Os “gAmErS” estão reclamando de Thor porque ele é gordo, mas ele era assim mesmo nos mitos nórdicos.

Os gAmErS atacaram novamente, desta vez demonstrando uma visão historicamente analfabeta de quem Thor, o deus nórdico do trovão, realmente é. E tudo isso começou principalmente porque, depois de três longos anos, finalmente foi possível confirmar que o cara encapuzado da cena dos pós-créditos de God of War era de fato Thor – e como o corpo dele realmente se parece.

Pois bem. As queixas dos jogadores são principalmente relacionadas com esse último fator.

Todos nós vimos o MCU – mesmo se você disser que não assistiu um único filme, você pelo menos foi exposto a muitas imagens, memes e notícias dele. Você sabe que Thor, dos Vingadores, é interpretado por um abdômen ambulante, Chris Hemsworth, e por isso é fácil ver o deus do trovão como um garanhão alto, loiro, com um martelo e um tanquinho com 12 gominhos. Quer dizer, é o Deus do Trovão! Obviamente ele é trincadão, certo?

Errado. Thor, de God of War: Ragnarok, é muito mais preciso quanto ao material de origem, o que não deve ser surpreendente quando você considera que a versão do MCU vem de um planeta alienígena com acesso a, tipo, naves espaciais e outras coisas. Boa mitologia, muito Asgard, muitos martelos…

Se você olhar para o Poetic Edda e o Prose Edda (“Edda em verso” e “Edda em prosa”, na tradução para o português), que são as duas fontes principais da mitologia nórdica que conhecemos e amamos, você notará que Thor era um pouco idiota, na verdade. Sempre achei que o primeiro jogo lidava com isso extremamente bem – vimos detalhes explícitos sobre o deus do trovão destruindo o jotunn e é bastante óbvio que seu hobby favorito envolvia beber muito e dizer: “Bora, rapaziada, vamo lá cometer um genocídio”.

Ele não é o paladino heroico dos Vingadores. Ele é uma divindade nórdica, o que significa que ele é um cuzão total.

Comecemos por aí. Mas além disso, Thor da mitologia nórdica é canonicamente pesadão. Ele bebe meio oceano no ciclo de Lokrur – literalmente metade dele – mas tem uma história particularmente conhecida chamada Thrymskvitha, um poema do lendário Snorri Sturluson. Nele, Thor perde o Mjolnir depois que ele é roubado por um gigante chamado Thrym, que só vai devolver o martelo em troca da mão de Freyja em casamento. Obviamente a Freyja é completamente avessa à ideia de se casar com o grandalhão – e ela fica putassa com Loki, que irrita todo mundo uma vez por minuto e acaba envolvendo mais gente nas tretas pessoais dele. Então Thor tem a brilhante ideia de se vestir como ela e participar da cerimônia de casamento em seu lugar. Além de comer uma vaca inteira, ele drena vários barris de cerveja, deixando Thrym imensamente confuso – seria mesmo possível que Freyja, a elegante deusa Vanir do amor, da beleza e do sexo fosse assim tão esfomeada? Eventualmente, Thor, ainda disfarçado de Freyja, recebe o Mjolnir em homenagem ao acordo do Aesir com Thrym. Daí, Thor rasga seu véu de casamento, revela sua verdadeira forma e cava o crânio de Thrym com o martelo, antes de, completamente bêbado, começar a matar cada jotunn na sala. E as pessoas ainda dizem que ele deve ser divertido em festas…

O primeiro jogo aborda tudo isso também. Entre as muitas descrições que Mimir faz de Thor estão: “cuzão gordo”, “escroto suado” e “o maior desgraçado carniceiro de todos os nove reinos”. Obviamente, Mimir não é um fã.

Ainda assim, a ideia de ficar irritado com a aparência do Thor só agora parece um pouco burra – o primeiro jogo descreveu literalmente como ele seria várias vezes. Se você estava esperando um modelo de capa de revista, não estava prestando atenção.

Se você ficou curioso para verificar isso por conta própria, não precisa necessariamente se arrastar pela literatura nórdica antiga do século 13. Eu recomendo a todos vocês podem adquirir o livro  Mitologia Nórdica escrito e narrado pelo Neil Gaiman, que deve provar de vez que Thor era conhecido por festejar e beber pelo menos tanto quanto era reverenciado por lutar. Além disso, o fato de que essas coisas podem ser vistas como mutuamente exclusivas é puro absurdo. Você já viu um homem forte contemporâneo, especialmente de países nórdicos como a Islândia? Hafþór Júlíus Björnsson, o ‘Montanha’ de Game of Thrones, é carinhosamente conhecido como Thor Björnsson” e não se parece em nada com um fisiculturista. Ele se parece com alguém que pode arrancar uma árvore e jogá-la através da estratosfera como se fosse um dardo.

Dica de leitura: Conheça o livro Mitologia Nórdica de Neil Gaiman

Esses caras obcecados com fisiculturismo são ativamente mais fracos quando estão num palco competindo – que é quando ficam super desidratados.

Também é importante falar sobre esteticismo, a gordofobia e o que geralmente consideramos ser tipicamente atraente na sociedade moderna. O tipo corporal de Thor é o de alguém que bebe cerveja e festeja o tempo todo. No passado isso era frequentemente associado com virilidade, poder e confiança.

Thor, de God of War: Ragnarok, parece realmente um deus viking. Thor do MCU parece um cara que realmente gosta de crossfit e que pode ser muito mais associado com a aparência de deuses gregos – o que só faz uma bagunça mitológica e gera todo esse desserviço que estamos vendo na internet.

Até agora, a coisa mais impressionante saída das novidades do jogo é exatamente o que a Sony conseguiu com o design de Thor. É mitologicamente preciso, super foda e a antítese do tipo de gordofobia que atormenta os jogos e a mídia em geral por muito tempo. Já passou da hora de uma representação que não seja desonesta, associando gordura com fraqueza.

Pra finalizar, deem uma olhada no post no nosso Instagram pra ilustrar o caso também:


Texto traduzido e adaptado do The Gamer.

Leia mais sobre God of War aqui no site!

Compartilhe: