O personagem de Leo DiCaprio existiu de verdade, mas não igual no filme.

Todo mundo conhece a trágica história do navio Titanic, que em 1912 afundou depois de bater em um iceberg. Caso você não conheça a história original, com certeza já ouviu falar do filme estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Pois saiba que o personagem de DiCaprio, Jack Dawson existiu de verdade, mas sua história é diferente da que conhecemos…

titanic

Diferentemente do filme, Jack era um membro da tripulação, não um passageiro. Seu trabalho era quase escravo, já que ele era responsável pela canalização de carvão para os trabalhadores dos fornos. Não era um dos melhores trabalhos para se ter, e era pouco remunerado.

A única coisa que Jack conseguiu pegar antes do navio afundar foi sua bolsa e carteira. Desse modo ele foi identificado, então sabemos que seu nome completo era Joseph Franklin Dawson, ele era um jovem de 23 anos que nasceu em Dublin, na Irlanda.

jack-dawson-titanic-real

Apesar de ter se alistado para trabalhar no Titanic, J, como ele assinava, achou outro motivo para embarcar no transatlântico. Alguns dias antes de o navio zarpar ele encontrou com John Priest, encarregado pelos fornos do barco. Nesse dia, ele também conheceu a irmã de Priest, a bela Nellie, que também estaria a bordo do Titanic, e começou a cortejá-la. Afinal de contas, a ficção até que se aproximou da realidade.

Toda essa história de Jack foi descoberta quando um membro de sua família, May Dawson, que vivia em uma casa de repouso em Dublin, foi descoberto. Ele contou a vida de Dawson para o mundo. Um livro chamado “O irlandês a bordo do Titanic” também conta quem era o verdadeiro homem que inspirou o personagem de DiCaprio.

Na cidade de Halifax, no estado de Nova Escócia no Canadá, um túmulo marca onde Jack Dawson foi enterrado depois da tragédia do Titanic. Apesar de modesto, ele está sempre com flores e declarações.

tumulo-jack-dawson-titanic

Compartilhe: