Veja, ou reveja, filmes sobre surf, basquete, boxe, skate, tênis, futebol e karatê!

Até o dia 8 de agosto, o mundo inteiro estará de olho em Tóquio, para acompanhar os Jogos Olímpicos 2021. Excepcionalmente, realizada este ano, por causa da pandemia de Covid-19, as Olimpíadas contam com 46 modalidades, que incluem esportes muito populares como futebol, vôlei, basquete e natação, até outros que são praticamente desconhecidos pelo público brasileiro, como hóquei na grama, pentatlo moderno, badminton e softbol.

As modalidades que estão integrando as Olímpiadas pela primeira vez são o skate, o surfe, a escalada, o beisebol e o caratê. A delegação do Brasil conta com 302 atletas que participam de 34 das 46 modalidades esportivas.

Mas para por que estou falando de esportes, sem ser e-games, aqui no Garotas Geeks? Para compartilhar com você uma lista de sete filmes que levaram para a telona alguns dos esportes olímpicos. Seja animação, ficção, ou histórias baseadas em fatos reais, a sétima arte comprova que a junção do esporte com a cultura pop pode criar obras inesquecíveis! Separe sua pipoca, acomode-se no sofá e prepare seu espírito olímpico!

Filmes sobre esportes 1

Surf

Tá Dando Onda (2007)

A animação Tá Dando Onda conta, como se fosse um documentário, a história do pinguim Cody Maverick. O protagonista passa a vida inteira imaginando que será o grande vencedor do Campeonato Mundial de Surfe de Pinguins, até chegar ao local do campeonato e conhecer seus oponentes. A animação tem personagens cativantes e mostra um impressionante trabalho gráfico sobre as ondas. O longa foi indicado ao Oscar de Melhor Animação, em 2008.

Basquete

Space Jam: O Jogo do Século (1996)

Impossível falar de basquete e cultura pop sem lembrar de Space Jam! No longa, que mistura animação com personagens de carne e osso, um perigoso vilão espacial envia cinco pequenos alienígenas, os Nerdlucks, para capturar Pernalonga e sua turma como novas atrações para seu parque de diversões intergalático. Em troca de sua liberdade, o esperto coelho convence os alienígenas a jogar uma partida de basquete. Mas os Nerdlucks têm uma arma secreta: eles roubaram as habilidades dos melhores jogadores da NBA e formaram um time imbatível, os Monstars. Para que Pernalonga, Patolino, Frajola, Piu-Piu, Taz, Papa-léguas, entre outros amigos tenham alguma chance de ganhar este jogo, eles precisam da ajuda do maior, melhor e mais famoso jogador de basquete de todos os tempos: Michael Jordan.

Boxe

Menina de Ouro (2004)

É claro que ao pensarmos em filmes sobre boxe, lembramos de Sylvester Stallone e em Rocky, com a antológica cena da escadaria na Philadelphia, ou em alguma das suas diversas sequências, incluindo Creed. Mas nesta lista quem tem espaço é Hilary Swank e sua valente Maggie Fitzgerald, a Menina de Ouro. O filme conta a história de Frankie (Clint Eastwood), um treinador de boxe que está magoado com o afastamento de sua filha e que leva uma vida fechada, e de Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma garota que tem muito talento para ser pugilista. No início, Frankie não aceita treinar a lutadora, mas depois acaba se rendendo à persistência demonstrada por Maggie. O longa-metragem ganhou Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor (Clint Eastwood), Melhor Atriz (Hilary Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman), além de ter sido indicado em outras três categorias.

Skate

Uma Skatista Radical (2021)

Prerna é uma adolescente indiana que vive na zona rural, no interior da Índia, com a família. Ela descobre a paixão pelo skate e enfrenta muitos obstáculos em busca do sonho de ser skatista profissional e participar de um campeonato nacional. Este é o primeiro longa da diretora Manjari Makijany.

Tênis

A Guerra dos Sexos (2017)

Baseado em fatos reais, o longa aborda um dos eventos esportivos televisionados mais vistos de todos os tempos: a histórica partida de tênis, realizada em 1973, entre a campeã mundial feminina Billie Jean King e o ex-campeão masculino Bobby Riggs. Ele tenta reviver as glórias do passado, enquanto Billie Jean questiona sua sexualidade e luta pelos direitos das mulheres.

Futebol

Kung Fu Futebol Clube (2001)

Já que não pode deixar de falar de futebol, que seja de Shao Lin Soccer! A comédia conta a história de uma equipe que tenta a qualquer custo ganhar uma competição de futebol. Sing é um praticante de kung fu, descoberto por um técnico de futebol e que possui um poderoso chute. Juntos, eles decidem reunir um time de mestres de kung e tentar ganhar o atraente prêmio – em dinheiro – oferecido em um campeonato nacional de futebol. A peculiar mistura de artes marciais e futebol parece dar certo e eles conseguem chegar até a final da competição, na qual precisarão enfrentar o temido Team Evil.

Karatê

Karatê Kid – A Hora da Verdade

Daniel Larusso e sua mãe recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova escola, até que conhece Ali Mills, uma líder de torcida do colégio. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence, faixa preta de caratê e o melhor aluno do dojo “Cobra Kai”, começa a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, Daniel é salvo por por Sr. Miyagi, um japonês veterano de guerra e mestre de karatê. Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos de karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny.

Bônus – Esportes de Inverno
Já que estamos no inverno aqui no Brasil, quero trazer como bônus esportes que são modalidades das Olimpíadas de Inverno. Para começar, uma produção que é meu filme de esporte favorito, que fala sobre acreditar e não desistir de batalhar pelos seus sonhos, por mais inusitados que possam parecer.

Jamaica Abaixo de Zero (1993)

Neste divertido longa, quatro jamaicanos sonham em competir nos Jogos Olímpicos de Inverno no bobsleigh (corrida de trenó), apesar de nunca na vida terem visto neve. Com a ajuda de Irwin Flitzer, um ex-campeão desonrado e desesperado para se redimir, é formada a primeira equipe de trenó da Jamaica, que ruma para Calgary, Canadá, onde se realizam os Jogos de Inverno. Os atletas são zombados por todos, pois ninguém imagina que um time de trenó jamaicano, comandado por um treinador desacreditado, possa ser levado a sério. Mas uma equipe cheia de autoconfiança pode causar surpresas nos Jogos.

Eu, Tonya (2017)

Cinebiografia da ex-patinadora no gelo Tonya Harding. Durante a década de 1990, ela conseguiu superar sua infância pobre e se tornar a vencedora do Campeonato de Patinação no gelo do Reino Unido e segunda colocada no campeonato mundial. Porém, no intuito de vê-la como campeã das olimpíadas de 1994, o ex-marido, Jeff , acaba tomando decisões que podem arruinar a carreira de Tonya.

Curtiu a nossa lista de filmes sobre esportes? Que outras produções cinematográficas você gostaria de ver aqui? Compartilhe com a gente!

Compartilhe: