Bill Watterson, a mente criativa por trás de Calvin e Haroldo, revela o motivo de ter encerrado a HQ, sem remorsos.

Calvin e Haroldo era uma história em quadrinhos publicada diariamente sobre um menino imaginativo chamado Calvin e seu melhor amigo, um tigre de pelúcia chamado Haroldo. Embora o mundo só visse um bicho de pelúcia, Haroldo era um tigre ambulante e falante para Calvin, e juntos os dois passavam os dias vagando, refletindo sobre a vida e a filosofia. A tira foi aclamada pela crítica e popular entre os leitores, sendo apresentada em mais de dois mil jornais no auge de sua popularidade. No entanto, após uma corrida de dez anos, o criador Bill Watterson se despediu de seus amados personagens.

Bill Watterson não queria deixar Calvin e Haroldo entediantes

calvin e haroldo

Embora muitos fãs possam ter preferido que as aventuras da dupla cômica continuassem, Watterson ficou muito feliz em levá-los à sua conclusão natural. Em entrevista ao The Cleveland Plain Dealer em 2010, Watterson relembra sua carreira quinze anos depois de deixá-los para trás, dizendo:

Isso não é tão difícil de entender quanto as pessoas tentam fazer parecer. Ao final de 10 anos, eu havia dito praticamente tudo o que vim dizer. É sempre melhor sair da festa mais cedo. Se eu tivesse seguido a popularidade da tira e me repetido por mais 5, 10 ou 20 anos, as pessoas que agora lutam pela continuidade de “Calvin e Haroldo” estariam me desejando morto e amaldiçoando os jornais por publicar tiras antigas e tediosas como a minha em vez de adquirir talentos mais frescos e vivos. E eu estaria concordando com eles.

Os comentários de Watterson podem ser uma surpresa para alguns, mas são consistentes com outras coisas que ele disse e fez desde o fim de sua tira. Watterson recusou várias ofertas para retomar ou adaptar Calvin e Haroldo em filmes ou séries animadas. Embora a dupla tenha sido uma grande parte da vida de muitos fãs, o cartunista ficou mais do que feliz em deixar esse capítulo específico de sua vida para trás. Alguns fãs podem ter dificuldade para entender porque Watterson terminou sua tira no auge, mas esta entrevista ajuda a esclarecer a mentalidade do criador.

O criador encerrou Calvin e Haroldo no tempo certo

Os leitores que cresceram lendo as fantasia de Calvin como Cosmonauta Spiff ou Homem-Estupendo se conectaram com a série e provavelmente não tinham ideia de porquê uma tira tão charmosa e engraçada terminou quando terminou.

Mas, do ponto de vista de Watterson, ele não queria continuar a tira só porque era popular na época. Ele sabia que a demanda por uma nova série inevitavelmente viria e não queria ocupar o espaço que poderia ir para um artista mais novo.

Embora alguns possam ter discordado da escolha do criador, a escolha de Bill Watterson de acabar com Calvin e Haroldo no auge de sua popularidade ajudou a consagrá-lo como uma das histórias em quadrinhos mais amadas de todos os tempos.


Texto traduzido e adaptado de ScreenRant

Curtiu? Então leia mais sobre Calvin e Haroldo aqui!

Compartilhe: