Confira esse ranking de sobrevivência das princesas da Disney! 

Embora as princesas apareçam apenas em 14 dos 61 filmes de animação teatrais da Disney (fora os da Pixar), o rótulo das princesas da Disney tornou-se um fenômeno mundial de marketing, e os filmes de princesas geralmente dominam a conversa cultural sobre a animação do estúdio. Essa conversa geralmente é crítica – historicamente, as princesas da Disney foram ridicularizadas por tudo, desde estabelecer padrões corporais irrealistas até destacar o design facial não criativo.

Tudo isso nos faz pensar: quão bem as princesas da Disney sobreviveriam se fossem puxadas para o mundo real, como a princesa Giselle faz em Encantada? Os últimos 40 anos de filmes da Disney nos mudaram de donzelas indefesas em perigo para heroínas sem príncipes que lutam suas próprias lutas, mas isso significa que essas princesas poderiam prosperar na sociedade contemporânea? Os resultados estão em todo o mapa: algumas princesas da Disney podem imediatamente se tornar magnatas de negócios bem-sucedidos, enquanto outras não chegariam nem perto. Então, sem mais delongas, vamos descobrir como cada princesa da Disney sobreviveria se fosse puxada para o nosso mundo.

(Oficialmente, existem 13 personagens na franquia “Princesas da Disney”. Mas seríamos negligentes em não incluir Anna e Elsa de Frozen, que só ficaram de fora desse rótulo porque são tão incrivelmente populares que têm o seu próprio mundo separado. )

15) Aurora

De todas as princesas, conhecemos menos a Aurora de A Bela Adormecida – nenhuma princesa da Disney tem menos tempo na tela. Ela também tem uma pitada de diálogo no filme, o que não nos mostra exatamente do que ela é capaz. Principalmente, vemos que ela é fácil de manipular e é muito boa em dormir. Esse não é exatamente um currículo incomparável e, se não fosse pelo príncipe Phillip (e muito mais significativamente, as verdadeiras heroínas do filme, as fadas madrinhas), Aurora poderia ter dormido para sempre. A única carreira promissora que pude ver para ela é escrever sua própria versão de Meu Ano de Descanso e Relaxamento.

14) Ariel

princesas da disney

Olha, amamos A Pequena Sereia. Também adoramos Ariel, embora ela seja periodicamente irritante com suas obsessões (faz parte de seu charme.) Mas quando se trata de sobreviver a duras realidades, ela não tem chance. A coitada nem sabe o que é um garfo! No mundo real, não haveria nenhuma mágica ou crustáceos falantes para salvá-la da desgraça. Ela parece motivada no início do filme, mas é difícil confiar em alguém que leva cerca de 0,2 segundo para convencer a desistir de sua voz por um cara que ela viu de longe. Poderia ser administrável se ela pudesse ler ou escrever, mas ela também não pode fazer isso.

13) Anna

Anna, a estrela enérgica e corajosa de Frozen puxa as cordas do coração no momento em que pergunta à irmã se ela quer construir um boneco de neve. Anna faz muito em suas aventuras, mas estar isolada do mundo a maior parte de sua vida não lhe fez nenhum favor. Sua maior falha em Frozen é sua incrível credulidade: diga algo a ela e ela acreditará. Isso quase faz com que sua irmã e todo o seu reino sejam destruídos. É fácil imaginar Anna como uma verdadeira rainha, vendendo inadvertidamente seu reino como escrava e acabando na guilhotina.

Se não fosse por Frozen II, onde Anna parece finalmente descobrir como pode ser mais independente e resolver o problema por conta própria, ela estaria no final desta lista. Mas a sequência sugere que Anna é mais capaz do que parece, e cada vez mais capaz de enfrentar um desafio sozinha.

12) Branca de Neve

princesas da Disney

Branca de Neve parece muito protegida para se sair especialmente bem no mundo real – especialmente se alguém fica com ciúmes de sua beleza e tenta acabar com ela. Ela é muito boa em fazer com que pessoas (e animais) cumpram suas ordens, o que é uma vantagem. Mas a maior parte disso vem de sua beleza e inocência, e ambas desaparecem com o tempo. Dá para ver Branca de Neve gerenciando um negócio de limpeza bem-sucedido, mas sua completa obsessão em encontrar um príncipe significa que ela jogaria tudo fora por qualquer chance de amor. Mas pelo menos ela teria sucesso, o que é mais do que poderíamos dizer sobre algumas dessas princesas.

11) Jasmine

Claro, a atitude de “eu não quero ser uma princesa” de Jasmine é um sinal encorajador de rebelião, mas o sentimento parece ir longe demais. Ela é vítima de um privilégio avassalador: quando ela tenta se misturar com seu povo, ela não tem ideia de como o dinheiro funciona e apenas pega o que quer. Embora sua aparente paixão pela economia lenta provavelmente a sirva em sua busca pelo poder, ela não tem escrúpulos para chegar ao topo, ou mesmo ao meio. Jasmine até admite que nunca fez nada sozinha, o que não é exatamente um sinal promissor. Sem Aladdin, ela teria perdido a mão alguns minutos depois do início do filme.

10) Elsa

Pode parecer que Elsa não teria problemas no mundo real – mas quem é ela sem seus poderes de gelo? Ainda assim, ela parece ser amada enquanto governava como a rainha de Arendelle, graças à sua postura e talento para a diplomacia, o que significa que ela provavelmente estaria melhor do que a maioria de suas irmãs reais. Ela chega ainda mais longe em Frozen II, aprendendo a abraçar cada parte de si mesma e deixar o medo para trás. Dito isso, parece que a liderança é um ajuste natural para Elsa, então esperamos que mesmo no mundo real, ela possa encontrar seu príncipe dos sonhos (ou, sejamos realistas, princesa) e ascender ao trono.

9) Bela

princesas da Disney

Bela nasceu na era das princesas que anseiam por independência, mas encontraram o oposto. Não duvidamos que Bela tenha as habilidades necessárias para ser uma autora premiada ou uma especialista em marketing, mas ela tem uma falha fatal: sua gentileza. Ser gentil é uma virtude absolutamente nobre, mas Bela está muito disposta a sacrificar completamente sua própria vida pela de seu pai – e em um mundo capitalista, essa atitude a deixaria desamparada. A coisa toda de “se apaixonar por quem a raptou” também não inspira exatamente confiança em suas habilidades de sobrevivência.

8) Cinderella

Não há dúvida: Cinderella é a princesa mais subestimada. Ela é frequentemente considerada simples, mas há muito mais nela do que aparenta. De fato, ela pode nunca teria escapado de uma vida de servidão sem sua fada madrinha, mas mesmo como uma escrava, Cinderella tem um conjunto de habilidades impressionante. Ela pode cozinhar, limpar e costurar, muitas vezes ao mesmo tempo. E ela é tão incrivelmente charmosa que os animais estão dispostos a fazer de tudo para ajudá-la. No mundo real, a assistência animal seria irrelevante, mas Cinderella ainda teria o charme e a visão de imaginar uma vida melhor para si mesma. Mesmo vivendo sob o controle implacável de Lady Tremaine e suas meias-irmãs perversas, ela diz: “Eles não podem me mandar parar de sonhar”. Sua capacidade de resistir sob uma onda constante de resmungos e crueldade a coloca perfeitamente para uma carreira de sucesso.

7) Pocahontas

princesas da Disney

Pocahontas tem tudo o que é necessário para ser um membro autossuficiente e trabalhador da sociedade moderna. Sua desenvoltura e compreensão da natureza podem levá-la a prosperar como cientista ambiental. Ela também mantém suas convicções quando pressionada por sua sociedade, um sinal promissor de sucesso. Sua única falha terrível é seu foco em consertar homens indignos. Algumas escolhas podem ser chamadas de erros honestos, mas a quantidade de esforço que ela coloca em John Smith coloca seu julgamento sob sério escrutínio.

6) Rapunzel

Qualquer pessoa que consiga transformar um utensílio de cozinha em uma arma genuína é alguém com potencial ilimitado. Rapunzel sobreviveu a uma mãe passiva-agressiva, psicologicamente abusiva e gaslighter, e se tornou uma mulher confiante e altamente qualificada. Embora ela possa ser um pouco crédula para seu próprio bem, Rapunzel emergiu de sua torre com surpreendente aptidão. Sua prontidão para tentar coisas novas e enfrentar seus medos com entusiasmo é incrivelmente promissora. Enrolados até nos mostrou como seria a vida de Rapunzel sem seu cabelo mágico, e foi impressionante de se ver. Se ela conseguir se controlar em um pub decadente (um teste do mundo real), não temos dúvidas de que ela ficaria bem na realidade.

5) Merida

princesas da Disney

Merida se destaca por uma série de razões: além de ser a primeira princesa da Pixar, ela deixa claro que não tem nenhum interesse em romance. Felizmente, Merida tem uma carreira definida para ela, como arqueira olímpica. Ela ficaria emocionada ao saber que seu maior talento ainda é relevante na sociedade contemporânea (embora de uma forma particularmente específica), e ela poderia passar seus anos treinando nas coisas que ela mais ama. Sem qualquer pressão dos pais tentando forçá-la a ter um marido, quem sabe a que altura ela poderia voar? Merida certamente ganharia o ouro olímpico para seu país – mesmo que ninguém pudesse entender nada do que ela estava dizendo.

4) Moana

Como muitos de nós, Moana luta contra os demônios da dúvida, mas sua determinação mais do que compensa isso. Ela é uma aventureira de coração, capaz de fazer a única coisa que ninguém mais em sua vila ousou fazer: deixar sua ilha em busca de algo maior. Essa atitude mostra que Moana é destinada ao sucesso. Ela também não precisa sacrificar nenhuma parte de quem ela é para seguir seu sonho. Descendente de viajantes, Moana tem uma conexão profunda com os oceanos, é uma velejadora extremamente capaz e seria uma valente navegadora e exploradora. Poderia ser uma atleta nata e se juntaria a Merida para dominar as Olimpíadas, provavelmente como nadadora.

3) Raya

princesas da Disney

A estrela homônima de Raya e o Último Dragão tem muita sabedoria além de sua idade. Ela é obstinada e determinada a realizar uma tarefa quase impossível, encontrando o mítico último dragão para trazer seu pai de volta da morte e trazer harmonia para a terra de Kumandra. No mundo real, Raya não terá a ajuda de um dragão superpoderoso – mas, para sermos justas, ela provavelmente também não teria que lidar com Druun invadindo suas terras.

Raya é capaz de reunir e liderar um grupo de pessoas muito diferentes de diferentes estilos de vida, reunindo-as para alcançar a grandeza. Ela também é uma lutadora capaz. Podemos facilmente ver Raya se adaptando ao cenário do MMA, mas seus talentos gerenciais e de trabalho em equipe também podem colocá-la em posições de poder impressionante. Se Raya pode unir um reino, por que não uma sala de reuniões?

2) Mulan

Mulan é incrivelmente impressionante. Ela se infiltrou em um exército, disfarçando-se de homem, e eliminou o líder dos hunos, ganhando elogios do próprio imperador da China. Ela é uma mulher de coragem incomparável e ganha a adoração de uma nação inteira, não por se casar com um príncipe, mas por chutar um monte de bundas. Além disso, Mulan não recebe muita ajuda de seu ajudante – ela tem que forçar fisicamente um dragão cuspidor de fogo a acender um canhão. O que a torna pronta para o mundo real é o quanto ela está disposta a trabalhar por todos os seus dons, cortesia de uma montagem épica de treinamento e uma das melhores músicas da Disney. Mulan é uma estrategista impressionante e tem um código moral robusto. Seus poderes de disfarce, sigilo e liderança a tornam a pessoa ideal para ser uma investigadora da inteligência da polícia ou do governo.

1) Tiana

O céu é o limite para Tiana. Ela reconhecidamente tem uma vantagem sobre suas colegas princesas – sua vida em A Princesa e o Sapo chega mais perto de um cenário do mundo real de qualquer coisa que vimos em um filme de princesa da Disney. Tiana é a personificação definitiva de quem tem sonhos, a mentalidade de que com coragem suficiente, trabalho duro e determinação, você pode superar uma parte das circunstâncias no caminho para o sucesso.

A maioria das princesas canta suas esperanças e sonhos, mas “Quase lá” de Tiana opera em um registro diferente: não é apenas um desejo direcionado a um poder superior generoso ou uma manifestação esperançosa para seu futuro – é uma garantia de que ela vai conseguir o que ela está procurando. Já a vemos ter sucesso em A Princesa e o Sapo, abrindo o restaurante dos seus sonhos. Depois de dominar a transformação em sapo, não consiguimos nem imaginar as alturas que ela pode alcançar em um mundo onde fará sua própria mágica.

Concorda com a ordem da lista? Mudaria alguma coisa? Conta pra gente!


Post traduzido e adaptado de Polygon.

Curtiu? Então leia também: Artista transforma princesas da Disney em bruxas!

Compartilhe: