De 25 categorias do evento, 5 são exclusivas para o cenário feminino.

No dia 16 de dezembro, aconteceu o Prêmio eSports Brasil (PeB) de 2022, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Criada em 2017, a premiação reúne nomes da indústria de games e do cenário de esports. Este ano, Nyvi Estephan e Ana Clara conduziram a cerimônia marcada pela presença do cenário feminino, que ganhou três novas categorias. 

O histórico da premiação com o cenário feminino não é dos melhores, mas os próprios organizadores do evento reconhecem ser preciso seguir em constante evolução. Dessa forma, o número de mulheres indicadas vem crescendo nos últimos 3 anos. Visto que, em 2021, apenas três mulheres foram indicadas, mas esse número pulou para 18 em 2021. 

Essas mudanças, são fruto de diálogos dos organizadores da premiação com a indústria (comunidade, atletas e patrocinadores).

Mulheres na premiação

Em outubro de 2022, o Prêmio eSports Brasil 2022 revelou os indicados da principal categoria Personalidade do Ano e, pela primeira vez na história da premiação, nenhuma mulher foi indicada ao prêmio. Com o expressivo crescimento de mulheres no cenário, a comunidade fez críticas à organização do evento. 

O próprio streamer Casimiro, vencedor deste ano, se pronunciou em uma live na plataforma Twitch que a indicação dele nessa categoria era injusta, uma vez que ele trouxe nenhuma contribuição para o cenário de eSports e que faltam mulheres e novas pessoas na premiação. 

Em contrapartida, a organização do evento resolveu criar três novas categorias para o público feminino: Melhor Atleta Feminina de CS:GO, Melhor Atleta Feminina de Valorant e Melhor Atleta Feminina de Rainbow Six Siege, que se juntaram às já criadas em 2021: Melhor Atleta Feminina e Atleta Revelação Feminina, somando cinco prêmios exclusivos para as mulheres. Confira as vencedoras: 

Melhor Atleta Valorant Feminina

Daiki – GANHADORA

bstrdd

Tayhuhu

Nesta nova categoria da premiação, a vencedora foi a atleta Natália “daiki” Vilela da Team Liquid. Ela foi um dos destaques durante o ano de 2022 e conquistou 9 títulos como melhor jogadora nos torneios de Valorant. Em 2021,  ela recebeu os prêmios de Atleta Revelação e Melhor Atleta Feminina. 

Em seu discurso, Daiki reconheceu que ganhar o prêmio foi uma surpresa, já estava feliz só de ter sido indicada ao lado de duas atletas incríveis. Além disso, acrescentou que no cenário do eSports é muito difícil você se manter no topo, portanto “Estar aqui pela segunda vez, mostra que consegui me manter constante e que eu posso ser muito melhor. Então, muito obrigada a todo mundo que me apoiou, pois esse é só o começo”, finalizou a atleta. 

Melhor Atleta Valorant Feminina

Melhor Atleta de Rainbow Six Feminina

Luli – GANHADORA

Juu

Pinksouls

Muito emocionada, a atleta da W7M, Lucia “Luli” Campello, não segurou as lágrimas no discurso de agradecimento. “Queria muito agradecer a todos que fizeram isso ser possível”, ressaltou a jogadora ao som de muitos aplausos. Luli é argentina e se mudou para o Brasil para continuar seguindo o seu sonho como jogadora profissional. 

Melhor Atleta de Rainbow Six Feminina. Imagem: Twitter.

Melhor Atleta CS:GO Feminina

Olga – GANHADORA

Yungher

Izaa

Nessa categoria, a vencedora foi Olga “olga” Rodrigues. Ex-integrante da Black Dragons, Olga entrou para a FURIA em setembro de 2021 e ajudou a equipe a dominar o cenário brasileiro de CS:GO e a chegar a três finais de ESL Impact, o principal campeonato feminino na atualidade.

“Estou muito feliz de estar aqui hoje. Sempre sonhei com esse prêmio. É a primeira vez que chego em duas finais. Só consigo agradecer a todos que me ajudaram a chegar aqui e me acompanham nos jogos, nas lives, nos jogos e nos chats”, discursou a atleta.

Melhor Atleta CS:GO Feminina. Imagem: Twitter.

Melhor Atleta Revelação Feminina

Bizerra – GANHADORA

Jelly

Flower

Jogadora de Valorant pela TBT, Vitoria “Bizerra” Vieira recebeu o prêmio de Atleta Revelação. “Queria começar falando o quão é emocionante estar em um evento desse ao lado de tantas pessoas que eu sempre acompanhei. Consigo ver muitas conquistas nesse troféu, esforço e dedicação de um ano todo. Ano passado estava assistindo na TV e, hoje, estou aqui”, disse emocionada.

Melhor Atleta Revelação Feminina. Imagem: Twitter.

Melhor Caster

Babi Micheletto – GANHADORA

Schaeppi

Graci

xrm

BiDa

Eleita a Melhor Caster, Babi Micheletto se dedica há anos à narração e ganhou ainda mais notoriedade no cenário de Valorant. “Eu sou pioneira na narração de eSports, mas isso foi muito difícil, pois era um cenário totalmente dominado pelos homens e, hoje, a gente tá conquistando cada vez mais voz'”, falou em seu discurso. “Para ser pioneira, assim como as minhas parceiras que trabalham comigo, a gente passa por muita dificuldade, mas não importa, a gente está aqui passando por essa dificuldade, para que no futuro as próximas mulheres participem com mais naturalidade nesse cenário”, completou Babi. 

Melhor Caster. Imagem: Twitter.

Melhor Atleta Feminina

bstrdd – GANHADORA

Daiki

Olga

Por fim, com o título de ter sido a primeira mulher radiante do mundo no jogo Valorant, a jogadora da Team Liquid, Paula “bstrdd” Naguil, não esteve presente na premiação, mas agradeceu nas redes sociais. Em vídeo, a chilena ressaltou ainda em choque, pois não esperava o prêmio.

Melhor Atleta Feminina. Imagem: Twitter.

Todos os vencedores – Prêmio eSports Brasil 2022

Melhor Atleta de Mobile Games: Federal

Melhor Atleta de Fighting Games: Killerxinok

Melhor Atleta Feminina de Valorant: Daiki

Melhor Atleta de Valorant: Aspas

Melhor Atleta de Dota 2: 4nalog

Melhor Atleta Feminina de Rainbow Six: Luli

Melhor Atleta de Rainbow Six: Kheyze

Melhor Atleta de League of Legends: Robo

Melhor Atleta de Free Fire: Cauan7

Melhor Atleta de Card Games: Lazyguga

Melhor Atleta de Outras Modalidades: Yanxnz

Melhor Atleta de Futebol Virtual: PHzin

Melhor Atleta Feminina de CS:GO: Olga

Melhor Streamer: Gaules

Melhor Atleta de CS:GO: Kscerato

Melhor Atleta Battle Royale: Ed

Atleta Revelação Feminina: Bizerra

Atleta Revelação: Aspas

Melhor Caster: Babi Micheletto

Melhor Atleta Feminina: bstrdd

Personalidade do Ano: Casimiro

Craque da Galera: Saadhak

Atleta eSports do Ano: Aspas

Melhor Organização: Loud

Melhor Jogo: CS:GO


Leia mais sobre eSports aqui no site!

Compartilhe: