Entenda mais sobre o primeiro super-herói asiático da Marvel!

Em 2021, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis se tornará o primeiro filme da Marvel protagonizado por um personagem asiático. O filme, que colocará Shang-Chi contra o Mandarim, também será o primeiro do Universo Cinematográfico Marvel a explorar o gênero kung fu.

No final de 2018, foi revelado que a Marvel estava adiantando um filme sobre Shang-Chi, um personagem menos conhecido, apesar de ser um dos dois grandes heróis especialistas em artes marciais da franquia – o outro é o Punho de Ferro. Durante a San Diego Comic-Con deste ano então, a Marvel Studios confirmou o seu calendário de filmes para os anos de 2020 e 2021, que consistia em Viúva Negra, Os Eternos, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Thor: Amor e Trovão. Destin Daniel Cretton será o diretor do filme de Shang-Chi, com roteiro de David Callaham. O protagonista será interpretado pelo ator Sino-canadense Simu Liu.

Na verdade, o filme está sendo desenvolvido desde 2006, dois anos antes do lançamento de Homem de Ferro. Quinze anos depois, finalmente se tornará uma realidade. Shang-Chi é um personagem “underground”, que jamais apareceu em nenhum filme, série de TV ou animação. De todos os personagens a receberem um filme solo no MCU, Shang-Chi é facilmente o menos conhecido. Então, quem é Shang-Chi e o que o torna o mestre do Kung Fu da Marvel?

A Origem de Shang-Chi

Durante a febre do kung fu nos anos 1970, a Marvel Comics criou seu personagem especialista no estilo de combate, com inspiração em Bruce Lee. Em 1973, Shang-Chi estreou na 15ª Edição do Marvel Special Edition, pouco mais de um ano antes do surgimento de Punho de Ferro como o primeiro grande herói de artes marciais. Criado por Jim Starlin e Steve Englehart, ele se tornou estrela de sua própria série de quadrinhos: As Mãos de Shang-Chi, Mestre do Kung Fu.

Shang-Chi, filho do imortal gênio do crime chinês, Fu Manchu, nasceu e cresceu na província de Honan, na china. Seu nome significa “A Ascensão e Progressão do Espírito”. Seu pai tinha como objetivo secreto utilizá-lo como uma ferramenta para fortalecer seu império do crime, então enquanto fazia de tudo para tornar Shang-Chi em um mestre do Kung Fu, o vilão o fez acreditar que era um bom homem com ideais nobres. Em sua juventude, Shang-Chi viveu uma vida reclusa, com pouco contato com o mundo exterior (e ainda menos com a cultura ocidental). Ele foi ensinado a acreditar em apenas uma pessoa: seu pai.

Mas tudo mudou quando, sob ordens de Fu Manchu, Shang-Chi assassinou um idoso indefeso. Esse foi o momento que quebrou o domínio de Fu Manchu sobre Shang-Chi, fazendo com que ele percebesse o tipo de pessoa que seu pai realmente era. Ele formou uma hesitante aliança com o MI-6 (Serviço Secreto de Inteligência) e se dedicou então a derrotar Fu Manchu. Suas aventuras o tornaram um herói, ainda que tenha odiado o tempo que passou com o MI-6. Shang-Chi detestava o mundo da espionagem e frequentemente se referia a ele como “um jogo de morte e enganação”. Eventualmente, ele acabou se envolvendo com uma agência de detetives privados, onde finalmente foi capaz de ajudar as pessoas de uma forma que se sentia confortável.

Quais são os poderes de Shang-Chi?

Como o Mestre do Kung Fu, Shang-Chi nunca precisou de superpoderes. Assim como o Capitão America, ele é reconhecido por sua capacidade de lutar por contra própria contra as circunstâncias, sem o benefício de força sobre-humana, voo ou qualquer outro poder. Shang-Chi já foi inclusive capaz de derrotar oponentes poderosos como o Wolverine. Apesar de uma vez a Marvel ter concedido poderes similares aos do Homem Múltiplo, Shang-Chi é normalmente apresentado como um personagem que possui exclusivamente suas habilidades em artes marciais.

Fazendo jus ao seu título de Mestre do Kung Fu, Shang-Chi utiliza diversas formas diferentes de artes marciais chinesas, combinando-as em seu estilo de combate. Além disso, ele é proficiente em um grande número de armas. Apesar de normalmente ser visto utilizando combate manual, ele também utiliza nunchaku, lanças e espadas.

Como uma pessoa que meditou e praticou seu kung fu diariamente por décadas, Shang-Chi possui uma capacidade de concentração cuidadosamente afiada, o que o torna um lutador tão bem-sucedido. Sem muito esforço, ele é capaz de analisar tanto as fraquezas do oponente quanto o ambiente ao seu redor, ainda que no meio de uma luta, em busca de vantagens que possa explorar.

Qual será o enredo do filme de Shang-Chi?

Nos quadrinhos, Shang-Chi lutava contra Fu Manchu, mas esse não será o caso no filme do Universo Cinematográfico Marvel. Fu Manchu será substituído pelo Mandarim, tanto como pai de Shang-Chi quanto como principal antagonista. No filme, Mandarim será interpretado pelo proeminente ator chinês Tony Leung Chiu-wai. Não foram revelados detalhes sobre a história, mas a inclusão do Mandarim oferece algumas pistas, especialmente levando em consideração os eventos dos filmes anteriores.

A organização criminosa de Mandarim, os “Dez Anéis”, teve um papel central na trilogia do Homem de Ferro. O terceiro filme, por exemplo, enganou o público com o personagem de Trevor Slattery, que se disfarçava de Mandarim. A reação dos fãs foi predominantemente negativa, uma vez que a impressão passada é que um dos maiores inimigos do Homem de Ferro foi transformado em uma piada. Isso foi posteriormente corrigido no one-shot da Marvel, All Hail The King, que revelou a existência de um Mandarim de verdade. Esse ponto finalmente será abordado em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

O contexto da batalha entre Shang-Chi e seu pai no filme ainda não foi revelado. Nos quadrinhos, as lutas constantemente envolviam alto nível de espionagem em cenários como Hong Kong e Londres.

Não sabemos como a substituição de Fu Manchu por Mandarim afetará a história. De qualquer forma, podemos esperar uma grande batalha, afinal o Mandarim do MCU é uma força a ser reconhecida.


Texto traduzido da Screenrant.

Compartilhe: