Para todos que estão PIRANDO com o filme saberem um pouquinho mais 😀

Muitas pessoas já assistiram ao novo filme de Mulher Maravilha. Pessoas que acompanham a história da amazona há mais de 75 anos e também pessoas que nunca sequer leram um quadrinho da heroína.

O filme por si só é demais! Super emocionante, seu enredo é intrigante, sua fotografia é de tirar o fôlego… bem diferente de todos os outros filmes da DC que estávamos acostumados a ver, com um roteiro que realmente faz sentido. Por conta do nosso amor, separamos algumas referências e easter eggs para quem não acompanha muito as aventuras da princesa Diana, para que essas pessoas possam aproveitar mais ainda esse filmaço (e os fãs de plantão possam dizer aquele: Rá! Eu já sabia disso! <3).

Atenção: Este artigo contém SPOILERS!

Introdução

A abertura do filme mostra o planeta Terra e Diana falando sobre quanto ela ama o nosso mundo. Essas imagens são referências das páginas iniciais do Universo DC: Rebirth. Essa história apresentou o monólogo de um personagem diferente, mas ainda continha uma mensagem semelhante. Ela restaura uma sensação de esperança, otimismo e heroísmo ao universo estendido da DC.

Ela também menciona uma “Grande Escuridão” que está cercando o mundo. Mais uma vez, isso pode fazer menção a Rebirth, mas também lembra os vilões do próximo filme da Liga da Justiça. A Liga da Justiça lutará contra o Lobo da Estepe (Steppenwolf) nesse filme, um dos caras mais ligados a Darkseid, o déspota cósmico do planeta Apokolips. Quando Darkseid esteve ausente do universo há centenas de anos e reapareceu no futuro distante nas páginas da Legião dos Super Heróis, a história foi chamada de a Saga das Trevas Eternas.

terra-rebirth

Empreendimentos Wayne e a fotografia da Primeira Guerra

A mais direta referência ao Universo Cinematográfico DC acontece logo nos primeiros segundos de projeção, quando vemos um blindado da Wayne Security estacionar no Louvre e entregar uma encomenda para Diana, que parece ser a curadora do museu. Bruce Wayne, provavelmente querendo aproximar-se cada vez mais da Mulher Maravilha, envia para ela o original da fotografia que vemos em Batman vs Superman e que serve de catalisador para o filme, contado em flashback pela amazona.

Você pode notar também que a placa do carro-forte é JL-828-VZM, que pode ser referência a Liga da Justiça (Justice League), próximo filme da DC.

wayne-enterprises

foto-colorida

A origem de Diana

Originalmente nos quadrinhos, Diana foi esculpida do barro e concebida à vida pelos deuses. No filme, a Rainha Hipólita apenas conta essa história a Diana para tentar justificar o fato da princesa ser a única criança na ilha e também para esconder o fato de que é filha de Zeus, sendo assim, uma semi-deusa.

Wonder-Woman-Clay-Birth

Nos quadrinhos de 2011, os Novos 52, essa história de que Diana foi esculpida no barro literalmente “caiu por terra” (ba dum tss)… Dando uma nova origem à personagem, Diana na verdade nasceu do fruto de uma escapadinha de Hipólita com Zeus, o deus dos deuses. Por isso que na luta com Ares, Diana refere a ele como irmão.

Wonder-Woman-Zeus-2

Wonder-Woman-Zeus-1

A queda de Steve Trevor

O filme preservou muito do original nessa parte. O capitão sofre uma queda de avião e acidentalmente descobre a ilha de Themyscira. Steve aparece conectado com Mulher Maravilha desde All-Star Comics #8, de 1941. Ele é o catalisador da saída de Diana da Ilha Paraíso e sua entrada no mundo dos homens.

steve-trevor-1

steve-trevor-2

Etta Candy

Sua primeira aparição se deu em Sensation Comics #2 de 1942. No filme, a gordinha e simpática Etta se parece mais como nos primeiros quadrinhos, porém, a personagem teve seu papel alterado ao longo dos anos e, nos quadrinhos mais recentes da DC, Etta aparece como uma oficial militar fodástica.

etta-1

etta-2

Tia General Antíope

Antíope aparece como irmã de Hipólita (e tia de Diana) graças aos quadrinhos aclamados de George Pérez. Nos quadrinhos, a general morre somente em Crise Nas Infinitas Terras e não tem relação nenhuma com o exército alemão, como no filme.

antiope-1

antiope-3

Artemis

Nos quadrinhos Artemis é uma das Amazonas mais importantes e poderosas e já chegou a usar o traje da Mulher Maravilha na década de 90. Interpretada pela pugilista Ann Wolfe no longa, teve excelente performance na batalha contra os alemães na Ilha do Paraíso, porém, seu papel ficou bem secundário e, infelizmente, em segundo plano.

artemis

A espada matadora de deuses

Falando sobre a espada de matadora de deuses, a Godkiller, isso é realmente algo da DC Comics, mas não é uma arma da Mulher Maravilha. Em vez disso, essa benção foi concedida a Deathstroke (o Exterminador) por Hefesto porque ele queria ele matasse o titã Iapetus. Nos quadrinhos, a Godkiller se parece muito mais com a espada que Ares está empunhando durante a batalha final.

godkiller

Irmão Ares

Ares tem sido um fardo na vida da Mulher Maravilha desde suas primeiras aparições, notavelmente em Wonder Woman #1 em 1942. Mas a versão de Ares que vemos no filme, se parece mais com os quadrinhos do grande George Perez de 1987.

ares-1

ares-2

Doutora Maru

Também conhecida como Dra. Veneno, é uma das primeiras inimigas de Diana nos quadrinhos, aparecendo pela primeira vez em Sensation Comics #2 de 1942. Como Diana, Steve e Etta, ela foi criada por William Moulton Marston e Harry G. Peter. Ela trabalhou para o exército alemão e seus venenos fazem menção a horrível guerra química durante a Primeira Guerra Mundial.

maru-1

Inimigos reais

O General Erich Friedrich Wilhelm Ludendorff existiu mesmo na vida real. Ludendorff foi um militar alemão que lutou durante a Primeira Guerra Mundial. Curiosamente ele sobreviveu e algumas das suas ideias chegaram mesmo a ser utilizadas por Adolf Hitler, que mais tarde criou o exército nazista que lançou o terror por toda a Europa.

ludendorff-1

Equipamentos

O famoso Laço Dourado da Verdade tem uma história bem curiosa, já que William Moulton Marston foi o criador do detector de mentiras, então, nada mais justo de ele incorporar esse equipamento na princesa. Originalmente nos quadrinhos o laço pertencia a deusa Afrodite, mas na adaptação de George Pérez o laço pertencia a Hefesto.

laço-da-verdade
Os braceletes da Mulher Maravilha fazem menção à época em que as Amazonas eram escravas de Afrodite e, nos quadrinhos, seus braceletes são feitos a partir dos restos de um escudo de Zeus, tornando-os indestrutíveis (talvez por isso que no filme os braceletes além de desviarem projéteis produzem um estrondo e clarão quando a super heroína vira SSJ tem seus poderes revelados).

braceletes

braceletes-2
Muitos já foram os trajes e equipamentos usados por Diana nesses 76 anos da personagem, até arma de fogo ela já usou. Podemos dizer que a capa, o escudo, a espada e o elmo são acessórios mais recentes que a princesa passou a adotar volta e meia graças aos quadrinhos de George Pérez (não que ela precise de armas e escudos para lutar, mas temos que concordar que a personagem fica com um ar bem mais de guerreira com eles).

ww-escudo-espada

O sorvete

A cena em que Diana prova o sorvete maravilhoso faz referência ao quadrinho de 2012 Liga da Justiça: Origem e também ao filme Liga da Justiça: Guerra

ice-cream-1

ice-cream-2

Óculos de Lynda Carter

Quando Etta está tentando achar uma roupa que deixe Diana menos chamativa entre os civis de Londres, ela adiciona um óculos ao disfarce e comenta “ela ainda está linda”, fazendo referência a Lynda Carter, Mulher Maravilha que teve sua série de TV estreada na década de 70. Num dos primeiros episódios, Lynda se disfarça de militar alemã para trabalhar de secretária para Steve Trevor em uma base em Washington D.C.

Os óculos ainda podem fazer referência ao famoso disfarce de Superman como Clark Kent (sempre achei isso hilário… como um par de óculos pode deixar a pessoa tão irreconhecível, né?!)

óculos

O beco

Enquanto Diana e Steve tentam se desvencilhar dos alemães, acabam entrando em um beco e a princesa salva Steve Trevor de levar um tiro, graças aos seus braceletes. Essa cena faz menção direta a Superman: O Filme de 1978, quando Clark Kent salva Louis Lane de levar um tiro de assaltantes em um beco. Na ocasião, Clark usa sua supervelocidade para pegar o projétil e depois finge desmaiar. Acho que o jogo virou, não é mesmo?

o-beco-superman

o-beco-mulher-maravilha

Briga no bar

Em Mulher Maravilha: Crônicas, Diana desarma um valentão no bar, cena muito semelhante na qual vemos a princesa lutando contra um fanfarrão armado no barzinho onde Steve recruta novos integrantes para a missão.

bar-1

Jogando tanques de guerra pelos ares

Assim como Superman em Batman: O Cavaleiro das Trevas de 1986, Diana também ergue tanques de guerra para arremessá-los. Essa imagem do filme também está retratada nos quadrinhos de 2001 Mulher Maravilha: O espírito da verdade.

tanque-1

O diretor na Primeira Guerra

Reparou que Zack Snyder aparece no filme? Isso provavelmente passou despercebido por muitas pessoas. O diretor postou essa foto em uma rede social com a legenda: Nas trincheiras com Mulher Maravilha.

zack-snyder

 

Compartilhe: