que são raptadas nas ruas. Os operativos também são responsáveis por dar manutenção de ruas e esgotos (e enfrentar as criaturas que encontrarem por lá), anular motins, perseguir serial killers e conter porcos canibais, enfim manter a ordem em nome das Indústrias SLA.Porco Canibal

Os operativos podem ainda entrar em um dos vários departamentos da SLA, tornando-se cientistas, militares ou executivos. Para isso, precisam cumprir mais missões e subir o Nível de Liberdade de Segurança. Eles podem buscar missões extras (e serem bem pagos, ou morrer tentando realizá-las) através de cartões, os Blue Print News – BPNs.

Os personagens precisam sobreviver num ambiente opressivo, paranóico, escuro, decadente, caótico e violento. Tentando realizar com sucesso missões em que coisas inexplicáveis acontecem. A morte pode ocorrer a qualquer instante, e quanto mais sangrenta e espetacular, maior a audiência.

Sla Contract Killer
Contract Killer

Para a população do Mundo do Progresso, os operativos são celebridades, verdadeiros gladiadores que têm suas missões televisionadas. Aqueles que demonstram potencial para alcançar maior audiência, recebem patrocínio e passam a ser Contract Killers, ou seja, operativos patrocinados.

O Sistema

A criação dos operativos é baseada numa distribuição de pontos bastante simples. São 300 pontos divididos entre atributos básicos, perícias e vantagens e desvantagens. Você pode construir praticamente qualquer tipo de personagem que imaginar neste cenário, ou ficar muito perdido com as opções, se não tiver uma ideia muito clara do que quer ser. A próxima etapa é escolher um pacote de treinamento: Death Squad, Kick Murder, Investigation e Interrogation, Medical, Mechanics, Pilot and Navigation, Business, Strike Squad e Scout Package.Sla Ficha

Além dos seres humanos, é possível jogar com criaturas como Frothers (humanos mutantes que descendem de famílias de viciados em drogas de combate); Wraith Raiders (incríveis predadores que se assemelham a enormes felinos bípedes); Shaktars (grandes lagartos humanóides de pele avermelhada, são guerreiros obcecados pelo seu próprio conceito de honra); Ebons (seres capazes de manipular o Fluxo da Ebb e possuem poderes como teleportação, invisibidade ou até lançar chamas pelas mãos); Brain Wasters (Ebons guerreiros, sádicos, manipuladores, arrogantes e anti-sociais); Stormers (criados pela biogenética, são verdadeiras máquinas de matar, rápidos, fortes, têm capacidade de regeneração e obedecem cegamente a SLA).Shaktar, Wraith Raider, Storm e Brain Waster

O sistema para a realização de ações é simples: 2d10 + habilidade + modificadores de classificação. Com 11 ou mais, você obteve sucesso. Com 21 ou mais, é um critical hit. Se a tarefa é mais simples do que o seu nível de habilidade, você nem precisa fazer o teste.

Mas o combate é meio complexo. Primeiro você rola a iniciativa. Podem ser feitas até cinco ações, dependendo da destreza do personagem e do tipo de ação. Por exemplo, para atirar, você rola sua habilidade de arma, adicionar os modificadores e indica o alvo (em quem e onde vai acertar). Se tirar mais de 21, você acerta, mas o dano é reduzido pelo nível de absorção da armadura. Tem ainda os pontos de vida do inimigo, que recebem redutores se ele estiver ferido e tal. É um bocado de conta que os jogadores e o mestre precisam fazer… Em SLA Industries, certos redutores para situações específicas têm grande importância, como o medo e o stress. Mesmo tendo um número de dificuldade fixo, o sistema acaba bem equilibrado.Sla 2

O livro

SLA Industries foi publicado de forma independente em 1993, pela editora escocesa Nightfall Games. No final de 1994, o jogo foi comprado pela Wizards of the Coast. Mais tarde, foi republicado pela Nightfall Games e distribuído pela Hogshead Publishing. Entre 2003 e 2011, a Cubicle 7 Entertainment produziu material novo, e em 2011 a licença voltou a Nightfall Games.

Sla Capa (2)

A publicação é bem bacana, com layout elegante e arte interna variada, mesmo sendo totalmente em preto e branco. As ilustrações e os toques de humor, lembram um pouco os livros de O Mundo das Trevas, da White Wolf. Um grave defeito de SLA Industries é a cola. Não, não é que a narrativa seja furada. É que à medida que você vai usando o livro, as páginas começam a descolar.

Sla 3

A primeira parte do livro fala das Conflict Wars e da ascensão das Indústrias SLA. Em seguida, são apresentados os Operativos, como atuam e suas missões. A próxima parte do livro descreve Mort, sua divisão terrotorial, seus moradores, sua estrutura. Das 290 páginas do livro (pelo menos nesta minha 2ª edição), 180 são dedicadas ao sistema, com explicação sobre a criação de personagens, poderes, armas, formas de combate, inimigos, e a exposição midiática (luta pela audiência. Literalmente).

Com uma enorme legião de fãs, SLA Industries é um RPG raro. Dificilmente você vai encontrar uma versão impressa à venda. Só achei na Amazon, uma edição igual a que eu tenho, e uma lançada em 2000 pela Hogshead. Também é possível comprar o PDF do livro básico e vários suplementos na loja virtual da Nightfall, na RPG NOW e na DriveThru RPG .

Compartilhe: