Saiba mais sobre este jogo mega divertido de se jogar em dupla.
Ratchet and Clank: Full Frontal Assault foi lançado no final de 2012 e ganhou a versão para Vita apenas em 2013. O game, exclusivo para Playstation, foi desenvolvido pela Insomniac Games – empresa também responsável por séries como Spyro e Resistance. Ah, a versão digital pela PSN vem com o Ratchet and Clank: Deadlocked (para PS2) de brinde para o console! 😀

ratchet_2

Para os fãs da série, Full Frontal Assault é um pequeno choque de realidade: o jogo muda o estilo plataforma dos títulos passados e assume elementos fortes de Tower Defense com Steal the Flag. A maior mudança, porém, é o tamanho da campanha principal. Sem a intenção de platinar, um jogador médio não deve levar mais que 6 horas para finalizar o modo principal do jogo, o que significa que, quem não tem interesse pelo modo online, paga por apenas 5 a 8 horas de jogo. Comprei esse título de Ratchet and Clank com foco no Co-op (já tinha um jogador fixo para platinar em conjunto!) então deu para aproveitar bastante, mas vou explicar nessa review porque ele não vale taaanto a pena pra quem quer jogar sozinho.

Jogabilidade

O objetivo nesse jogo é bem simples: Cumprir a meta da fase, comprar melhorias para sua base, evitar que monstros a invadam e destruir os inimigos. Felizmente a curva de aprendizado é muito boa, então qualquer jogador menos experiente consegue pegar o ritmo do jogo, mas, em contrapartida, os desafios e inimigos começam a ficar excessivamente repetitivos depois da terceira fase, o que certamente desanima a continuar avançando.

A história é corrida, assim como todo o resto do jogo (lembra que ele dura mais ou menos 6 horas de campanha principal?), então pode desistir se seu interesse está unicamente na narrativa, mas a facilidade do jogo e o polimento do multiplayer acabam compensando para quem tiver um amigo para compartilhar o avanço dos níveis.

ratchet_4

Nesse jogo Ratchet, Clank ou Qwark podem ser escolhidos como personagens para a campanha principal, e todos vão avançando níveis e melhorando suas habilidades de acordo com o uso e completude dos níveis (quanto mais objetivos completos, maiores as chances de aumentar armaduras e skills). As mais de 25 armas disponíveis possuem animações e efeitos próprios, além de níveis e aplicações diferentes de acordo com o inimigo enfrentado.

Resumindo: Full Frontal Assault é fácil de jogar e rápido de aprender.

Gráficos

 Full Frontal Assault tem gráficos muito bons se pensarmos no ano de lançamento (2012!), mas o mais interessante é a quantidade de detalhes pequeninos que cada personagem carrega consigo: cada inimigo tem uma animação diferente em resposta a itens como o “globo de luz”, que toca uma música animadona e os obriga a dançar na fase. A variedade dos inimigos (temos desde kamikazes até tanques gigantes dançantes) também chama muito a atenção com o avançar dos níveis.

ratchet_3

Ah! À medida que você for desbloqueando os objetivos internos do jogo as concept arts  vão sendo liberadas no menu principal, revelando estudos de personagens, níveis e armas com detalhes. (Confesso que é uma das coisas que mais gosto nesses jogos! Hahaha)

Online

Enfim, minha parte favorita nesse jogo! A experiência do Co-op na campanha mudou a maneira como encarei o limitado número de níveis e opções dentro de Ratchet and Clank: Full Frontal Assault. A história, os objetivos internos e o avançar de cada fase foram bem mais proveitosos com uma companhia, e recomendo fortemente se você tiver essa opção.

Para caça-troféus fica o aviso: com um amigo é bem mais fácil conquistar os objetivos!

ratchet_5

Outra coisa bem legal do modo online é que ele salva os checkpoints ao longo do nível, então se a conexão cair e ambos forem deslogados, é bem possível retomar de onde pararam no último nível (ufa!).

Além da campanha esse jogo tem também o modo PVP e ranked, que podem ter as partidas customizadas de acordo com seu gosto. A sincronia dos jogos é ótima, e mesmo com uma conexão fraca de internet consegui jogar tranquilamente nesse modo com outro usuário também do Brasil.

Troféus

ratchet_6

Ratchet and Clank: Full Frontal Assault tem Platina! (Yes!) E apesar de ser um troféu considerado raro, a média de dificuldade está em torno de 3 em 10. O que ele pede não é habilidade do jogador, mas paciência, muuuuita paciência. Boa parte pode ser conseguido ao longo da própria campanha, e o único que realmente precisará de grind será o de caminhar X milhas ao longo do jogo.

Boa parte dos jogadores leva algo em torno de 10 a 15 horas de jogo para pegar essa platina em single player, mas ter uma amiga pra dividir os objetivos pode reduzir essa busca em até 2 horas.

Conclusão

Enfim, Ratchet and Clank: Full Frontal Assault é um jogo bonitinho, fácil de jogar, divertido, com gráficos e jogabilidade interessantes mas, infelizmente, muitíssimo curto. A história também não é um ponto forte e logo logo você se perde dela. Com o avançar do jogo as fases acabam ficando repetitivas (um dos níveis aparece 3 vezes com colorização diferente!) e a busca da platina não é um desafio tãaaao grande assim.

O PVP e o modo online, porém, fazem esse título uma boa pedida para passar algum tempo com os amigos, mas não espere nada que vá durar mais que três meses de jogatina, ok?

ratchet_7

Compartilhe: